{Adaptações Literárias} A Culpa é das Estrelas

Olá gente!
Estou devendo esse post há quantos milênios? 2? Acho que são 3, hein? 
Eu tinha decidido acabar de ler o bendito para fazer esse post e quando eu finalmente terminei, decidi assistir ao filme de novo para confirmar minha opinião. Então, depois de quase um ano, cá estou eu para conversar um pouco sobre A Culpa é das Estrelas com vocês! Preparados? Sim? Ótimo! Então vem!


Que os livros do John Green são um sucesso nós já sabemos. Mas especialmente, seu sucesso maior sem dúvida foi A Culpa é das estrelas, adaptado para a telona no primeiro semestre de 2014. O filme rendeu MILHÕES em pouco tempo de aparição e continua dando lucros imensos para os atores e para o próprio John Green. Mas isso faz jus ao que conhecemos no livro? O filme realmente valeu tanto a pena assim? Para conversarmos melhor, separarei em tópicos as categorias em questão!


Personagens:



É uma verdade universal que a maioria das adaptações possuem atores chulos. São poucos aqueles filmes que possuem personagens equivalentes ao livro. Mas isso é um objeto sem uma comparação fixa, uma vez que cada um constrói o personagem da maneira que mais convir mentalmente. De qualquer forma, vamos analisar o que acorreu em A culpa é das estrelas!

Hazel Grace: Interpretada por Shailene Woodley (23), Hazel foi uma personagem completamente bem representada. Achei a atriz bem flexível e em certo momentos parecia que ela era a própria personagem do livro, não uma atriz que estava apenas atuando ser Grace. 


Augustus Waters: A atuação de Ansel neste filme fizeram fãs se dividirem: ele passava a imagem do Gus? Tão lindo, atencioso e sensível? Na minha mera opinião de telespectadora/leitora, eu fiquei completamente satisfeita com o trabalho dele. Consegui identificar diversos pontos positivos e, galera, é o Ansel Elgort (20)! Foi o segundo filme que assisti com ele e só posso dizer que ele nasceu com Waters. Foi a melhor atuação dele. Super merecido.


Peter Van Houten: Calma, relaxem. Ele é apenas fictício! Mas quem não quis mata-lo com sua grosseria e seus xingamentos gratuitos? Tudo bem, ele escreveu o livro favorito da Hazel, mas cara, ele é um homem abominável. Por isso, todos estavam ansiosos para ver quem seria o ator que o representaria. E está ai: Willem Dafoe (59) galera. O meu, o seu, e o nosso odioso Van Houten. Sem dúvida alguma, o destaque desta adaptação literária foi ele. Não sei vocês, mas na minha opinião, não tem ator melhor! Parecia até que o John Green escreveu pensando nele, sabe? Uma salva de palmas porque ele merece! 



Mrs. Lancaster: Ops, essa me desapontou! Alguém viu semelhança (de aparência) entre ela e a Hazel? Achei as cenas de drama muito bem feitas. Não podemos negar o talento de Laura Dern (47), mas ela simplesmente não se encaixava em A Culpa é das Estrelas. I'm sorry!


Isaac: O meu personagem favorito. Principalmente na parte do velório falso (não é spoiler se ALGUEM NESSA VIDA AINDA NÃO LEU), onde ele lia a homenagem. Gente, nessa parte eu acabei chorando mais do que eu esperava. Todas as partes que Nat Wolff (23) aparecia, me rendiam sorrisos tristes e lágrimas profundas. Simplesmente um ator sensacional! E se eu estou querendo assistir Cidades de Papel, o mérito é dele! 




Cenário:


Quaisquer méritos não relacionados aos personagens, foram atribuidos aos cenários do filme. Tanto em Amsterdã, quanto no quintal da casa de Hazel ou até  no grupo de apoio! Saca as fotos abaixo e veja se você não concorda comigo:


Roteiro:


Uuh, essa parte pesa! Imagine uma adaptação com personagens incríveis, cenários de tirar o fôlego mas um roteiro completamente diferente dos quais imaginávamos? Não, felizmente isso não aconteceu com A Culpa é das Estrelas. Aliás, faço um elogio aqui de que muitas vezes as falas dos autores eram simplesmente iguais as falas do livro. Chegaram a reparar isso também? 


Por trás das câmeras 
A fidelidade do filme com o livro foi algo realmente impressionante. Custou caro, mas com certeza deu um resultado pra lá de satisfatório! 


Outros:

Achei a exploração do filme na casa da Anne Frank muito bonita e inspiradora. Já no livro eu havia achado aquilo muito bacana da parte do autor, mas no filme, quando vi a casa junto com a voz no fundo, foi completamente motivador. Estou louca para conhecer!
Outro ponto super bacana que eu não posso esquecer de comentar é o balão de conversa que aparece no decorrer do filme. Foi muito caprichado e muito apaixonante! 







A Culpa é das Estrelas

Título: A culpa é das Estrelas
Duração: 2h05min
Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado do post.
Volto logo logo com ele para contar mais sobre certas adaptações. Se quiserem sugerir aí nos comentários, ficaria muito grata! hehe!

Beijos,
Mar!

12 comentários

  1. Gostei muito do post, super bem caprichado e elaborado. Li o livro no meu kindle e assisti o filme no computador esse mes. Então esse post foi perfeito pra mim pq o filme e o livro estão bem focados na minha mente. Gostei do filme e do livro. Muito bem produzidos e escrito'...

    ResponderExcluir
  2. pra mim o filme A culpa é das estrelas foi uma das adaptações mais fiéis ao livro, eu assisti esse ano o filme e super valeu a pena, adorei o teu post!

    ResponderExcluir
  3. Bom, não li o livro, então meu único contato foi com a adaptação e eu curti mto. Acho que foi até legal pq não fiquei naquela neura de ficar procurando defeitos na adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de A Culpa é das Estrelas ser um livro/filme bastante conhecido, eu só li e assisti nesse ano, e foi porque eu ganhei o livo em um sorteio. Confesso que eu esperava bem mais, pois vi que muuuuuita gente falava tão bom do livro, e quando eu li, não vi essas coisas toda. Quando o livro ta ficando bom, acaba (tipo?). No caso da adaptação, realmente ficou super fiel ao livro, tanto nas cenas quanto nos personagens!

    ResponderExcluir
  5. Cara, concordo totalmente com as suas opiniões! Eu achei o filme A Culpa é das Estrelas foi uma das adaptações que fora mais fiel ao livro, aaah e as falas do livro que os atores recitavam e você percebia que é igualzinha a do livro! Amei o post...

    Um abraço,
    Felipe - Um sujeito qualquer
    umsujeitoqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A Culpa é das Estrelas foi um dos melhores filmes que já assisti em toda minha vida. Acredito que nunca chorei tanto.
    Quando assisti ainda não conhecia o livro, e foi por causa do filme eu o peguei. Simplesmente lindo. Existe uma harmonia em tudo. Os personagens que atuaram perfeitamente, o enredo e cenários. Maravilhoso.
    Amei o post!! Me deu até vontade de assistir novamente kk
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  7. Essa adaptação ficou muito boa, gostei mais do que do livro, #confessei, hahah :)
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mar. Confesso que o livro me conquistou bastante, mas a adaptação cinematográfica do autor John Green não me satisfez tanto assim. Sim, algumas cenas ficaram perfeitas, e a maravilhosa atuação da Hazel? Mas, nada comparado à ignorância de Peter Van Houten. Comparando com o livro, não amei o filme. P.S.: A cena de Hazel e Gus no restaurante era ao ar livre, no livro onde eles diziam que bebiam borbulhas de estrelas, enquanto no filme tudo ficou restrito à dentro do próprio restaurante.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu li o livro bem antes do filme e mesmo não lembrando de todos os detalhes gostei demais da adaptação,foi bem fiel e até nos permite visualizar exatamente aquelas cenas descritas no livro.Sobre os atores eu só reparei mais nos principais e achei incrível a atuação deles.Sem dúvidas um ótimo filme pra se emocionar.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Geralmente não gosto muito das adaptações dos livros, mas acho que A Culpa é das Estrelas gostei muito do elenco e principalmente dos roteiristas que decidiram seguir o livro, acho que as partes principais estavam la e a trilha sonora ajudou muito também !!

    ResponderExcluir
  11. Sério, eu gostei da história mas achei tudo um pouco infantil. Não sei gente, não me julguem. hsuahushauhsa Adorei sua resenha bem divididinha... Parabéns.

    Minha resenha da vez: https://pontonoconto.wordpress.com/2015/10/23/a-escolha/

    ResponderExcluir
  12. Amei o post e o seu blog, parabéns !!!

    Resenha da vez: http://www.focadasnoslivros.blogspot.com.br/2015/11/resenha-eclipse-da-lua-azul.html

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!