{Resenhando #73} Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Princesa AdormecidaTitulo: Princesa Adormecida
Autor: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (super protetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
No momento que você pega um reconto de alguma princesa - ainda se for sua favorita, como neste caso - uma paixão imediata já nasce em você e te faz querer conhecer a história e o que uma autora poderá acrescentar para completa-la ou aperfeiçoa-la. Quando juntei isto mais o fato do livro ser escrito pela Paula Pimenta - uma autora que até então só ouvia elogios mas nunca tive a oportunidade de ler- decidi compra-lo. Dizer que foi o que eu esperava é mentira. Mas afirmar que eu odiei seria uma mentira maior ainda.

Anna Rosa cresceu no Brasil morando com seus três tios super protetores. Seus pais morreram quando tinha quatro anos e até então foi criada por eles. Não tinha muitos amigos, pois estudava em casa, e no momento em que entrou no internato só para garotas aos doze anos, não podia brincar na casa delas aos fins de semana. A regra principal era: Não fale com estranhos e não conte para ninguém a história que contávamos para você quando era criança.

"A história" é simplesmente o que aconteceu e estava acontecendo na vida de Áurea Bellora, um membro da família real. Áurea é Anna. Anna é Áurea. Seus pais moram na França após um incidente que provocou a consequência que mudou suas vidas até então: A mudança de Áurea para o Brasil. Acontece que Marie Malleville, uma ex amiga da família, nunca aceitou o casamento dos pais de Áurea, pois era apaixonada pelo seu pai. No momento que descobriu que estavam esperando uma criança, colocou na cabeça que iria sequestra-la e destruir a família. Assim foi feito no dia do batizado de Áurea. Mas o plano não deu certo pois Filipe, um garotinho de quatro anos, dedurou-a para todos e ela foi pega no flagra. Amedrontados com a insistência vindo de Marie, seus pais decidiram deixar Áurea nas mãos de seus três tios e mandaram-na para o Brasil (país natal de sua mãe). A filha foi dada como morta no reino. 

Em toda sua vida sempre aceitou as ordens pensando que era a maneira dos tios demonstrar que a ama e também porque se achava um fardo para os mesmos, e sabia que se algo acontecesse, tudo ia piorar. Os anos se passaram e ela começou a perguntar-se se não estava bem "grandinha" para viver e sair na hora que bem entendesse.

No seu décimo sexto aniversário, foi pela primeira vez em uma boate com suas amigas (escondida de seus tios) e acabou se divertindo. Como era amante da música, ficou fissurada quando viu a DJ Cinderela (uma de suas maiores ídolas) tocando.  Em sua homenagem, a DJ tocou uma de suas músicas preferidas e trocaram os telefones para Anna Rosa ficar sabendo onde seriam as próximas boates que a "Cinderela" passaria. No momento em que chegaram de volta para o colégio, seus tios deram uma baita bronca e decidiram que Anna poderia sair aos finais de semana, mas só se voltasse no máximo as 22h e que não arrumasse um namorado até completar os dezoito anos. 
Tudo poderia dar certo se no dia seguinte seu telefone não tivesse recebido uma mensagem de um estranho chamando-a de "Princesa" querendo puxar conversa. E, claro, se ele não fosse um fofo e Anna não acabasse se apaixonando por ele. Seu nome? Phil.  

É tão engraçado a maneira como cada pessoa pode alterar uma história. Paula Pimenta soube fazê-lo de tal forma que fica na cara seu dom para a escrita. Ela sabe escrever. E a leitura foi tão boa que durou apenas três horas. Mas ao mesmo tempo, não fiquei satisfeita com o desfecho, ou até mesmo com a história em si.

Uma ideia de trazer a princesa para a atualidade pode parecer fácil mas não é. Digo isso não por experiência própria (quem dera), mas porque dá pra perceber todo o empenho da autora em cada página. Porém, muitas coisas ficaram sem respostas e aconteceram de uma maneira previsível mas errada.

Conhecem aquela história de adorar o enredo e a proposta mas ficar insatisfeita com a maneira que foi contada? Acho que isso explica exatamente o que eu senti lendo Princesa Adormecida. 
Exemplo: Anna sempre foi regrada rigidamente para nunca falar com estranhos. Nunca mesmo. Mas na hora que um estranho começa a conversar com ela por mensagem, não há qualquer receio. Ela conversa como se nunca tivesse recebido ordem nenhuma. Claro, não dá informações pessoais, não tenta conversar demais, mas mesmo assim! Se uma pessoa passa dezesseis falando que não, como uma pessoa não fica receosa na hora de fazer o ato?

Bom, mas depois de tantos fatores divergentes, vamos combinar: A editora caprichou nesta edição. A capa é maravilhosa tais como as páginas. Existe balão de conversa entre os dois, balão de chat pela internet, pedaço de papel (sabe quando trocamos bilhetes nas aulas, meninas?) e cartas. Cada um com uma diagramação diferente! Show!
Aqui estão os balões de conversa
Aqui são os bilhetes trocados na aula
Recomendado para aqueles que curtem recontagem de contos de fadas, amores virtuais e uma leitura rápida.
Classificação:
Este livro fez parte da Maratona #EUSOUDOIDEIRA e para completa-la, deveríamos escolher uma música para cada livro lido.
Música escolhida:
Need you Now - Lady Antebellum

 Said I wouldn't call
but I lost all control and I need you now 

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado.
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar.
Beijos,
Mah!




29 comentários

  1. Hahaha.... Não sei se me empolguei com esse livro, mas ele me ganhou pela diagramação..
    Ps: eu tambem trocava bilhetes na sala!!! ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei com que opinião fico deste livro pois já vi resenhas negativas e resenhas positivas ,e isso está me deixando confusa para saber se devo ler . A diagramação me empolgou bastante,achei super legal esses balões de conversa e pedaços de papel de bilhete . Estou na dúvida se vou lê-lo por agora ou não,mas ele ainda está na minha wishlist .

    ResponderExcluir
  3. A escrita boa da autora me deixou curiosa pra ler, mas teve esses pontos negativos que diminuíram minha vontade.
    Conheço e muito essa história de adorar o enredo e a proposta mas ficar insatisfeita com a maneira que foi contada, o livro tinha tudo pra ser bom mas decepciona.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  4. O livro realmente parece ter uma edição bastante caprichada mas a história não me deixou interessada em lê-lo, para mim o livro não basta ter uma premissa interessante, o autor tem que saber conduzir de maneira condizente a história sem acabar caindo em contradições.

    ResponderExcluir
  5. Adoroooo os livros da Paula tenho todos..mas esse ainda não li..não demora muito e esse vai ser lido também :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcela :)

    Concordo demais com a sua opinião e achei o mesmo do que você a respeito do livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sei se esse tipo de livro faz o meu estilo. Eu não posso falar nada porque eu não li, mas me parece que é bem romancezinho-adolescente-previsível. Sei lá...

    ResponderExcluir
  8. Este tipo de livro nao faz meu estilo,principalmente quando as coisas ficam sem resposta(gosto de todas elas respondidas).Nao tive empatia pela personagem principal e a achei bem sonsinha!

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro.
    Ele parece ser um reconto lindo.
    Queria ler também, porque nunca li nada de Paula Pimenta, queria começar com ele.
    A diagramação parece estar ótima também.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada dela, mas parece-me um livro surpreendente, principalmente porque eu amo recontos de fadas, e mesmo ela não sendo minha princesa favorita eu quero muito ler!

    ResponderExcluir
  11. estou looouca para ler este livro, me parece um reconto incrível e bem conduzido. Em breve vou ler. :D

    http://leituradecabeceirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcela tudo bem?
    Eu li Princesa Adormecida em uma sentada é uma leitura muito gostosa e foi meu primeiro contato com Paula Pimenta, então amei!

    Como eu amo releituras, ficou tudo melhor! Pretendo continuar acompanhando o trabalho da autora e a série!

    Ah achei seu blog através do Livros y Viagens da Aline amei e já estou seguindo, se quiser conhecer meu cantinho também sera super bem vinda.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curiosa, para ler alguma coisa da Paula Pimenta. Mesmo esse livro ter um enredo meio parecido com os que já tem, eu ainda gostei. A história parece ser boa, e já fiquei mais interessada, só é uma pena não ter sido bem contada :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Já li muitas resenhas sobre este livro e, em todas elas, as pessoas sempre falam deste fato, da personagem conversar com um estranho mesmo tendo recebido tantos conselhos para nunca fazer isso! Também acho estranho isso rs
    Gosto muito de releituras e fico curiosa para conhecer essa estória, um conto de fadas nos dias atuais. Achei uma pena a autora ter criado um bom enredo, com uma boa forma de escrever mas não ter criado o desenrolar certo. Mesmo assim, acho que leria, parece ser uma leitura leve e estou gostando deste tipo de leitura ultimamente. :)
    Adorei a resenha, parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcela!
    Nossa, esse livro tá sendo muito falado, e fiquei doida pra ler porque só vejo resenhas positivas. Me empolguei pra ler logo pela capa, porque a capa é fantástica, e amo a escrita da Paula Pimenta, então achei que seria a escolha certa. E realmente parece ser uma edição caprichada mesmo! E entendo bem a sua insatisfação, até agora você foi a única que eu vi falando sobre isso. Mas apesar de tudo, eu amo histórias principesca, e acho que vou amar essa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu li este livro e fiquei completamente apaixonada. Eu amo releituras dos clássicos e ainda mais de contos de fadas a afeição é instantânea.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não li nada da Paula Pimenta ainda, mas venho acompanhando resenhas bem elogiosas. E outra coisa que chama a atenção são esses "ups", releituras, dos contos... mas, bem lá no fundo, apesar de amar, tenho medo de que façam meleca com as histórias.

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela!!
    Já li alguns livros da Paula, e gostei muito. Este esta na minha listinha. A editora sempre arrasa na diagramação né? Eu amo isso deles.
    Espero ler logo, e gostar né? Beijos

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar MUITO desse livro, e da Paula Pimenta também, só elogios que escuto sobre os dois. Quero muitoooooo ler esse livro, pretendo comprar na bienal ele e muitos outros da Paula. Achei muito divertida a história da Princesa Adormecida.
    Espero poder ler logo e dar minha opinião pessoal sobre ele.

    ResponderExcluir
  20. Eu acabei de ler esse livro e achei super fofo, um pouco pré-adolescente demais, mas super fofo. Mas a Anna ficar conversando com uma pessoa que ela não conhece, também me incomodou. Não foi a melhor leitura do ano, mas não foi uma leitura ruim.
    Acho a escrita da autora ótima e acho que por isso valeu a pena =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Sei como é quando a proposta do livro é ótima, mas o desfecho fica péssimo... É decepcionante mesmo. Mas eu fiquei bem curiosa para ler esse livro porque nunca li nada da Paula Pimenta e pretendo começar por esse.A capa está linda e os balões de conversa ficaram bem diferentes (:

    ResponderExcluir
  22. Eu tbm amei essa capa, por dentro pelo jeito deve ser lindo! Tenho receio de ler esse livro por conta de várias resenhas negativas.Mais quero muito ler, quero por eu mesma dar minha opinião sabe rsrrs. Esse livro me chama :p

    ResponderExcluir
  23. Para começar vamos falar sobre essa música que é perfeita *-*. Amo need you now e ela apareceu no momento certo. ganhei o livro recentemente e espero ler o mais breve possível, a sua foi a primeira resenha que leio e me agradou. Acho que vai ser uma leitura na qual eu vou sentir prazer.

    ResponderExcluir
  24. Que pena que o livro não foi tudo o que você esperava, eu ainda não li ele, mas pretendo ler, a leitura parece ser gostosa, eu adoro contos de fadas, não li nenhuma releitura, mas irei ler em breve, gostei da sua resenha.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ai, esse livro <3
    Confesso que essa vibe de contos de fadas ainda não passou para mim e somado ao fato de que só conheci a fabulosa escrita da Paula recentemente, já dá pra imaginar o nível de loucura que estou para ler este livro! Essa edição parece linda demais! Um encanto!

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li nada da Paula Pimenta, mas tenho vontade, pois só escuto elogios em relação aos seus livros. Também achei a premissa da releitura de "Bela Adormecida" super interessante. Mas acho uma pena que houve esses pequenos deslizes durante a história. Pelo menos não foi de todo o ruim.
    Gostei bastante dessa diagramação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Oi Mah!
    Eu já li as duas séries da paula Pimenta e gostei bastante, então estou bem curiosa sobre esse livro. deve ser difícil mesmo adaptar para hoje a história da Bela Adormecida e isso só me deixou mais curiosa. Uma pena que ela tenha deixado passar algumas coisas, mas ainda assim quero ler...
    Beijos
    Ps: Estou adorando as músicas que você escolhe!

    ResponderExcluir
  28. Adoro releituras de conto de fadas, mas não gosto muito da autora. Mas, como o gênero me agrada, talvez eu dê uma oportunidade. Não crio muitas expectativas; deve ser um bom livro apenas para ler entre outros mais densos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  29. Oi! ^^
    O meu problema com esse livro foi que eu acabei esperando muito dele, não faço isso normalmente, e acabei me decepcionando. No início já dá pra ter ideia de como será o final e eu não gosto muito disso. Gosto de tramas com reviravoltas.
    O livro não é ruim. É uma leitura agradável e passei bem o tempo lendo-o. O jeito diferente e dinâmico que ele é escrito ajudou bastante.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!