Para quem não sabe, no último Sábado (17) foi comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. E é claro que o Cantinho Literário não ia ficar de fora dessa comemoração!
Sou eternamente contra qualquer tipo de preconceito, então hoje vim mostrar um pouco de homossexualidade no mundo literário em um TOP 5!
É um tema que anda crescendo, então acho que vale dar uma olhadinha.
Se quiserem me ver falando, falando e falando, é só clicar em "Leia Mais"
Will & Will- John Green e David Levithan
O Terceiro Travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho
As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky
O preço de ser diferente - Monica de Castro (Leonel)
Apartamento 41 - Nelson Luiz de Carvalho
Bom, espero que vocês tenham gostado!
Foi apenas uma pequena homenagem para demonstrar que não existe esterótipo. Somos humanos independentemente da nossa escolha sexual!
Beijos,
Mah!
Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.
O Terceiro Travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho
Baseado em uma história real, este romance desafia rótulos e hipocrisias, revelando os meandros de consciência de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece
As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky
Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.
O preço de ser diferente - Monica de Castro (Leonel)
Romero, um rapaz muito sensível, que apreciava poesias é violentado por um desconhecido... Seu pai, Silas, muito preconceituoso, o proíbe de contar seu drama a outras pessoas. Romero conhece Mozart e surge uma grande amizade... A sociedade, criando um modelo de normalidade, criou uma guerra antropológica com a natureza humana.
Cada um de nós é único e quem resolve seguir o modelo, contra sua vontade, ilude-se, bloqueando a expressão de sua alma, criando insegurança, doença, desilusão e sofrimento. Quem assume sua verdade e age de acordo com os valores da Vida, mesmo enfrentando o preconceito e pagando o Preço de Ser Diferente, passa credibilidade, obtém respeito e se realiza. Nesta obra o leitor vai perceber que fraternidade é o resultado da capacidade de apreciar as diferenças.
Apartamento 41 - Nelson Luiz de Carvalho
Depois de quinze anos de casamento, Leonardo decide sacrificar sua vida estável a fim de descobrir novos sentimentos e uma identidade verdadeira.Excluído dos padrões estabelecidos pela sociedade, o personagem deve enfrentar conflitos comuns a todos nós - Como encontrar novos parceiros?Que lugares freqüentar? -, acentuados pelo preconceito e pela falta do contato diário com o filho de cinco anos.
Bom, espero que vocês tenham gostado!
Foi apenas uma pequena homenagem para demonstrar que não existe esterótipo. Somos humanos independentemente da nossa escolha sexual!
>Esse post faz parte do TOP Comentarista |
Beijos,
Mah!
Olá, Marcela
ResponderExcluirTer preconceito é muito ruim. Adorei o seu Top.
Já li As vantagens de ser invisível e adorei.
O preço de ser diferente é muito lindo e mostra de uma forma bem tocante o preconceito contra a homossexualidade.
Oi Mar!
ResponderExcluirSó li As Vantagens, e nem tem muito sobre o homosexual no livro em si. O filme tem mais. Acho que o Todo Dia, do David Leviathan aparece mais. Mas Will&Will ta aqui pra mim ler. Aparentemente, esse com certeza vai ter mais. Espero que um dia essa literatura mude a mente preconceituosa das pessoas. Chega a ser triste como as pessoas se importam com o modo que cada um quer viver -_-
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Não é nada legal essa coisa de ser preconceituoso, as pessoas tem que aceitar as outras como são. Eu to doida pra ler Will Will. Adorei esse post. *-*
ResponderExcluirÓtima iniciativa Marcela.
ResponderExcluirO que mais tenho curiosidade para ler é Will e Will.
Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos
Olha, eu tenho uma opinião bem particular. Não acho que faça parte da nossa natureza o homossexualismo, e não acho que Deus nos criou assim. Não tenho preconceito, tenho familiares e amigos homossexuais, e não deixo de falar com nenhum por causa disso.
ResponderExcluirParabéns pelo post Mar...
ResponderExcluirSerá que existira um tempo em que assuntos como esse não serão mais discutido simplesmente por não ter o que ser discutindo dentro da normalidade, mas a verdade é que ainda vivemos em um mundo onde pessoas defendem com unhas e dente a homossexualidade , pessoas a condenam até com morte e pessoas "não tem nada contra". Acho que nunca chegara ou está muito longe o momento que a sociedade irá parar de criar rotulos.
Sobre os livros, O terceiro travesseiro é muito meloso, apesar das partes com sexo alternativo. O preço de ser diferente me lembro quando lançou e o tanto que eu dei voltas em mainha pra comprar para mim. Will e Will to muito chateado com esse livro porque comprei ele hoje na fnac por 35 reais e quando cheguei em casa tinha um email da saraiva me oferencendo ele por 10.50 reais. o restante nunca lí.
Muito legal o post Marcela! :) Acho que esse assunto é sempre muito importante. Preconceito é a pior coisa que existe.
ResponderExcluirQuero muito ler Will e Will, John Green e David Levithan são ótimos, não tem como esse livro ser ruim. :)
Olá Marcela!
ResponderExcluirAdorei seu top 5. Esse é um tema (pelo menos nos livros que já li) que poucos livros abordam! Quero muito ler As vantagens de ser invisíveis e Will & Will \õ/
Oi Marcela!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa do top 5! Infelizmente esse não é um tema muito abordado nos livros, mas acredito que haja menos preconceito nesse meio que em outros, dos livros que citou eu só li AS vantagens de ser invisível, mas quero ler Will &Will também.
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Parabéns pela iniciativa Marcela! Toda forma de preconceito é ruim e deve sempre ser combatida! Ainda não li nenhum dos livros citados, mas alguns estão na minha lista de desejados e pretendo ler em breve.
ResponderExcluirBeijos
Não tem problema algum com relação ao homossexualismo, ainda não li nenhum destes livros apenas por não serem do meu estilo literário.
ResponderExcluirAbraço,
Diego de França
Aguardo sua visita ;-)
Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura
Toda iniciativa que combata qualquer tipo de preconceito é válida, ainda mais se ela vier nos livros, tenho Will e Will e As vantagens de ser invisível que pretendo ler em breve, os do Nelson pelo que vi no skoob não tem uma história que me convença e pelas resenhas também não sei se faria a leitura, são de estilos que não curto muito, independente da opção sexual que abordem.
ResponderExcluirAdorei a iniciativa da postagem, Homofobia, não tá com nada!
ResponderExcluirEntão não conhecia esse livro Will e Will fiquei com muita vontade de lê-lo e as vantagens de ser invisível que até agora só assisti ao filme e me apaixonei perdidamente.
Conversas de Alcova
Um livro que amo mt é "Openly Straight" do Bill Konigsberg. Infelizmente ainda não foi lançado no Brasil e nem tem previsão kkk mas é muuuito bom. Adorei!
ResponderExcluirWill e Will e As Vantagens de ser invisível eu quero ler =)
ResponderExcluirAchei legal a iniciativa, o respeito está cada vez mais precário viu? =/
Concordo com você, somos todos humanos independente da nossa escolha sexual, das escolhas eu já li As vantagens de ser invisível e amei o livro, agora quero muito ler Will e Will, esse livro parece ser muito bom, amei a sua iniciativa.
ResponderExcluirBeijos!!!
Acho que cada um tem o direito de fazer as suas escolhas e temos que aceita-las normalmente. Morro de vontade de ler As vantagens de ser invisível, pois já vi que aborda muito o tema. Will e Will também parece ser ótimo.
ResponderExcluirAdorei o post! Todos temos o direito de ser feliz independente de com quem seja e acho a iniciativa de falar sobre isso super válida e necessária. Dos livros que você escolheu só li As Vantagens de Ser Invisível, mas pretendo ler logo Will & Will também ^^
ResponderExcluirÓtima iniciativa! Já li will e will e é linda a história!
ResponderExcluir