{Resenhando #75} A Bandeja - Lycia Barros

Título: A Bandeja
Autor: Lycia Barros
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
*Livro cedido pela editora para resenha
Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais.Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, uma frequentadora assídua de festas e chopadas que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias e os professores não parecem comprometidos.Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico – ou Rico –, um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico é seu professor de linguística e se interessaria por ela também.Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida inteira.Ao mesmo tempo ela começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que Angelina aceita seus presentes, eles se transformam em feras e desaparecem numa floresta.Primeiro volume da série “Despertar”, A bandeja é um romance arrebatador que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência e deve trilhar de novo o caminho do amor verdadeiro e de Deus.
Preparar-se para ler um livro que é tão bem falado talvez seja uma das coisas mais difíceis. Bate aquela insegurança de não gostar do que vem a seguir e aquele sentimento de "sou diferente do mundo" porque precipitadamente você já sabe que vai desgostar. No entanto, eu não estava preparada para A Bandeja, e, o que aconteceu quando o li talvez não tenha mudado apenas a minha visão do livro em si, mas sim a minha visão de mundo.

Angelina vem de uma família com princípios éticos e morais indiscutíveis. Cristãos de todo o coração, seus pais acabam protegendo-a e criando uma imagem absoluta de certas coisas na cabeça da filha única. Mas tudo isso se modifica quando, aos 18 anos, Angelina muda-se para o Rio de Janeiro, onde começará a cursar a tão sonhada faculdade de Letras. 

Pura e de um coração grande, Angelina assusta-se ao chegar na república e perceber que sua colega de quarto não é lá muito organizada/higiênica mas também pelo fato da mesma, usar drogas e adorar uma noite badalada com muita bebida. E, para piorar, seu professor de Linguística, Rico, não é velho tampouco feio. Ele é uma tentação para todas as alunas e balançará o coração de Angelina como nunca. Mas o que ela descobrirá depois é que também balançou o coração do professor.

Rico é professor de 27 anos que acaba conquistando o coração de todas as alunas onde passa. Possuí um grande coração mas ao mesmo tempo sérios problemas pessoais. No momento em que conhece Angelina, percebe o diferencial da nova aluna e acaba se apaixonando por ela. Contudo, certos empecilhos acabarão tornando este relacionamento conturbado e até um certo momento impossível.
"[...] a vida é assim mesmo. A gente sempre almeja aquilo que nos parece inacessível."
A medida que o relacionamento vai "engrenando", Angelina começa a ter sonhos intensos com bandejas e animais ferozes. No desenvolvimento da obra, ela tenta descobrir o significado daquilo pois sempre fica cada vez mais difícil de entender, mas ao mesmo tempo ela sabe que tudo são sinais. Mas o que tudo isso representa?

Angelina é apresentada a um mundo totalmente novo no momento em que começa a frequentar o novo ambiente e é nítida a diferença de comportamento no decorrer da narrativa. Rico acaba apesentando-a a um novo mundo, onde em Petrópolis, sua cidade natal e na vista dos pais, ela demoraria a conhecer. 

A Bandeja possuí diversos pontos positivos, mas se me pedirem para destacar apenas um, com certeza seria: A Fé que move Angelina. É algo tão mágico que acaba nos afetando de uma maneira tão singela e singular. Isto com certeza torna-o um livro único. 
Mesmo que em certas partes, essa Fé tenha se distanciado da personagem, era evidente que ela continuava ali em algum lugar, esperando o momento certo para confortar o coração da nossa protagonista.

Os personagens são todos muito reais, e Lycia apresenta-os de uma maneira que não mostra apenas o lado bom de cada um, mas sim ambos os lados, e talvez isso tenha sido outra coisa que eu admirei na escrita da autora. Angelina por exemplo, possui todos os sentimentos conturbados e intensos das adolescentes. Algum momento você irá perceber a semelhança entre si mesmo e os personagens que constroem a história.

Posso afirmar que a autora escreve com o coração. Certos livros te conquistam passageiramente, e outros acabam fazendo parte de você. E quando isso acontece, você sabe. Será pra sempre. Em A bandeja você se entrega e Lycia renova sua fé em um romance digno de atenção trazendo acima de tudo, paz e leveza ao leitor quando fechamos o livro pela última vez.
"Às vezes, me pergunto por que o homem é o único ser fascinado pelo sofrimento dos outros da mesma espécie."
Recomendado para quem gosta de um livro com um romance leve, mas ao mesmo tempo com mensagens tocantes e metáforas inteligentíssimas, e com certeza: para aqueles que acreditam em Deus e possuí uma Fé tão grande quanto a dos personagens, senão você realmente não irá querer continuar a leitura. :/

Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado.
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar.
Beijos,
Mah!




28 comentários

  1. Oi Mah!
    Gostei muito da sua resenha e me interessei bastante nesse livro. Não sabia que ele era assim, com uma temática desse tipo, e eu gostei muito mesmo.
    Abraços! Blog Saphiy
    Divana.

    ResponderExcluir
  2. OI Marcela... gostei bastante da sua resenha... apesar de ser positiva me fez perceber que não quer ler o livro... accho isso tão ironico... mas talvez todo esse lance de fé tenha me afetado de um modo não positivo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela!
    Então, já li muitas resenhas deste livro, e toda vez fico dividida. Tenho uma impressão que não irei gostar, mas TODAS as resenhas que eu li, foi falando super bem do livro. Ai eu fico nesse impasse. Não se leio ou não... Se eu tiver a oportunidade de ter acesso a este livro, acho que irei decidir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelinha
    Não sei se o livro tem conteúdo cristão apenas, com foco na fé, ou se puxa para o católico ou evangélico. O bom é que passa uma mensagem forte e faz refletir.
    Gostei da proposta, porque é bem como a nossa vida, acabamos encontrando situações que são bem diferentes e elas fazem parte do processo de amadurecimento. Choques culturais e de relacionamentos estão nos ingredientes, é preciso ser seguro e ter a mente aberta para não incorrer em preconceitos e julgamentos sem conhecer a história de vida dos outros. Tolerância e respeito são palavras de ordem.
    Adorei a resenha e o livro está na minha lista.
    Beijo!

    Minhas novas resenhas, sua opinião é sempre muito bem-vinda:
    Ler para Divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui me interessando quando vi que envolve o cristianismo. Sou cristã, mais especificamente evangélica, mas não importa :D. Achei o livro bem diferente dos outros de romance, justamente por tratar desse tema, vou gostar muito de ler.
    Amei a resenha! Bjocas.

    ResponderExcluir
  6. Sei como é o sentimento que se senti quanto não se gosta muito de um livro que todos amam pois isso já aconteceu muito comigo. Quero muito ler esse livro, ultimamente a maioria dos livros que são lançados nem citam Deus ou religião e quando citam é apenas para enfatizar que não creem por isso achei interessante que a protagonista seja cristã.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, oi Mar!
    Caraca eu fiquei em grande dúvidas se queria ou não ler esse livro, mas agora já tenho certeza que devo lê-lo o mais breve possível.
    O interessante desses livros que abordam religião é que eles são divisores de opiniões, e eu gostei bastante da sua!
    Amei sua resenha, muito bem trabalhada. A autora deve ter ficado feliz.

    Beijos
    Bárbara
    Toca dos Livros

    ResponderExcluir
  8. As vezes eu paro e penso: Meu Deus, quantos anos a Marcela tem mesmo ? Que resenha madura. Como você escreve bem. Olha, eu não tinha lido nenhuma resenha do livro, só a sinopse nos lançamentos e sua visão do livro me fez ama-lo. Fé, são poucos autores que conseguem trabalhar com este conteúdo. As vezes, alguns nos fazem odia-los por serem tão cegos. Te confesso que estou super curiosa para saber o que realmente Bandeja tem haver com o livro em si, com os sonhos. Mas ja sei, vou precisar ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcela, confesso que quando vi a capa desse livro, não me interessou. Logo me veio a mente aquele livro de romance meloso, chatinho e clichê. Ainda nunca tinha lido nenhuma resenha dele.Me surpreendi com o que li sobre ele, gostei bastante! E vou ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Essa história realmente parece boa. Com uma mensagem incrível e personagens super "reais" e humanos, a autora provou que tem capacidade e que pode escrever de forma sensível, acertadondo direito no coração do leitor.
    Esse livro deve fazer pensar e isso é um ponto muito positivo!
    Espero ter a chance de ler um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais da sinopse e da resenha do livro, parece ser um romance muito bom e é bom saber que esse livro retrata um pouco de fé coisa que não vejo em muitos livros.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Já seguia o blog mas é a primeira visitinha que faço aqui haha
    Tenho vontade de ler algum livro da Lycia, mas, como já falaram aqui, as capas dos livros dela são meio apagadinhas possamos assim dizer, o que acaba tirando essa vontade.
    Mas a sinopse está ótima! Parabéns.

    Beijos,
    http://cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho este livro e comprei pelas resenhas que li a respeito, mas infelizmente não foi tudo que eu imaginava, e eu achei a Angelina bem irritante as vezes... Mas adorei o trabalho da autora e pretendo ler todos os outros livros =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da Lycia, mas sempre li bons comentários sobre seus livros. Vc citou a fé que move a personagens e o que mais se lê nas resenhas é sobre isso, de como os personagens são reais com seus medos, crenças, alegrias...

    ResponderExcluir
  15. A personagem Angelina me lembrou de quando entrei na universidade...festas até dizer chega e o excesso de bebida junto.A protagonista parece ser bem meiga,mas nao compreendi muito bem como ela mudou muito,sem deixar sua fé de lado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Que linda sua resenha, gostei muito de saber que o livro mudou sua forma de ver o mundo e se tornou parte de você. Gosto muito de estórias que fazem isso com o leitor. Ainda não conhecia esta e fiquei curiosa. A personagem principal parece ser cativante!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Realmente é difícil está preparada para ler algo que é sempre tão bem falado. Todos que vejo falam muito bom deste livro mas, nada nele me atraiu, apesar de tudo, acho que não leria.

    ResponderExcluir
  18. Sabe quando você olha para um livro e já sabe que vai gostar? Pois é, aconteceu isso com A Bandeja. Assim que eu vi esse lançamento, fiquei curiosíssima para lê-lo. Confesso que não sabia do que o livro se tratava, mas achei um tanto polêmico um professor se apaixonar com uma aluna [ou uma aluna por um professor], mas, independente, gostei bastante. Só não entendi o porque do título. Li que ela sonha com bandejas e animais ferozes, mas ainda resta uma dúvida. Espero saná-la quando o ler. Parece que eu vou me identificar muito com Angelina, no que diz respeito a fé (:

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca tive muito interesse em ler esse livro, acho que a premissa não me chamou a atenção e acho o título estranho, não sei.
    Gostei muito da sua resenha, mas ainda não sei se vou ler, esse realmente não é meu estilo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Adoro romances entre professor e aluna então amoooo
    Essa capa não tinha me chamado a atenção
    Mais depois de sua resenha quero muito ler
    Vi que tem tbm uma mensagem de fé nele, com certeza vou gostar!!

    ResponderExcluir
  21. Este livro deixou em mim uma séria dúvida quanto a querer ler, primeiro eu imaginei que seria um livro bem desafiante, depois de ler algumas resenhas vejo que fala muito é fé e religião(seja lá qual for eu prefira não ler) porque acredito que isso interfere no andar da leitura. Mas super indico para pessoas que gostam de livros com essa temática!

    ResponderExcluir
  22. Mar, estou tentando ler alguns romances. Sim, tentando, esse não é meu gênero preferido e algumas leituras sã dificeis de prosseguir mas acho que esse não seria o caso de Bandeja, Me interessei pelo livro e espero lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece ser bem delicinha ^^
    adoro histórias assim leve e que a leitura flui e não fica aquela coisa arrastada!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas pelo visto o livro é muito bom, eu adorei a sua resenha, não li nada da autora, mas só vejo elogios, espero poder ler em breve.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  25. Confesso que não me interessei muito por esse livro. Ele me passou uma impressão de ser um pouco clichê e bem arrastado (posso estar enganado). Mas, um ponto que me chamou a atenção é essa questão da fé. São raros os livros em que vemos um autor trabalhar isso em suas obras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Oi Mah!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro e agora fiquei curiosa. Não lembro de ter lido algum romance em que os personagens fossem mais religiosos, mas esse parece ser um bom para me aventurar com o estilo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Que delícia deve ser esta leitura, nada como passar o tempo lendo (que é uma coisa excelente) e ainda preencher o coração com palavras lindas! De vez em quando, é válido renovar os pensamentos com uma leitura como esta!

    ResponderExcluir
  28. O livro não faz exatamente o meu gênero, mas, como é muito elogiado (inclusive por você), talvez eu dê uma oportunidade. Variar um pouco é sempre bom.
    Adoro livros que mudam nossa visão de mundo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!