Título: Azar o Seu!
Autor: Carol Sabar
Editora: Jangada
Página: 467
Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz. Saiba mais: http://www.carolsabar.com.br/p/azar-o-seu.html
E cantamos Aleluia!
Aleluia porque enfim eu li Azar o Seu!, e aleluia porque a resenha chegou o/
Não sei onde tinha visto este livro pela primeira vez, só sei que sofri durante o ano inteiro de 2013 em busca de uma promoção onde o seu preço, até então intacto (R$40), abaixasse no mínimo uns 50%.
Mas como eu sou um pouco muito azarada, o preço nunca descia! Até que então, no dia 25/11/13 eu o recebi pelo correio.
"Ah Marcela, mas foi por mágica?"
Não meus queridos e amados leitores, eu o ganhei de Amigo Secreto entre blogueiros o/ (De qualquer forma, agradeço todo dia a Mari por este presente <3)
Bom, eu o li no começo de Dezembro, mesmo sabendo que eu já ia amar a história, a narrativa, os personagens e tudo! E claro que... Eu tinha razão!
Bia está parada em um engarrafamento voltando de um velório de seu tio, com a combi "4 estações" um pouco debilitada. Do seu lado tem um motorista lindo acenando para ela como se a conhecesse. Mas ela não o conhece. Na verdade, não o reconhece.
Ele então sai do carro e começa a andar em direção da Combi até que começa um tiroteio.
Ela já é adulta e está passando por aquelas fases de falência, pois não consegue arrumar emprego e trabalha na floricultura com seu pai. E além disso, nunca conseguiu esquecer seu amor de infância/adolescência, Guga. Ele era irmão de Raíssa, sua ex melhor amiga e foi embora em busca de seu sonho: A música. Mas neste engarrafamento ela não percebe que o mesmo está do seu lado.
E na hora que começa o tiroteio, estão deitados lado a lado para se protegerem.
Com a certeza de que está prestes a morrer e que o homem desconhecido ao seu lado -Guga- é um Amparador Espiritual, ela não mede esforços para tagarelar pedindo respostas e promessas.
"-[...] Sempre tive um sonho secreto em que ele voltava para o Brasil e me mostrava a explosão sexual do prazer.
-Explosão sexual do prazer?-É -eu disse.- Aquela de que falam os romances de bancas, as novelas, os filmes como o Titanic [...] Eu nunca deslizei a minha mãozinha pelo vidro suado de um carro, a não ser para desembaçar o para-brisa! [...]-Eu preciso morrer em paz -expliquei para ele.- Não tive coragem de confessar tudo isso dez anos atrás então agora estou implorando pela sua ajuda. Vai dizer ao Guga?-Vou -respondeu o Amparador.-Vai mesmo?-Vou -disse ele. -Mas talvez ele já saiba"
Depois de um tempo, quanto tudo acaba e ela percebe que este Amparador ainda está com ela ambos vão embora juntos e a partir daí, constroem um laço de amizade muito forte... Mas ele nunca revela sua identidade.
Para ela, ele era simplesmente o "Cara".
Não sabia nada sobre ele e ele sabia tudo sobre ela. Mas ela estava feliz pois tinha percebido que poderia se apaixonar por alguém que não seria Guga...pobre Bia!
O livro vai se desenrolando com o passar do tempo em que a amizade vai se fortalecendo e consequentemente fica mais difícil para Guga guardar sua identidade.
Se você, assim como eu tem algum preconceito com livros "enormes", não precisa se preocupar.
Azar o Seu! flui tão perfeitamente que você não percebe e quando vê, já acabou!
O ponto forte do livro, com certeza, é a ingenuidade de Bia. Ás vezes, está tão na cara que o Cara, realmente é o Guga e ela não percebe! (Esse foi um dos pontos que irritou vários leitores... Mas eu adorei).
E esse livro é engraçado!
E como!
Não tem uma parte, uma página que não te faça rir.
Os personagens são construídos e acrescentados na história com uma harmonia de "tirar o chapéu", e muitas vezes, são essenciais para "incrementar a história". Como o pai de Bia, por exemplo.
Nos livros em geral, quando a história possuí uma enrolação muito grande e os personagens ficam de mi mi mi sem resolverem nada, a leitura fica densa e o livro acaba perdendo a graça. Mas neste caso, é completamente o oposto.
O que "movimenta" a história é a enrolação pois, convenhamos, em uma história dessa, quem não quer saber o desfecho?!
Ah e claro, para quem não sabe... Azar o Seu! é um chick-lit nacional. Posso morrer de amores agora?
Em resumo, o livro é leve, gostoso, tem uma premissa super boa, é viciante e permite ao leitor embarcar nesta loucura comédia que é a vida de Bia depois da chegada do Cara.
Envolve também a relação familiar e as estruturas de uma verdadeira amizade. Uma vez que Guga está de volta, será inevitável não encontrarmos Raíssa na história. -Mesmo que apenas sendo citada.
Recomendado para os fãs de Chick -Lits (Kinsella, Cabot e Keyes) e também fãs de uma boa risada.
E se você não o ler...
Bom...
Azar o Seu!
"Eu nunca ligara para um telessexo na vida, seria carência demais até para mim, que já havia digitado "I love you" no Google Tradutor e clicado no botão de 'ouvir' só para me emocionar com a voz da máquina declarando seu amor por mim."
Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha!
Gostou? Compare e compre aqui
Não deixem de comentar!
Beijos,
Mah!
Sempre tive vontade de conhecer o trabalho da Carol, sempre adorei muito sua garra e livros super bem humorados! Geralmente me identifico muito com as obras dessa editora e isso só ajudou mais ainda para aumentar minha curiosidade.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Oii Inês!
ExcluirÉ um ótimo livro e pelo jeito a outra obra da Carol deve ser ótima!
Beijos!
Oi Maaaaar
ResponderExcluirA capa desse livro acho super fofa, dá um ar de que ela é meio mandona mais apaixonada rsrs
Adorei a resenha, super bem explicada, não sei se eu leria! Talvez neste momento não leria mas quem sabe mais pra frente né?
Beijos Mar <3
Parabéns pelo blog!
Oi Paulo!
ExcluirA capa está maravilhosa. Leia sim!
Beijos!
Ah... Obrigada <3
Oi Marcela :P
ResponderExcluirAté que enfim hein mocinha? hahaha
Eu também to louca pra ler esse livro, a história parece ser engraçada, fofa e romântica nível infinito haha E a "tchonguisse" da Bia às vezes é o torna a história mais cômica e bacana ainda haha Menina, cê ainda não viu que ele é o Guga? -.-
Beijocas
http://www.estantedasfadas.com.br/
Oi Carol!
ExcluirÉ exatamente isso mesmo! kkk
Beijos!
Como demore opulento, tenho vontade de ler Carol Sabar, mas fico receosa, não sei... É um misto de curiosidade de tantos ouvir falarem bem dela e medo de achar pueril... Quem sabe um dia rs
ResponderExcluirBeijos
Meu Meio Devaneio
Oii Soraya!
ExcluirLeia sim, acho que você vai gostar!
Beijos!
Agora fiquei babando aqui e quero me matar! Estou que nem vc tava! Um tempão para ler esse! Acabo sempre passando um outro na frente desse coitado!
ResponderExcluirAmei a resenha! Eu amo o gênero! A Meg Cabot é uma das minhas autoras desse estilo que eu amo e muito bom ver uma autora nacional brilhando agora!
Parabéns pelo texto!
Beijos
Ps: Nova: [Resenha + Promo] Não Pare! - FML Pepper - ''Definitivamente, eu estava flertando com a morte.''
http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/resenha-nao-pare-fml-pepper.html
Oii Paula!
ExcluirLeia leia leia menina! E não se mate, por favor, rs.
Obrigada <3
Adoro a Cabot também, por mais que faz um bom tempo que não leio nada dela!
Beijos!
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEu fiquei apaixonada pelo livro, pois adoro chick-lits e a escrita da Carol me conquistou. Me lembrou muito os livros da Sophie Kinsella. Guga e Bia são tão fofos que eu li esse livro em apenas um dia.
<3 Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oii Aline!
ExcluirA escrita da Carol é ótima mesmo!
Não li nada da Kinsella, mas deve ser ótimo!
Adooorei o casal, e claro, o Guga <33
Beijos!
Eu li este livro e gostei. Só achei que a história enrolou um pouco demais pra acontecer, mas o final foi bem bacana.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oi Ana!
ExcluirSério? Eu adorei a enrolação kkkk
O Final é maravilhoso!
Beijos!
Adorei a resenha! Adoro livros engraçados, até fiquei com vontade de ler. Bjs
ResponderExcluirOi Roberta!
ExcluirLivros engraçados são muito bons mesmo!
Leia sim!
Beijos!