[Adaptações Literárias] Divergente

Oi gente!
Meu Deus, até que enfim um filme novo para a coluna! E que filme!
Desta vez foi um pouco diferente pois assisti ao filme no meio da leitura, mas depois de termina-la e sofrer fortes dores no coração, estou pronta para enfim, julgar aquilo que mais apreciamos e odiamos: A Adaptação.

A trilogia Best Seller mundial escrito por Veronica Roth ganhou sua primeira adaptação que chegou no Brasil no final de Março de 2014. Divergente, filme do primeiro livro da trilogia em menos de 45 dias já tinha sido assistido por meio mundo. 
Aos 25 anos Veronica já chegou em um patamar extraordinário na literatura mundial, coisa que muitos autores passam a vida tentando -e na maioria das vezes, infelizmente, não conseguem. Ao criar um mundo novo e desconhecido ao comum, a autora chegou bombando no mundo distópico. E no cinema? Será que foi tudo isso? Irei dividir em tópicos minha opinião.
  • Personagens:
-Beatrice (Tris): Shailene Woodley (22), teve seu papel brilhantemente bem aplicado. Além de o papel cair feito uma luva, a atriz fez jus a fama. Atuou de uma forma sem igual, e, por incrível que pareça, é igualzinha a minha Tris. Agora é só esperar A Culpa é das Estrelas e decidir em qual filme Shailene está melhor.
Shailene como Tris
-Four: Com todo o respeito, mas esse cara é perfeito. Se tivessem visto minha imaginação, não teria ficado tão parecido. Theo James (29) é o próprio Quatro. Foi a primeira vez que vi um filme com ele, mas suas trocas de expressões, seu olhar severo (Ar?) e seu sorriso torto e claro, seu talento, tonam-no um ator prometido ao sucesso. 

Theo como Four
-Caleb Prior: Tenho certeza que muitas pessoas em parte foram conferir Divergente apenas para ter o gostinho precipitado de A Culpa é das Estrelas. Primeiro encontramos Shai como Tris, e agora Ansel Elgort (20) como seu irmão. Dá para imaginar? Mas justiça seja feita: Ele tem um talento inegável. Todavia, continua sendo o eterno Gus.

Ansel como Caleb
-Eric: Eu realmente quero mata-lo. No livro achei Eric perdoável até certo ponto mas, quando o vi, deixei o perdão de lado na hora. Que personagem mais agonizante. Acho que podemos finalizar dizendo que o Jai Courtney (28) fez um excelente trabalho. O que mais me chamou atenção ainda, foi sua dominação. Estava dentro do ator esse olhar severo e nada intimidador (não para a minha pessoa).

Jai como Eric
-Jeanine: Com sua personagem má, Kate Winslet (38) desconstruiu a imagem que eu havia criado quando a assisti cantando What If (Não conhece? Uma das melhores músicas EVER). A atriz possuí um grande talento e "deitou" no filme. Por mais que seu personagem não seja lá muito convidativo, a atriz conseguiu deixar memorizado a passagem de Jeanine em Divergente.
Kate como Jeanine
  • Cenários:

Sede da Audácia: 
A cara dos corajosos, a sede passou um ar de perigo. Adorei sua estrutura e as acomodações dos iniciados. Nada como uma boa pitada de escuridão para deixar o ambiente completamente intimidador.



Região da Abnegação: 
Para aqueles que não se importam com a beleza e a estrutura de suas casas, a região passou uma imagem de conforto e amor. As casas eram completamente iguais, tornando visível a maneira simples de vida dos "Abnegados".


Chicago depois da destruição: 
As primeiras cenas do filme mostram o que sobrou da velha cidade de Chicago. Eu adorei todas as mudanças que fizeram nas paisagens e combinou totalmente com o que o livro propunha.

  • Roteiros:
Essa é a hora da verdade! O filme pode ter atores muito bons, cenários bonitos mas o roteiro precisa estar coerente ao que lemos no livro. Sei que muita gente tem a teoria de que o filme é apenas baseado no livro, ou seja, não precisa estar tãao parecido assim com a história, mas galera, pensem comigo: Qual é a graça de ir assistir a uma adaptação que tem muita coisa diferente? Eu acho isso errado #mejulgue. Enfim, o ponto que quero chegar é: Divergente não teve uma adaptação 100%. Mas qual adaptação tem?

Quando eu fui ver o filme no cinema, estava beirando a página 110, e mesmo assim consegui notar falta de cenas. Muitas coisas retiradas que dariam um resultado muito bacana se tivessem sido colocados no filme. Quem leu sabe o quanto estávamos esperançosos para algumas cenas. 
Também tivemos algumas mudanças na hora da filmagem. Isso não é um ponto tecnicamente ruim, mas algumas partes não tiveram ligação com o descrito no livro. 
Por trás das Câmeras - Divergente

Acredito que o filme irá agradar todos os públicos. As cenas foram feitas com muita precisão e qualidade. 
Quando você está assistindo, nada consegue roubar-lhe a atenção. Muito muito bom! 
Algumas pessoas que não leram o livro, foram assistir ao filme e sentiram-se um pouco perdidas. Para que isso não ocorra, vai a dica mais comum de todos os tempos: leia o livro antes! Quem foi assistir sem ter lido e gostou, precisa ler o livro. Vocês vão gostar mais ainda. E quem assistiu mas não gostou, leia o livro do mesmo jeito. Não tem como não amar Divergente.
  • Outros:
O Cantinho em parceria com a Paris Filmes, sorteou diversos ingressos pelo blog e pelo Facebook. Alguns dos ganhadores mandaram fotos do dia em que foram assistir:




Para nós desesperados pela continuação, uma notícia: Insurgente começou a ser filmado no último dia 27. Mas até o ano que vem, a ansiedade não vai deixar barato! O que nos resta? Ler e reler os livros.
No geral, gostei muito do que assisti. Os diretores, os figurinistas e todas as pessoas que ajudaram nos bastidores merecem uma grande parabenização. O filme ficou realmente digno de atenção!

DivergenteTítulo: Divergente
Duração: 2h19min
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

Espero que tenham gostado do post!

Comentem o que acharam do filme e do livro ou dos dois.

Beijos,
Mah!


>Este Post faz parte do TOP Comentarista

34 comentários

  1. Eu amei o livro e ainda não assisti ao filme.
    Eu gostei da escolha do elenco... os personagens são bem o que eu imaginava também.
    Já sei que não dá para esperar que seja fiel, mas só de saber que é bom deu vontade de conferir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda fico meio perdido quando se fala em divergente.... preciso ler os livros com urgencia.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ainda não assisti ao filme, somente li o livro, mas estou louca para assistir. Gostei muito do casal que interpretou a A Tris e o Four, ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li a série e também nao vi o filme. Adorei o post. É tão bom quando a gente vê um filme, principalmente os baseados nos livros, em que os atores conseguem surpreender-nos com seus papéis e o roteiro é bem escrito né?
    Só aumentou minha curiosidade.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Pois é, acho que sou a única, mas ainda não li o livro e nem vi o filme..rs
    Confesso que não tenho muita vontade de ler o livro, já iria assistir logo de vez..rs
    Que sorte voce ganhou um ingresso?

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tô louca pra assistir, não tive a chance de ir ao cinema, estava relutante porque queria ler o livro primeiro, mas agora que já saio do cinema eu já controlei minha ansiedade e pretendo ler o livro primeiro antes de ver!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei o filme e o livro. Mesmo sabendo que o filme não é e nunca vai ser 100% fiel ao livros nos detalhes.O romance e a luta para acabar com os desníveis sociais é intrigante.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o filme mesmo sabendo que ele nunca será 100 % fiel ao livro nos detalhes.

    http://www.vicioemlivros.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não consegui ler o livro antes de ver o filme, infelizmente. Mas foi uma grata surpresa.
    Apesar de ser uma história mais voltada para os mais jovens, não deixou a desejar. Tem ação, tem um conflito político-social bem interessante, além de boas relações interpessoais (romance, irmãos, pais e filhos, amizade, inimizade, etc).
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu asssisti esse filme assim que saiu no cinema nem tava dublado kkkk
    Eu ainda não li o livro então meio que foi um erro mas, adorei!!
    Beijos.
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma das que evita assistir o filme sem ter lido o livro antes, desta forma, não assisti ainda. Estou lendo A menina que roubava livros e com o filme aqui para assistir em seguida. Eu não sei o que sinto em relação aos atores serem os mesmos Gus e HAzel, são dois que vão marcar muito e não consigo ainda separa-los e imagina-los em outro filme. Enfim, depois de ler o livro, vou ver o filme.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li o livro, mas estou louca pra ler. Cadê dinheiro?!
    Gente, não me chama de burra, mas só AGORA eu fui descobrir que a Shailene Woodley é a mesma atriz de A Culpa é das Estrelas! Aquele cabelo mudou tudo, haha.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não vi o filme pq estou doida pra ler os livros pimeiro
    Ainda não tenho nenhum dos 3,mais está na fila pra comprar :/

    ResponderExcluir
  15. Eu amei o filme, amei a história, amei os protagonistas, amei tudo *u*
    Ainda não li os livros, mas depois e assistir o filme, fiquei ainda mais louca pelos livros, mas eles são tão caros que vai demorar um pouco pra mim ler :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu fui uma das pessoas que assistiu ao filme antes do livro, mas isso só aconteceu porque eu não conseguiria esperar. Ainda vou ler a trilogia e acredito que será uma boa leitura porque eu gosto de distopias. A minha impressão do filme foi boa, mas eu achei o casal um pouco sem sal e acho que senti isso porque não li o livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. gostei do filme, so fiquei decepcionada com o fato de não a cena do Peter arrancando o olho do Edward, era a cena que eu mais esperava e não teve, fora isso o filme foi ótimo, o mais fiel possivel ao livro

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Não li o livro e assistir o filme, então não posso falar muito. Mas pelo o que ouvi e li as pessoas comentando, percebi que o filme foi bem fiel ao que estava proposto no livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Mar!
    eu gostei do filme :D hahaha provavelmente porque não li o livro e tal. Eu adorei a trilha sonora, adora a Ellie <3

    De modo geral foi um bom filme!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  20. Aí maaaah que coisa mais linda está seu blog, que orgulho, sério ! E amém esse post em especial, bjooos ♥♥♥

    ResponderExcluir
  21. Não li o livro, mas assisti o filme. Eu gostei, e entendi ( eu acho rs) a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu gostei muito do livro e também da adaptação, mas teve alguns pontos ruins. Achei os atores que fizeram os personagens secundários fracos, eu realmente esperava mais deles D= Mas o resto foi muito bom e eu adorei a trilha sonora.

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu considerei uma otima adaptação *--* Muito rica nos detalhes. Algumas diferenças claro,mas nada a se xingar. O pior fato pra mim foi ter ido assistir o filme tendo lido o ultimo livro :'(

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu estou doida pra assistir esse filme, mas eu só quero assistir ele depois de ler o livro, e como eu nem tenho o livro ainda deve demorar pra mim ler...
    Mas já é ótimo saber que eu vou gostar do filme, ainda mais se eu tiver lido o livro =D
    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Hey,

    Esse é um dos livros da minha meta de 2014, espero assistir o filme assim que terminar de ler o livro, o Ansel, acaba com meu coração, os atores parecem que estavam bem integrados ao filme, mas muitas pessoas não gostaram, espero não tirar conclusões precipitadas, e só falar se gostei depois de ler e assistir ao filme.

    Mayla

    ResponderExcluir
  26. Parei de ler distopias, agora só assisto às adaptações. É sofrimento demais, tortura psicológica demais, e no filme eu só sofro pouco mais de 2h em vez de vários dias como é o caso do livro. E, talvez, por não ter lido o livro, digo que amei Divergente. O que foi bem legal pois não fiquei comparando o filme ao livro.

    ResponderExcluir
  27. Realmente os comentários são que o filme ficou bem fiel ao livro, faltou algumas partes, só que no geral conseguiu passar boa parte do que a autora escreveu, ainda não li a trilogia por estar com alguns livros na frente, em breve farei a leitura e assistirei o filme, os atores escolhidos conseguiram representar bem os personagens e a trilha que já ouvi também parece ter se enquadrado muito bem, só nos resta esperar os próximos filmes e ver o que virá pela frente.

    ResponderExcluir
  28. Não li o livro portanto não posso falar se é fiel ou não, mas com certeza é um ótimo filme, na minha opinião o melhor do ano até agora.
    Assisti ele 3 vezes no cine e gostei muuito, não vejo a hora de lançarem insurgente.

    ResponderExcluir
  29. Nao li os livros.Acho que o genero ainda nao me seduziu. Mas acho que os filmes sao bem instigantes, talvez com eles eu pegue o caminho inverso: gostar do filme e ir atrás do livro. Mas o que me atraiu mesmo, mesmo, mesmo, hahaha, foi ver o casalzinho de ACEDE no filme! Adorei!

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda não li o livro para saber o quão fiel o filme foi. Pelo que os fãs disseram eles conseguiram encaixar todas as cenas chaves do livro, o que é muito importante na minha opinião. O elenco parece ter sido bem escolhido, e pelo que estou vendo nos próximos 3 filmes eles vão arrebentar mais ainda.

    ResponderExcluir
  31. Mesmo não sendo 100% fiel, eu curti o filme. Acredito que aqueles que nunca leram o filme podem ter ficados perdidos em uma parte ou outras, mas...
    E sim, Theo, Tobbias.. ain respira menina. Ele foi perfeito, concordo totalmente que minha imaginação nunca faria jus ao que vi ali.. Aquele olhar.. ao meu deus!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  32. Ainda não assisti/li "Divergente", mas pretendo em breve. Legal saber que o elenco está muito bem. Em relação à questão de ser fiel ao livro, concordo com você. Claro que não existirá adaptação 100% fiel, mas o quanto mais se aproximar disso, melhor.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  33. Acho super válido quando duas mídias se complementam; é dessa maneira que encaro adaptações e roteiros baseados em livro, seja roteiro de filmes ou séries. É importante ter em mente que colocar um livro dentro de duas horas é trabalhoso e jamais será 100% igual. Admiro o trabalho de quem se dedica a isso!

    ResponderExcluir
  34. Ainda não assisti o filme e não comecei a ler Divergente, mas ele já está aqui na minha estante e é uma das minhas próximas leituras . Quero ler o livro antes de assistir ao filme .

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!