{Resenhando #69} O Maravilhoso Agora - Tim Tharp

O Maravilhoso AgoraTítulo: O Maravilhoso Agora
Autor: Tim Tharp
Editora: Record
Páginas: 320

*Livro cedido pela editora para resenha
Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme.

Clarice Lispector já argumentava "O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?". Essa é uma pergunta para se pensar dias e dias a fio. Menos para Sutter, o galinha autoritário. Para ele, o importante é viver. Viver o momento. Viver o Maravilhoso Agora.

Sutter é um idiota. Digo isso não porque está na sinopse ou já adiantaram no livro, mas por pura observação pessoal minha. Ele não sabe medir consequências - e pelo jeito nem a quantidade de bebida. 
A construção do seu personagem deve ter sido bem fácil mas ao mesmo tempo complicado. Essa é a cabeça dele. Não estuda, só se importa em viver o momento e beber. Acho que nunca encontrei um personagem que bebia tanto quanto Sutter. Em todas as páginas tem algo como "E então bebi", "Estava realmente bêbado", "Peguei a minha garrafa", ou "Passa meu uísque ai". Ele não passou uma página inteira sóbrio. Sempre estava bebendo. Tudo bem, tudo bem, faz parte das características dele. Mas o autor exagerou na dose (literalmente). Além de tudo isso, ele tem um certo problemas com mulheres. Não consegue ficar em um relacionamento duradouro porque nunca "cumpre" a expectativa das mulheres. Simplesmente não consegue lidar com a mente feminina e a julga "complicadíssima". Mas não é fácil entendê-lo também.
Acho que foi um personagem realmente marcante na minha vida, mas não positivamente. O autor construiu uma mulher - com todos os problemas- no corpo de um rapaz. Só mudou algo como ter uma pinta de bad boy e a mentalidade de um garoto imaturo que não consegue enxergar o lado real das coisas. Não encontrei crescimento nenhum durante a narrativa.

Do outro lado temos Aimee. Uma doce garota que estudou alguns anos com Sutter mas ele nunca a notou. Agora no último ano, eles se aproximam desde que ele acorda (depois de uma noitada de boas bebidas) em um jardim de uma família desconhecida e ela o encontra enquanto está fazendo seu trabalho - entregando jornais.
Não vou dizer que amei a personagem. Ela também não teve todo o seu lado ruim mas a achei muito vulnerável em relação ao Sutter. Para falar a verdade, ela é vulnerável em relação a todos - ta aí um dos motivos para o Sutter querer chegar e mudar a vida dela, bancando uma de herói. Mas como o livro é contado inteiramente pelo mocinho em questão, acabamos criando um sentimento complicado e uma imagem de fragilidade em relação a ela.

Fiquei um pouco irritada com a forma que o casal foi criando intimidade. Na verdade, hora nenhuma os reconheci como um casal. Eles não tinham aquela química, sabe?
O enredo é muito bem formulado e a leitura flui rápido (Estava precisando de um livro assim). A primeira vez que vi a sinopse e a capa imaginei uma história onde o mocinho descobre um outro lado a partir da mocinha, mas O Maravilhoso Agora apresenta o contrário. Aimee muda por Sutter. Não é uma mudança toda ruim. Ela só se torna diferente do que era. 
"-Não importa. Nunca é demais pedir desculpas. Nem ligo se foi ela que fez algo de que você não gostou. Vai lá e peça desculpas. É o sacrifício. Sempre demonstre que você a ama."
No entanto, não achei um livro ruim. Recomendo sim para aqueles que querem conhecer uma história diferente mas sem muita mudança ou reflexão. 

Classificação:
HeyHey!
Este livro já virou filme. 
Confira só o trailer:

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar ai em baixo!
Beijos,
Mah!


33 comentários

  1. Nossa Marcela, você já leu este livro?rs
    Tenho muita vontade de lê-lo desde que lançou. Ele parece ser ótimo.
    A capa sem dúvida é linda.
    Me desanimou saber que o casal não tem aquela química, acho que num livro é essencial sentir isso né.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela :)

    Esse livro despertou demais a minha atenção, porém confesso que tudo o que você disse sobre ele me desanimou bastante. Casal sem química é pior que Química na escola (hehehe). Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcela! :)

    Eu estava com muita vontade de ler esse livro, ainda mais depois que vi o trailer do filme. Sua resenha me desanimou um pouquinho. Não que isso seja algo ruim, pelo contrário. Adoro ler resenhas que fogem da mesmice e que contam o que realmente acharam do livro, independente de terem sido cedidos para resenha ou não.

    Fiquei triste porque você destacou pontos não tão bons do livro que eu realmente considero importantes para uma boa narrativa.

    Vou ler o livro e depois volto aqui pra te contar o que eu achei dele ;)

    Beijos e parabéns pelo blog, ele é muito lindo! *-*

    http://fofocasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro não é pra mim mesmo. Se lesse tenho certeza de que ia odiar os protagonistas pela personalidade deles.
    Achei um romance meio diferente, mas que não ficou legal.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com muita vontade de ler esse livro, ainda mais depois que vi o trailer do filme (quero deixar claro que não sou fã cega da Shailene)mas confesso que a resenha me desanimou um pouquinho. Gostei da sua sinceridade, e isso não afetou minha vontade de ler 100%, mas afetou! hihihhi
    QUE BRILHE A SUA LUZ

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcela !
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e se eu fosse comprar só pela sinopse acho imaginária um livro totalmente diferente do que você resenhou, como você, também acharia que a mudança seria em relação ao Sutter. Mas, mesmo sendo um livro diferente do que imaginária ser pela sinopse eu gostei dele, e compraria!
    Ahhh, ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei muito bem o que pensar desse livro rs Quando li a resenha, comecei a pegar uma antipatia pelo Sutter. Assim, o modo como você o expôs, me deixou com raiva dele hahah mas ok.
    Mas então, assisti ao trailer e fiquei SUPER curiosa para ver o filme, ainda mais por causa da Shailene...Talvez eu assista ao filme antes de ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Ah eu gostei do livro. Fiquei mega curiosa para assistir o filme. E a capa é linda!
    Beijos Marcela.

    ResponderExcluir
  9. Marcela, espero muito desse livro, Não sei quando vou lê-lo mas espero que seja breve, sua resenha foi negativa, mas mesmo assim acredito que o livro vá me agradar, em breve estarei assistindo o filme para descobrir um pouco mais sobre essa história

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa linda e a sinopse me chamou atenção, mas pelo que disse da história e do casal sem quimica me desanimei pra ler .

    ResponderExcluir
  11. Eu vi esse livro ontem na livraria, achei a capa linda, mas como tinha ido lá apenas para comprar Aristoteles e Dante me concentrei bastante para não levar mais um...
    Devo dizer que houve uma epoca da minha vida ou ainda há... que me indentifico bastante como personagem principal... o que me faz pensar que eu posso ser um babaca e nunca percebi realmente isso ate agora, me passa a cachaça!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o filme e realmente não curti muito a história. Achei que poderia ser um pouco diferente no livro, mas vejo que a falta de química entre o casal é um ponto comum.
    Apesar da trama trazer uma abordagem um pouco diferente de outras no mesmo "estilo", simplesmente não senti empatia. Por isso, não pretendo ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Marcelinha, cada vez mais aprecio suas resenhas pela quantidade de informações que me dá sobre o que esperar do livro. Sem falar nas observações bem particulares e que tornam a resenha verdadeira, sincera, única. E divertida, claro!
    Não quero ler, não tenho paciência com personagens que não me convencem ou sem empatia, ainda mas um idiota assim, hahahaha.
    Beijoooo!

    Minhas novas resenhas, livros que amei (adorarei saber a sua opinião):
    Ler para Divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi! ^^
    Gostei muito da sua resenha. No entanto esse não é meu tipo preferido de livro/filme. Pode ser que eu venha conhecer a história em uma tarde à toa, mas não fiquei ansiosa em conhecer não.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente ultimamente estou evitando ler livros onde a personagem feminina é frágil e influencial, sempre detesto elas e passo a leitura do livro inteiro querendo bater nelas. Pelo sua resenha percebo que esse livro não é do tipo de livro que me agradaria, Aimee parece ser exatamente o tipo de personagem que não suporto, não sei se um dia lerei esse livro.
    Já tinha ouvido falar sobre o filme The espectacular now mas não sabai que era baseado num livro, quando li a sinopse dele no filmow não tive nenhum interesse em vê-lo então não acredito que um dia irei assisti-lo.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. OI Marcela tudo bem? Eu já tinha visto o filme e eu gostei bastante. Na verdade não sabia que era uma adaptação de um livro, agora fiquei mega curiosa para ler, mas vi que sentirei falta da narração da Aimee.

    Achei seu blog através da Pah do Livros & Fuxicos e amei. Se quiser conhecer meu cantinho sera super bem vinda.
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcela, estou ansiosa para conferir esse livro sem contar essa capa que me chama a atenção desde que vi a Record anunciar que ia lançar.
    http://quererdelivros.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela, eu só assisti o filme e não gostei, pelos mesmos motivos que você citou na resenha. O casal não tem química e a Aimee mudou por ele, não achei legal, até porque no começo ela é uma menina tão amorzinho "/. Já que o livro é a mesma coisa não lerei.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar desse livro, nem do filme, mas acho que leria, adoro bad boys que depois viram mocinhos hihi

    ResponderExcluir
  20. Tava até animada pra ler esse livro mas já me desencantei..não gosto de personagem assim =S e esses com certeza não vão me ganhar :/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar no filme e no livro também!Confesso que achei o tema tão infantil que não me deu vontade de ler o livro,pois não me simpatizei com Sutter e Aimee(que parece ser uma tonta).Na realidade acho praticamente impossível pessoas tão distintas se relacionarem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá acho que vc pegou ódio do livro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que vou ver o filme pra ver se vale a pena a leitura ;)

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcela!
    Eu sabia da existência do filme, mas nem sabia que tinha sido inspirado em um livro antes do lançamento aqui no Brasil kkk
    É uma pena que o casal não tenha química e eu esperava que ele mudasse durante a história :(
    Acho que vou assistir primeiro para ver o que eu acho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Pela sua resenha não me empolguei muito para ler o livro, porém vou assistir o filme... Vai que mudo de opinião né?! Gosto muito da atriz vai que cola rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu já assisti o filme, mas não sabia que tinha o livro...
    Fiquei com vontade de ler o livro agora, mesmo já tendo assistido o filme. Eu achei a história bem bonita, e acho que o livro é melhor. Só é uma pena que o casal não tinha química :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha! Não conhecia este livro, e o enredo parece ser diferente, mas não não me interessei muito pela estória. É muito chato mocinhas muito vulneráveis e casais sem químicas nos livros, mas gostei de saber que a leitura não é totalmente ruim, parece ser bem leve. Vou ver se algum dia dou uma chance! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Olha, já não tinha vontade de ler este livro e agora, depois das varias resenhas, destacando os vários pontos negativos, tenho menos vontade ainda. Li a sinopse e já coloquei na cabeça que o garoto era um idiota, aí vem vc e confirma ;) hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  28. Esse livro parece meio que retratar a realidade que esta acontecendo com os adolescentes de hoje em dia, só pensam em bebidas e coisas do tipo. Muitas vezes eles não mudam por nada, nem por ninguém, mas o que me deixou com uma vontade de ler foi pelo fato dela mudar por ele, e não ao contrário.

    ResponderExcluir
  29. Eu estava com bastante vontade de ler esse livro. Mas aí eu fui assistir o filme antes e achei o filme bem chato. Não gostei da Aimee nem do Sutter, achei os dois muito chatos.
    Estava com vontade de ler o livro para saber se era bem diferente do filme, mas acho que não é muito diferente não, então nem vou ler =/
    Bjss

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser legal, mas eu não me senti fisgada pelo enredo da historia, ele não me interessou muito, pois achei meio fraquinha a sua historia, mas quem sabe mais para frente eu mude de ideia.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  31. Só descobri a existência do filme depois que começaram a falar sobre o livro recentemente e fiquei muito curiosa para conferir ambos. Mesmo que não seja um livro que vá mudar a vida dos leitores, tem bem jeito de ser uma leitura leve e gostosa, para dar uma folga aos assuntos da rotina!

    ResponderExcluir
  32. Se fosse olha esse livro apenas pela capa, não o leria, mas, depois que vi do que se trata, passei a olha-lo com outros olhos. Essa questão de uma personagem ser cachaceira em mode hard também me incomoda um pouco. Mas o que me chamou a atenção foi essa inversão de papéis que o autor se propôs, ao transferir a mudança de comportamento para a mocinha e não para o rapaz inconsequente. Se tiver oportunidade, darei uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  33. Adoro personagens pinguços; eles sempre arrumam muita confusão. Pela capa eu não compraria, mas me animei com a história depois de sua resenha. Apesar de você não ter gostado tanto do livro, eu leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!