Título: O Enigma das Estrelas
Autor: F.T. Farah
Editora: Geração Jovem
Páginas: 160
Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...
Quando o alvoroço sobre esse livro começou eu imaginei que seria um livro no estilo Os Karas, do Pedro Bandeira. Não dei muita bola, mesmo adorando a série do Bandeira. Dias se passaram e recebi o livro (mesmo sem tê-lo solicitado) da editora. Percebi que o número de páginas era pequeno e pensei: Ah, vou dar uma chance!
Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho são amigos que se encontram todas as férias de Julho na cidade de Morro Velho, interior de Minas. Cada um mora em uma cidade distinta (Carola mora aqui em RP o/), mas possuem parentes na pequena cidade.
Uma ''história" está atormentando a população no local, onde poderiam existir Extraterrestres entrando em contato com certos humanos. Todos os habitantes conseguiam enxergar luzes brilhantes a noite. Alguns dizem que são apenas estrelas, outros dizem que são naves.
A turma de amigos irá embarcar em um teste de resistência acampando no topo do Morro dos Anjos, passando ao todo 3 dias longe da civilização e dos pais. Mas muitas coisas acabam acontecendo durante este período, impedindo o aproveitamento do acampamento, e de boas partes das férias.
O Enigma das Estrelas possuí uma premissa muito intensa para pouca história. Muitas páginas sem necessidade com diálogos menos necessários ainda. Os personagens possuem por volta de 12 anos, e por mais que apresentem características da idade, possuem atitudes de mais velhos. É uma leitura ágil (por mais que possuem folhas brancas) e fácil, mas você fica perdido com tantos nomes.
Algumas partes são contadas no ambiente dos pais e outras são contadas no acampamento. O autor, ao tentar criar uma continuação para o livro acabou deixando muitas informações para depois. O livro "parou na metade", para acrescentar o próximo volume mas particularmente, achei uma atitude falha que pode ter vários riscos de perdas de leitores.
No geral, achei uma leitura fraca e que não prende o leitor, mas acredito que isso possa mudar nos próximos livros. A diagramação da editora está impecável. Adorei a capa, mas creio que a história poderia ter um enredo mais fortificado e com personagens adequados para a idade.
Espero que nos próximos volumes do Clube dos Mistérios, os livros melhorem. O autor possuí uma habilidade de escrita indiscutível e acredito que se ele tivesse abordado essa habilidade em outro contexto (uma aventura profunda ou até mesmo uma distopia) a história iria ser aceita e aderida com mais facilidade.
Classificação:
Bom gente, espero que tenham gostado da resenha!
Gostou? Compare e compre aqui.
Não deixem de comentar.
Beijos,
Mah!
→ Este post faz parte do Top Comentarista! |
Ah, é uma pena que este livro não seja tão bom. Estava realmente esperando que ele fosse, pois além de ter gostado da sinopse, é um livro brasileiro :@
ResponderExcluirOi, Marcela
ResponderExcluirNão gostei muito da capa desse livro e quando li a sinopse não me interessou. Como é uma série pode melhorar com os outros livros. Vou dar uma chance e ler, quem sabe eu possa gostar.
Nossa, que triste isso. Acho que já passou minha fase de ler esses livros juvenis, mas quando comecei a ler a resenha, fiquei interessada. Mas essa nota ai no final... acabou com toda vontade. Que pena! :/
ResponderExcluirBeeijos
Petra | Na Próxima Página...
Não conhecia esse livro, mas achei interessante a ideia da história. Fiquei um pouco triste por você ter dito que não gostou muito do primeiro livro, afinal falou bastante sobre ele no twitter, né? hahah Mas vou pesquisar um pouquinho mais e quem sabe não decido tirar as minhas próprias conclusões. Beijos e tenha uma ótima semana!! :D
ResponderExcluirmaluquice de garota
página no face
página no Twitter
Não conhecia este livro e não me interessei muito quando li a sinopse. Pena que ele não pareça tão bom.
ResponderExcluirPonte Para Paris
Oi Marcela,
ResponderExcluirtudo bem?
Essa é a segunda resenha que leio hoje trazendo pontos negativos do livro. Uma pena mesmo, pois ele prometia, quando li a sinopse eu fiquei toda animada. Antes estava em dúvidas, agora, tenho certeza de que não colocarei o livro na lista.
Beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Indiquei o blog a uma tag:
ResponderExcluirhttp://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/2014/04/tag-qual-e-o-livro.html
Eu já tinha lido sobre o livro e não tinha me interessado, mas nunca descarto possibilidades antes de ler mais opiniões...
ResponderExcluirParabéns pela sinceridade. Mas este livro eu passo.
Bjim ;)
Eu ainda não tinha visto falar sobre esse livro. Pena que deixou a desejar, mas fiquei curiosa pq amo histórias de aventura.
ResponderExcluirBjs
www.letrasdanana.blogspot.com.br
Oi Mar, mesmo com estes pontos negativos eu me interessei pela história, quero lê-lo e vou poder tirar minhas conclusões. É bom as vezes pegar uma leitura mais leve, não tenho problema com livros juvenis, vou dar uma chance para esse.
ResponderExcluirVocê conseguiu explicar bem o porque do livro não ter te agradado e se quiser pode mandar o livro para mim hehe eu leio e se eu gostar você me da, caso contrário te devolvo! E ai topa?kkkkk
Abraço,
Diego de França
Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura
Eu estou muito interessado pela história. Suas críticas me desanimaram um pouco, mas ainda sim quero ler. É uma história leve, parece. Por ser pequeno, talvez possa ler para meus sobrinhos. Enfim, apesar da nota, ainda está na minha lista de desejados.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril
A história em si parece ser ótima, adoro coisas sobre extraterrestres e acho que me daria bem com esse livro. Mas como você disse que houve muita coisa desnecessário, isso já atrapalha. Então fico em cima do muro, não sei se leria ou não hahaha.
ResponderExcluirBeijos, http://lendocomabianca.blogspot.com
É uma pena o livro não ter conseguido te ganhar.
ResponderExcluirFoi o único livro pelo qual me interessei quando vi os lançamentos da editora e agora todo o encanto se quebrou.
Não gosto de pegar um livro para ler onde ache que o autor não desenvolveu bem a estória, pois a leitura acaba por se tornar chata, cansativa e monótona.
Bem diferente do comum. Normalmente encontro personagens mais velhos e imaturos mas nunca crianças "maduras". Já é a segunda resenha que vejo do livro e não tem me animado muito até porque tenho a NECESSIDADE de ser capturada pelo livro para me sentir satisfeita, e como vc falou, ela não prende.
ResponderExcluirBeijos.
www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br/
PS:Adoro sua sinceridade nas resenhas.
Olá Marcela
ResponderExcluirSei bem como são esses livros onde os personagens parecem ter mais idade do que está no seu RG. Isso me incomoda bastante também.
Parece que do Bandeira a série não tem nada. Minha irmã é fã de Os Karas e se esse livro tivesse conseguido atingir essa qualidade, teria sido ótimo.
Uma pena que não funcionou.
Beijos
Mundo de Papel
Olá Marcela...Primeira resenha negativa sobre este livro que leio, acho sua temática até bem interessante ( apesar da idade do personagem),mas confesso que desanimei por saber se tratar de uma série.
ResponderExcluirLi mais de uma resenha negativa desse livro, esperava bastante mas não tinha reparado que tinha poucas páginas.
ResponderExcluirNão sabia também que é uma série, então me desanimei ainda mais :c
Gostei da sua sinceridade na resenha
Beijos, Thaynara
Livros com Bolinhos
Não fiquei muito interessada com a sinopse,nem a capa do livro . E com sua resenha,parece que ele não é bom assim . Não sabia que ele possuía poucas páginas.
ResponderExcluirO fato dele ser uma série,significa que ainda pode melhorar,mas não temos certeza disto né ?!
Vou pensar se darei uma chance ou não a este livro,apesar de não ter gostado muito do tipo de história .
Beijos :*
Até agora só li resenhas negativas sobre este livro e perdi o interesse rs
ResponderExcluirO tema parece ser bem interessante, mas parece ser uma leitura cansativa, por conter diálogos que não são importantes, e pelo livro ter parado na metade, para dar continuação no próximo. Não leria por enquanto, mas espero que os próximos volumes melhorem. ;)
beijos
Poxa, triste saber que foi uma leitura fraca!
ResponderExcluirGosto muito de livros juvenis e estava até curiosa para conhecer essa história que envolve ETs, mas acho que agora meu interesse diminuiu!
Quando vi a capa fiquei muito interessada pelo livro, imaginei que fosse uma super aventura. Agora lendo sua resenha fiquei triste por saber que foi uma leitura fraca. O tema é muito interessante, mas parece que foi mal trabalhada pelo autor. Espero que a história melhore no decorrer dos próximos volumes!
ResponderExcluirBeijos!!