{Resenhando #116} Uma questão de segundos - Harlan Coben

Uma Questão de SegundosTítulo: Uma questão de segundos
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
*Livro cedido pela editora para resenha
Uma Questão de Segundos - Mickey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morreu em um acidente de carro e a mãe acabou internada em uma clínica de reabilitação. Forçado a morar com seu tio Myron, Mickey descobre que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la.
Uma das poucas pessoas que podem ajudá-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Será que o homem mentiu e Brad Bolitar ainda está vivo?
Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso.
Nesta sequência da série iniciada com Refúgio, Mickey precisa correr para proteger aqueles que mais ama, ainda que não saiba exatamente quem é o inimigo.

Sempre quando um gênero consegue me conquistar, ainda mais sendo um gênero que não sou habituada a ler, eu fico perdida de tão maravilhada. Isso costuma acontecer bastante com os livros publicados pela Arqueiro. O autor, mais uma vez, fez-me ter uma experiência pra lá do que eu estava acostumada. E não, isso não é uma coisa ruim. Pelo contrário, se as coisas continuarem assim, tenho quase certeza que Coben passará a viver mais e mais na minha estante. COMO NÃO AMAR? Bom, cortando desde o início a minha loucura fangirl, vou contar pra vocês o porque de, Uma questão de segundos, me desnorteou completamente. 

Mickey está começando a entrar nos eixos com o tio. Mesmo não tendo uma relação íntima, eles se respeitam a ponto de poderem conviver em paz na própria casa. Mas inversamente com o que acontece com o tio, a vida dele não está em paz - e provavelmente vai demorar para voltar a ser pacífica. 

O Abrigo Abeona está de olho nele. De início ele não sabe o motivo e começa a investiga-la pra saber. Como por exemplo no primeiro livro, quando Dona Morcega, uma velha conhecida por ser uma espécie de "bruxa" da cidade, fala para o protagonista que seu pai não morreu. Desde então ele passa a procurar por respostas, mesmo não tendo quase nenhuma noção de como encontra-las. E tem mais: quanto mais respostas ele encontra, menos tudo faz sentido e muitas coisas são colocadas a prova. Como por exemplo, sua família. 

Quando um assalto atinge a casa de Rachel e tira a vida de sua mãe, ele teme que tal ato seja alguma obra do Abrigo Abeona. Alguns pontos do acidente também parecem não se encaixar e ele -junto com Colherada e Ema- passam a tentar descobrir o verdadeiro assassino. Mas como tentar descobrir quando ninguém é confiável e você passa a desconfiar até da própria sombra? 

Mais uma vez a história do Harlan Coben me deixou desesperada. Eu mergulhei na história de cabeça sem pensar duas vezes. E de novo a leitura foi ágil e uma delícia. O desenvolvimento de Harlan é único, e você passa a perceber que isso realmente é uma marca dele. A destreza com que é exposto os acontecimentos, bem como a construção dos protagonistas e do enredo, são a resposta do porquê o autor faz tanto sucesso mundialmente. 
Devo confessar que sempre quando inicio uma leitura dessa série do Mickey, chego com a impressão de que vai ser algo mais infantil e bobo. Principalmente porque o protagonista tem apenas 15 anos, ou seja, muito da ação peca por aí, pois o autor fica limitado. Mas pela segunda vez eu pago a língua e digo que é amedrontador. Não tem nada de infantil. A história te convida para entrar em desespero e torcer pelo bem dos personagens - mesmo que muitos dos acontecimentos te fazem duvidar muito disso. 

Só posso recomendar mais uma vez que vocês leiam Harlan Coben. Se você acha que não vai gostar porque não é o seu gênero, pode ter certeza que não vai existir autor melhor para mudar a sua mentalidade. Porque eu repito: Se eu, uma romântica absurdamente apaixonada por Nicholas Sparks, me entrego completamente aos encantos de Coben e amo, você também pode amar! 
"Você precisa saber de uma coisa, Mickey. Sempre há um preço a pagar quando você mente. Quando introduz uma mentira em um relacionamento, mesmo com a melhor das intenções, ela sempre fica lá. Sempre que você está com essa pessoa de novo, a mentira também se faz presente. Pesa em seus ombros. A mentira para o bem ou para o mal sempre estará com você. Será sua companhia constante."
Classificação:


Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado!
Gostou? compare e compre aqui.

Beijos,
Mar!

11 comentários

  1. Eu ainda não li nada do Harlan Coben, mas depois dessa resenha, vai ser difícil eu não querer ler os seus livros hahaha Eu adoro livros de mistérios, que deixam o leitor louco para saber o que realmente aconteceu com tal coisa, e, vendo sua resenha, isso fez com que eu me interessasse pela a obra. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. A questão é: quem não gosta de Harlan Coben? Ele é tipo, um dos reis do suspense. Nunca li Uma questão de segundos, mas tenho Desaparecido para sempre e não tenho nem palavras para descrever o quanto eu amei esse livro <3

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro do Harlan Coben mas já tenho dois aqui na minha estante, confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro do autor, porém já entrará para a minha lista de livros que desejo do Harlan!!!

    ResponderExcluir
  4. já li muita resenha dos livros do autor mas ainda não li nenhum livro dele, gostei da sua resenha e fiquei curiosa pra ler já que todas que leio são positivas.

    ResponderExcluir
  5. Já tentei ler Harlan Coben e desisti.... não sei se estava num dia ruim, mas a questão é que achei tudo chato: personagens, narrativa, diálogos... Tentarei de novo, só não sei qdo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mar. Eu adoro livros com teor de suspense. Porém, ainda não li Harlan Coben, apesar de vários bons elogios. Adquiri o livro O Inocente do mesmo autor e pretendo lê-lo em breve. Caso goste partirei para esse livro resenhado que parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Também sou uma apaixonada melosa pelos livros de Nicholas Sparks, e assim que tive o primeiro contato com Harlan Coben, fiquei completamente fascinada, pois seus livros são de um gênero que não estou acostumada a ler. Tornou-se um dos meus autores preferidos <3
    Ótima resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ler o livro. O primeiro livro foi ótimo e eu não via a hora de sair o segundo, e agora com essa resenha, sinto que não posso perder mais tempo a começar a me aventurar em mais essa obra.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não conheço a escrita do Harlan Coben mas depois dessa resenha fiquei muito interessada nos seus livros, gostei bastante da historia e fiquei muito curiosa quero muito ler algo dele ainda esse ano !!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada do autor,mas estou doido para ler. Aliás, suas resenhas estão espetaculares. Doido para ler essa série deste renomado autor de mistérios.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Eu tenho dois livro do Coben se não me engano mas até agora não os li,mesmo morrendo de curiosidade.E eu também sou apaixonada por romances então as vezes procuro dar uma variada e me jogar num mistério policial.E as vezes eu evito livros com personagens jovens mas pelo que você falou essa característica não impede um bom desenvolvimento do enredo.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu só li Cilada do Coben, mas gostei bastante! Não fiquei tão interessada por esse por ser o segundo livro de uma série, mas vou deixar anotado, quem sabe acabo lendo... Esse autor é mesmo ótimo, eu leio mais romances, mas tem alguns livros dele que tenho muita vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!