{Resenhando #111} Refúgio - Harlan Coben

RefúgioTítulo: Refúgio
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 222
*Livro cedido pela editora para resenha
Refúgio - Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.
Quando você começa a ler um gênero que não está habituada, a primeira coisa é se sentir estranha: "Por que diabos estou lendo isso?", mas a medida que segue a história, podemos nos desviar para dois caminhos: ou começamos a amar o livro, ou definitivamente aquele não foi seu gênero. Da primeira vez que me aventurei em suspense policial, exclusivamente, Harlan Coben, eu não sabia o que esperar: Será que eu ia gostar? E felizmente, a resposta foi sim. Decidi depois de um tempo, então, tentar pela segunda vez para ter certeza. E cá estou eu encantada e apaixonada novamente por esse cara que, querendo ou não, me fez entrar no suspense policial com o pé direito. 

Mickey nunca morou em um lugar permanentemente. Sua vida mudava de hora para outra, de acordo com o que seus pais faziam ou "resolviam fazer". Até que um acidente de carro mata seu pai, e, como consequência da morte, leva sua mãe para a reabilitação. A família perfeita acabara de uma hora para outra, e ele teria que, querendo ou não, morar com seu tio Myron Bolitar (<3). Até porque ele tinha que frequentar o colegial e pelo menos tentar seguir em frente. 

Diz a lenda da sua nova cidade que, em uma casa "mal assombrada" mora Dona Morcega. Uma velha que decide assombrar certos moradores que passam de frente a sua casa - aqueles que tem coragem de fazê-lo. Mickey, intrigado, decide passar na frente da casa da mulher e o que ele escuta o deixa perturbado e dá início a uma série de acontecimentos. A velha, apoiada na porta diz que seu pai está vivo.
"Quase sorri, mas me lembrei. É engraçado como você se permite esquecer por alguns segundos, como, mesmo na pior das situações, você pode ter momentos em que se engana e pensa que tudo talvez fique bem."
Mas como assim? Ele vira o pai morrer. Depois disso ele tenta, junto com seus dois amigos, descobrir essa história e cada coisa desvendada leva a mais mistérios arrepiantes. 

Junto com a morte de seu pai, e a história de Dona Morcega, sua namorada desaparece sem deixar vestígios. Ela, uma garota nova e sem muitos amigos mas que viu em Mickey uma segurança que tanto almejara. E, talvez pelo sentimento ser recíproco, inicia-se uma relação bonita, até o dia em que Ashley desaparece. Mais uma vez, ele e seus amigos passam a desvendar a história. 

Onde que tudo isso vai acabar? O que será que Dona Morcega está escondendo sobre seu pai?

Bom, depois de ler "Quando ela se foi", eu já tinha iniciado minhas expectativas para Harlan Coben e fiquei feliz quando vi que mais uma vez, ela foi atingida. O autor sabe ministrar uma história cheia de reviravoltas e mistério. Ele dá poder ao seu protagonista mas ao mesmo tempo diz "Não não, quem comanda a história sou eu", e mesmo sem ser uma conhecedora do gênero, posso apostar que essa é uma marca do Harlan. Suas histórias nunca vão apenas onde a sinopse chega. Elas vão além. 

Refúgio foi o primeiro livro da série protagonizada pelo sobrinho do Myron Bolitar, Mickey. Ele foi apresentado em Alta tensão (mas eu não o li). Muita gente falou que esse livro conta com certos spoiler de livros anteriores,  mas a série é recomendada avulsa. Ou seja, não precisa obrigatoriamente ser lida na ordem. 

A única coisa que me incomodou no livro foi a maneira como Myron participou da história. Mesmo ele não sendo o principal, sua presença é, de certa forma, marcante. Mas ele parecia meio... bobo? Cadê aquele cara com senso de humor irônico e tinha uma mente ágil? As coisas aconteciam na cara dele e ele apenas fazia papel de tio que não sabe cuidar do sobrinho. Que isso gente? Ele é um ex agente da FBI, por favor! 

Mas tirando essa questão, foi mais um livro incrível e com uma leitura surpreendente ágil. O livro é bem curtinho e dá pra lê-lo em um dia facilmente. Recomendo para todos que gostam de policial e os que não gostam! Uma ótima maneira de começar!

Veja o booktrailer no exterior:



Classificação:

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha!

Se você gostou, não deixe de dar sua opinião abaixo!
Gostou? Compare e compre aqui: Buscapé

Beijos,
Mar!

13 comentários

  1. Quando leio resenhas de livros do Harlan, só consigo ficar decepcionada por não ter lido nada dele ainda. E por mais que Refúgio tenha me deixado doida pra ler, acho melhor começar pela série do Myron, pra conhecê-lo (e amá-lo, por que né?), pra depois partir pra história do sobrinho :)

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira experiência com Harlan Coben foi justamente com Alta Tensão e não gostei. Depois fui pesquisar e vi que fazia parte de uma série, série extensa, e atribuí minha falta de empolgação a isto. De lá pra cá não tentei mais ler os livros do Harlan. Gostei tanto da sua resenha que to pensando em retomar a leitura... agora começando do princípio hahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou de ler Harlan Coben. Li apenas um livro dele, Um Passo em Falso, e já quero ler outro. Não sei nem a ordem da série, fico feliz em poder lê-la fora da ordem cronológica, apesar de sempre preferir ler em ordem. Quero ler algum livro do Mickey Bolitar, quero saber se ele é tão bom investigador quanto o tio, haha.
    ~Na verdade, quero ler todos os livros do Harlan Coben, foi amor a primeira lida~
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ooiii, acredite ou não, ainda não li nada do autor, e olha que eu sou fã de livros, policiais
    acho muito interativo ,toda vez que eu leio um livro desse genero eu quero ler ele todo de uma vez, pra saber o resultado do crime, rsrsrs, esse dai já ta na minha lista..
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. O livro me encantou.
    Gostei da historia, pois tem uma mistura de suspense e drama.
    O personagem não sabe em quem pode confiar, mas vai lutar pra
    encontrar sua namorada.
    Harlen sempre vem com coisa boa, sua escrita vai pra todos os lados,
    desde romance à suspense, isso é incrível.

    ResponderExcluir
  6. ainda nao li esse tipo de livro, simplesmente porque ainda nao tinha chamado minha atençao, eu ate gostei da resenha, pelo jeito o livro parece ser bem bacana, vou comprar o livro e ver se gosto!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto bastante do gênero, mas até hoje não li nada dele.. mas isso vai mudar descobri que na biblioteca da Universidade tem alguns livros dele.. agora eu penso, porque eu não tive a ideia de pesquisar antes... vou ler meu primeiro livro dele neste feriado.. lá não tem esse então vou começar por Quando ela se foi...

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da escrita do Harlan, li apenas um livro dele e foi suficiente para eu me apaixonar pelo estilo.

    ResponderExcluir
  9. Ainda nao li nada do Harlan Coben apesar de ter alguns livros dele aguardando a vez na fila mas to muito curiosa com essa serie policial meio juvenil, comprei Refugio ano passado mas nao sabia que fazia parte da serie vou tentar ler ainda esse ano eu amo livros policiais ou de misterio.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro do Harlan Coben, mas parece ser cheios de mistérios e revelações surpreendentes.
    Não sou muito fã do gênero policial, gosto mais de um mistério voltado para suspense sobrenatural kkk maaas já que você está me indicando, vou colocá-lo na minha lista.

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  11. Meeeenina, aiiiinda não li Harlan!!
    Mas TOOOODAS, todas, sem exceções - resenhas que leio dele são incríveis!!!!
    Pelo jeito o cara é muitoooooooo fera!!!
    Meus gêneros literários favoritos são romance, suspense policial e fantasia. mas ainda não tive o prazer de lê-lo.. aff!
    #meusonho é ter um livro do Harlan kkkkkkkkkk
    bjoooos

    ResponderExcluir
  12. A série não é do Myron Bolitar, é do Mickey? Fiquei meio perdida, achei que era do Myron auhsaush
    Eu ainda não li meu segundo livro do Harlan mas as expectativas tão altas e espero continuar gostando assim como você Mar.
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, já estou no 11º livro do Harlan e todos são fantasticos, estou pra começar a serie do Mickey, que se puxou para o tio, deve ser foda, mas o Win fará falta!! :(

    capsuladecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!