{Resenhando #98} Fazendo meu filme 1- Paula Pimenta

Fazendo Meu FilmeTítulo: Fazendo meu filme 1 - A estreia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Páginas: 336
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
Acho que não há dúvidas quando afirmam que a adolescência é, principalmente para as garotas, a melhor (e a mais complicada) fase da vida. Nossos sonhos parecem que são postos a prova para se realizarem e nosso coração parece saltitar do peito a qualquer momento. Esta é uma verdade puramente universal, e não digo só porque, assim como a protagonista, tenho 16 (quase) anos. Da mesma forma que é incrível para qualquer um se identificar com os momentos passados no livro, surge um estresse. Porque é só em livro mesmo para a ingenuidade ser tão pequena, mesmo no mundo atual. Me rendi aos encantos de Paula Pimenta, confesso, mas que ainda existe um pé atras, não nego. 
“Sempre achei que os melhores filmes são aqueles que terminam e deixar no ar os futuros acontecimentos, para que possamos inventar por nós mesmos a continuação. Minha vida é assim. Não sei como serão meus próximos capítulos, mas posso imaginá-los e tentar vivê-los o mais fielmente possível ao roteiro que eu mesma vou criar.”
Estefânia, ou Fani para os íntimos, está cursando o segundo colegial. Possui um sonho de se tornar roteirista de cinema pois sua paixão e seu hobby, envolvem filmes e mais filmes. Principalmente os fofos, românticos e de "menininha". Ela possuí uma queda por seu professor de Biologia, e ele torna-se sua obsessão, o amor de sua vida. Do outro lado da moeda ela possuí sua melhor amiga, Gabi, e seu melhor amigo, Leo. Mas o que ela não sabe que os papéis serão invertidos e sua vida virada de cabeça pra baixo quando um conhecido de sua mãe, a convida para participar de um teste de intercâmbio. 

Acho que qualquer aprofundamento a partir daí pode estragar a leitura e proporcionar algum spoiler. Fazendo meu Filme é um livro para se ler em uma sentada só. Você se envolve com os acontecimentos e com a narração de Fani sobre sua vida. O livro em si é uma graça. Faz você (se for mais velho, lógico) recordar de sua adolescência e sentir saudades daquela época tão boa mas que passa tão rápido. 

Achei o enredo super bem escrito, porém, alguns pontos me fizeram refletir. Fani é muito ingênua para a idade dela. Poxa, com 16 anos, uma garota como ela (estudiosa, organizada e comunicativa), tem uma visão de mundo um pouco maior. Achei que a autora quis comprimi-la em seu mundinho escola-casa-festa-casa-escola-casa e, espero eu, para poder dar maturidade futuramente. Mas percebi que esse é um ponto marcante da Paula Pimenta. Ela escreve aquela garota meiga e sensível, para no final do livro, mostrar que ela pode crescer e tornar-se uma mulher forte e responsável. 

Não amei o livro como todo mundo mas reforço que a leitura é bem válida para quem está atoa e quer relembrar a época de adolescente. Ele arranca suspiros e te faz torcer pelos personagens até o último momento. A autora não limita-se em detalhes, então você pode esperar também muita conexão sentimental com si mesma. 

Recomendo a leitura para quem está a procura de uma história fofa e encantadora. 


Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado.
Não deixem de deixar sua opinião aí em baixo!

Beijos,
Mar!

17 comentários

  1. Oi Marcela,
    Acho que sou a única que não li ainda os livros da Paula Pimenta. rsrsrs :c
    Acho que irei me identificar muito com a Fani, pois como ela terei que escolher entre ficar com minha família ou ir para uma escola de intercâmbio em outro país. É uma escolha difícil. O livro parece ser bastante interessante, ainda mais quando tenho quase a idade da protagonista. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    este série é a melhor da autora e muito boa. Você vai adorar os próximos livros :D

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcela.

    Eu sempre vejo algumas pessoas falando bem dos livros da Paula Pimenta, mas eu ainda não li nada dela. Estou com Princesa adormecida aqui. Mas eu não fiquei interessada em ler Fazendo Meu Filme, irei deixar essa leitura passar.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  4. Confesso que eu amei o livro!! Aliás sou fã assumida da Paula Pimenta. Chorei lendo MVFS 1 e 2, haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que quando amamos um livro, é quando nos identificamos com ele, e você Marcela, é uma pessoa forte que sabe o que quer.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  6. Verdade, 16 anos você não é ingênua mais não, já fez muita cagada na vida já hahaha Nunca tive muito interesse nessa série, não sei porque.

    ResponderExcluir
  7. Oiii, o livro que li da Paula Pimenta foi Princesa Adormecida (que eu sei que vc não gostou kkkk) e o conto dela no Livro das Princesas, adoro o jeitinho dela! Nunca li essa série mas sempre imaginei que seria bem adolescente mesmo.
    Beijos ;*
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  8. Oi Mar!
    Com sinceridade, peguei esse livro emprestado com uma amiga, mas assim que li as duas primeiras folhas desisti. Acho que a Paula escreve para um publico realmente fechado, e não, capa rosa não indica nada. O enredo parecia um tanto aberto para quem quisesse se aventurar. Mas é menininha demais, então, pra mim não deu.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, td bom?

    Eu comprei no fim do ano passado tanto este quanto o Minha Vida Fora de Série para começar a ler. Li o Princesa Adormecida e sei o que vc quer dizer com a maturidade de uma garota de 16 ultrapassa um pouquinho as descritas. Mas eu achei divertido o Princesa e espero encontrar isso também nos outros livros da Paula :D

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcela!
    Eu li essa série toda e eu posso dizer que algumas coisas vão melhorando, mas em alguns aspectos a Fani continua ingênua. Eu na idade dela também não era assim e nem tão chorona!rsrs
    Mas era muito insegura e ainda conservo isso hoje, infelizmente!
    Eu gostei mais do terceiro e do último livro. A personagem que eu mais gosto não é a Fani e sim a Gabi. Mas confesso que no último livro me apeguei ao Leo.
    Espero que você se divirta e se emocione com a série.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei o blog, tudo muito lindo!

    Parabéns... Seguindo ;)

    Beijos,
    Ludy
    http://meuparadoxoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que bom que você deu essa segunda chance a Paula Pimenta. Sempre leio elogios e mais elogios em relação aos seus livros e , pelo que vi, são todos merecedores. O que acho legal é que a autora entende o universo do público alvo dela. Suas personagens e tramas são muito próximas da realidade dessa galerinha. Enfim, quero muito conhecer a escrita da Paula e espero que seja em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Apesar dos ótimos comentários ainda não li nada da Paula Pimenta. Tenho uma birra imensa com personagens adolescentes pq tudo tende a ser um grande drama e isso faz com que me questione, "eu era assim na mesma idade?"

    ResponderExcluir
  14. Deixa de ser desconfiada e se renda à autora, Ma! hahahahahah
    Vai ser muito bom pra mim ler esse livro relembrando da adolescência. (Me chamou de velha na resenha? Tô de mal.)
    A resenha tá ótima! Um abraço, linda!

    ResponderExcluir
  15. Beeem, esta série não me interessa muito não.
    Eu gosto de leituras assim, divertidas, fofas, despretensiosas, mas só não me aventuro porque acho que são muitos livros fofos juntos e dai vou enjoar, hehe.
    Eu gosto de ler livros densos e intercalar com um mais leve e este parece uma boa pedida, mas dai eu teria que ler as continuações e não gostaria, pelo menos não neste momento.
    Eu curto estas estórias sobre adolescência, esta fase tão deliciosa :)
    Vou anotar a dica e esperar saber dos outros livros antes de tomas uma decisão definitiva!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Mar. tudo bem ?
    Não gostei muito do livro. Esse enredo não me atraiu nem um pouco e não faz o meu gênero literário. Por enquanto o único que senti vontade de ler e gostei bastante referente a essa autora foi Princesa Adormecida.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que já fiquei muito curiosa para ler essa série, mas tenho uma leve impressão que não funcionará para mim. Digamos que o fato da Paula Pimenta ter ''comprimido a Fani'' [como você disse] me deixaria agoniada demais, mesmo no final ela se mostrando forte/responsável. Essa leitura eu passo :/

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!