Autor: Graeme Simsion
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.
A incrível confusão que este livro me causou desde o ano passado daria para escrever um livro, mas isso nós ignoraremos.
Ignoraremos também o tempo que eu levei para lê-lo: 2 meses! Sim, eu não passava da página 100 desde Dezembro!
Don é um homem intelectual, professor na universidade no ramo de Genética e anti-social que consegue levar todas as falas e todas as cenas para o lado científico, tornando o livro um tanto cômico para uns e insuportável para outros.
Ele está chegando na idade de que deveria ter encontrado uma esposa. Mas ele não quer uma esposa: ele quer uma mulher perfeita!
Para isso, ele entra em redes sociais, faz uma ficha para responder as perguntas necessárias para a qualificação em "esposa". As perguntas mais absurdas!
Entra em cena então, Rosie. Não não, não se confundam: Ela não é a mulher perfeita para ele. Na verdade, é o oposto de tudo isso. Trabalha em um bar e estuda psicologia, Rosie também possuí um grande peso: Não sabe quem é seu pai biológico.
Ela procura Don pois sabe que ele sendo estudado em genética, poderá entrar nesta história para ajuda-la.
E assim começa a grande história de amizade de Don e Rosie.
A premissa da história é muito boa, de verdade. Mas este livro não me conquistou da maneira que eu estava esperando. Gente, eu estava louca por ele! Imaginem o tamanho da minha tristeza!
Don só tinha dois amigos: Claudia e Gene. Ambos casados, mas com uma relação aberta. Gene traia Claudia na cara dura. Mas ele me conquistou com suas dicas para Don em relação a Rosie e a "sociedade".
Até a página 100 o livro acaba sendo levado de arrasto, mas depois, ele começa a pegar um ritmo muito bom e a história começa a se desenvolver.
Achei a escolha de casais muito boa, mas talvez o autor tivesse explorado Don um pouco exageradamente.
Ás vezes, eu queria espanca-lo. "Como ele é tão idiota assim?". Outras vezes porém, queria ensina-lo a amar. E eu acho que este é um fator essencial em O Projeto Rosie.
Ele vai ter que aprender a amar. Não pelo que a pessoa tem de conhecimento, mas sim pelo que ela é. E não importa como isso irá acontecer no livro, ou se até o final irá acontecer.
Não vou negar que a história me arrancou diversos risos, porque seria mentira!
Don, por mais que seja irritante algumas vezes, consegue conquistar a atenção do leitor.
Uma coisa que irritou porém foi sua falta de sensibilidade e romantismo. Mas isso faz parte das características do personagem.
Eu torci pelo casal do começo ao fim. Desisti? Ah, muitas vezes!
Mas o final acabou da maneira certa e o autor conseguiu passar essa mensagem do "amor" para os leitores.
O Projeto Pai (Encontrar o pai biológico de Rose) foi a ideia perfeita para criar uma relação com Don e ela. E eu realmente queria que o livro se chamasse "O Projeto Pai". Ficaria brega? Ficaria. Mas seria tão lindinho.
A capa é linda e tem super a ver com a história. Adorei o fundo ser plano quadriculado pois deu um ar mais "intelectual" ainda.
" -Don, posso lhe fazer uma pergunta?
-Uma pergunta.
-Você me acha atraente? [...]
-Na verdade não prestei muita atenção - respondi pra a mulher mais linda do mundo."
Indicado para aqueles que gostam de Primeiro amor e aquele tema: Os opostos se atraem.
Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? compare e compre aqui.
Não deixem de comentar.
Adoro os comentários de vocês!
Beijos,
Mah!
Oi,amada!
ResponderExcluirAhh...eu gosto tanto desse livro. Tudo bem que Don não é lá o personagem mais engraçado do mundo, mas é justamente pelo seu jeito seco e meio sem noção que eu me encantou. Os chicklits com personagens masculinos como protagonistas são mais ou menos desse jeito. Outra que pra se gostar da narrativa tem que apostar nela, mas sem gerar enormes expectativas porque senão acontece isso mesmo. Poderá vir a não curtir muito e achar muito arrastada. Bem, é isso. Eu gostei, achei legal.
Bjs!
Zilda Peixoto
http://www.cacholaliteraria.com.br
Tem resenhas novas no blog!
Oiie!
ExcluirDon tinha seus momentos comicos sim, mas achei algumas outras partes bem arrastadas!
Estou tentando ler "O Teorema Katherine" mas também está parado!
Que bom que gostou do livro. Você não foi a única, é um livro que bastante gente gosta mesmo!
Beijão! :)
Oi :)
ResponderExcluirJá li esse livro e apesar de ter me decepcionado, devo dizer que achei a escrita do autor fantástica. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Oi Gabriel!
ExcluirQue pena que não gostou, a escrita do autor é ótima!
Beijão! :)
Já ouvi várias opiniões positivas a respeito desse livro e morro de vontade de ler.
ResponderExcluirApenas ainda não tive oportunidade.
Beijos
Meu Meio Devaneio
Oi Soraya!
ExcluirEu também havia lido diversas opiniões positivas!
Leia sim,
Beijão! :)
Livro que está na minha lista de leituras.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi Luiza!
ExcluirLeia sim
Beijão! :)
Oi Marcela, pelo visto o livro foi um pouco decepcionante pra você. Ainda bem que no final algumas coisas se salvaram.
ResponderExcluirEu tenho uma vontade enorme de lê-lo, mas ainda não tive a chance. Tenho grandes expectativas também e espero não me decepcionar.
Beijos
Caline - Mundo de Papel
Oi Caline!
ExcluirPois é :(
Uma pena eu ter me decepcionado, o livro tinha uma premissa muito boa!
Leia sim, e eu espero que goste!
Beijão! :)
Ai, Ma, sempre suspiro quando entro no seu blog, adoro o seu cantinho <3
ResponderExcluirEstou louca para ler esse livro, do nada apareceu várias resenhas, e até agora não li nenhuma negativa, o que me deixa mais feliz ainda para ler.
Adorei sua resenha, mas fiquei um pouco triste em saber que o livro não antedeu as suas expectativas :( é sempre decepcionante quando um livro nos decepciona. A história parece ser engraçada, leve e com conflitos, mas talvez não seja o suficiente, não é?
Beijinhos,
Percepções Blog
Oi Fernanda!
ExcluirObrigada pelo imenso carinho <3
O livro está em ótimo preço no Sub, acho que isso levou ao aumento das resenhas.
Acho que até poderia ter sido suficiente, mas o meu problema foi os personagens!
Beijão! :)
Oi
ResponderExcluirEu também já li esse livro e achei ele bem fofo :)
Li ele a pouco tempo e o enredo dele tem tudo para virar filme rsrs
Gostei muito do seu blog e estou te seguindo, aproveito para te convidar a vir conhecer o meu e se gostar, me seguir também :)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Oi Renata!
ExcluirSim, pensei a mesma coisa!
Obrigada! Vou conhecer sim, volte sempre :D
Beijão! :)
Oi Marcela,
ResponderExcluirtudo bem?
É uma pena que a leitura seja arrastada no início, mas achei a história bem fofa. Adoro romances e esse parece ser aquele bem atrapalhado e divertido. Gostei da sinceridade da sua resenha.
Já está na minha lista de leituras.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Cila!
ExcluirA premissa da história é ótima, e o desenvolvimento também!
Muito obrigada!
Beijão! :)
Olá Marcela!
ResponderExcluirMe envolvi demais com esse livro também! Muitas vezes quis entrar no livro para ensinar umas boas lições para o Dom, rs.
Mas eu simplesmente amei o livro, me diverti muito, me emocionei muito!
E concordo com você... A capa é maravilhosa!
Ótima resenha :)
Beijos,
Ana M.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/
Oi Ana!
ExcluirA capa é ótima!
Beijão! :)
Olá Marcela, adorei a resenha. Mesmo eu não conhecendo nada da autora fiquei muito interessada, mas fiquei com um pouco de medo de não conseguir fluir com a leitura. É muito ruim esses livros que você têm que se esforçar pra passar da pagina 100 e começar a gostar da leitura.
ResponderExcluirBeijos!
palacioliterario.blogspot.com.br
Oi Cintia!
ExcluirSim, mas começa a valer a pena toda a leitura!
A premissa da história é ótima!
Beijão! :)
Oi Mar!
ResponderExcluirÉ uma pena o livro não ser aquilo tudo que você esperava, mas fico feliz que tenha conseguido finaliza-lo.
Tenho medo de ler e me decepcionar, mas futuramente quem sabe eu procure mais sobre ele.
Amei a resenha!
Beijoos!
btocadoslivrom.blogspot.com.br
Oi Baaaaabs!
ExcluirObrigada <3
Leia sim, acho que você pode gostar!
Beijão! :)
Oi Marcelita estou lendo esse livro, mas tive que dar uma parada pois estou lendo um BT bem legal! Mas é mega legal as risadas que ele arranca da gente, mesmo o cara sendo chato, vou confessar que esse personagem é bem sistemático e eu tenho um em casa kkkkk bjkas
ResponderExcluirDani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Oi Dani!
Excluirkkkkkkkkkk!
Beijão! :)
Oi Mar.
ResponderExcluirAdorei a resenha, ficou bem explicativa....
Comprei o livro por 6 reais no submarino, deve ta chegando hhah. Quero ler, não sei se vou gostar muito, porque não faz tanto meu estilo.
Beijos <3
http://www.umsonholiterario.com/
Oi Pau!
ExcluirObrigada!
O livro está bem baratinho mesmo.. Leia sim!
Beijão :)
Oi! Td bom?
ResponderExcluirEu acabei de comprar esse livro numa promoção do Submarino, espero que goste! Adorei a premissa.
Bjs
http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br
Oi Rafa!!
ExcluirEstá com um valor ótimo mesmo!
Beijos!
Que pena que o autor não aprofunda melhor o problema que o protagonista tem. A Síndrome de Asperger já há um ano é considerada apenas mais um nível de autismo e só isso já demonstra o quanto ela pode ser grave, ainda mais no que concerne à questão do convívio social. Teria sido mesmo muito bacana se o autor tivesse dado um enfoque maior a essa questão!
ResponderExcluirhttp://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie
(para quem quiser ler no seu nook)
boas leituras!