[Mini Opinião] Série Garota ♥ Garoto

Olá gente!
Há tempos venho pensado em um post com a meta de apresentar todos os livros de certa série/trilogia de uma vez. Não uma resenha concreta, mas apenas uma opinião pequena que desenvolve a série. 
Como algumas novidades em relação a essa autora (o/) chegarão em breve no blog, tive a ideia de começar a colocar em prática com esta série que conquistou tão facilmente meu coração. Vamos lá?


A Série Garota <3 Garoto, publicada pelo selo Seguinte da Companhia das Letras, desenvolve-se a partir de um grupo de sete amigos, que cursam o último ano do colégio. 
Só citando isto, vocês já podem imaginar que é um clichê como todos os outros. Mas não é! A autora, do contrário de muitos escritores de New Adult/ Young Adult, expõe com uma linguagem fácil e real, todos os medos e os sentimentos dos adolescentes. 
São abordados temas como: pressão, relação pai e filho e novas experiências. Para vocês terem ideia da dimensão das histórias, falarei um pouco de cada livro.

Os personagens são: Sarah, Ashley, Donna, Cass, Jack, Ols e Rick. A maioria deles possuem um livro próprio, com exceção de Jack e Rick. Sarah por sua vez, possui dois livros: o primeiro e o último. Cada um deles possuem estilos próprios e problemas próprios também.

1) Nada é para Sempre (2012)
Em seu grupo de amigos, Sarah sempre foi a “boa menina”. Um pouco careta, talvez, mas aquela com quem todos sabiam que podiam contar. Isso até que ela conhece Joe - um garoto mais velho, lindo e sedutor - durante as férias em Barcelona e acaba perdendo a virgindade com ele. De volta à Inglaterra e à companhia dos amigos, Sarah tenta manter uma relação à distância com Joe, que está na faculdade. Ele demora para responder suas mensagens de texto, não telefona, parece estar sempre ocupado. Mas quando os dois se encontram Sarah tem certeza de que devem ficar juntos, então faz de tudo para que sua relação seja especial. Seus amigos, por outro lado, não estão certos de que o rapaz a merece. Sarah acha que tudo não passa de inveja, e os atritos começam a surgir.
No primeiro livro, temos como protagonista a Sarah. Este é o primeiro livro da série, ou seja, dá abertura aos outros livros também. Conhecemos os personagens e as primeiras intrigas. A autora abrange em Nada é para sempre, o tema de amor a distância, amor momentâneo e escolhas com consequencias desastrosas, mas principalmente: A ilusão da pessoa certa.

2) Dizem por aí (2013)
Ashley sempre foi a mais descolada da turma. Aquela garota que sabe o quer - festas e mais festas - e que, diferente das amigas, nunca gastou seu tempo sonhando com príncipes encantados. Mas tudo muda quando, um dia qualquer, ela vai ao cinema com sua melhor amiga e conhece Dylan: um garoto lindo, um pouco quieto, de olhos verdes e cabelos incríveis que acaba grudando na cabeça dela.Ashley só consegue pensar naqueles jeans justos, no ar meio desinteressado, nas pernas finas... O efeito é devastador. Mas cada vez que eles se encontram, Dylan tem uma reação diferente: quando estão sozinhos, se dão bem e conversam como amigos; quando se veem nas festas, o garoto a evita. Será que isso é só timidez? Ou na verdade ele tem vergonha de ficar ao lado de uma menina como ela? Será que, no fim das contas, ela é vista como uma garota fútil?Com esse vaivém, e sem saber como agir, Ash fica cada vez mais insegura e confusa, começa a tomar decisões erradas - quem já não saiu com um pensando em esquecer o outro? - e depois, como nunca tinha acontecido antes, se sente totalmente arrependida. Gostar de alguém de verdade estava sendo mais difícil do que parecia...
Dizem por aí trará a protagonista Ashley. Pra mim, é a mais legal da turma! Porém, do mesmo jeito, foi um dos livros que eu menos gostei. Mas vamos falar dessa maravilha chamada CAPA? é uma das minhas favoritas <33333 O Segundo livro traz como drama principal as angústias de quando se apaixona. Sabe aquele "Bem-me-quer-mal-me-quer"? Então, exatamente isso! Mais uma vez Cronin trabalha aquela história de escolha e consequência.

3)Três é Demais (2013)
Cass está entre as mais inteligentes da classe. Tem uma família carinhosa, amigos incríveis, um namorado lindo, um futuro brilhante. Sua vida é perfeita - ou pelo menos é o que parece.Seus amigos sempre deixaram claro que não aprovam seu namorado. Para piorar, seu melhor amigo se declarou para ela - e Cass não sabe como dizer não sem machucá-lo. Na escola, ela está uma pilha de nervos desde que fez a entrevista para tentar uma vaga em Cambridge. Sua confiança vai por água abaixo quando ela tira nota C num trabalho de política do colégio.Pouco a pouco, a vida de conto de fadas de Cass vai desmoronando, e ela terá que se esforçar muito para administrar os “pequenos” percalços que vão surgindo pelo caminho e ao mesmo tempo resolver seus grandes dilemas.
 Depois de ler a sinopse: você já viveu isso. Aquela pressão própria para ir bem nos testes, ao mesmo tempo que sua vida toma rumos inimagináveis. A história de Cass, que pode ter a sinopse mais sem graça, possui o contexto mais enigmático (em partes). Ela mantém uma relação com Adam, um homem três anos mais velho, porém ele não é o que podemos adjetivar como "agradável". Surge ai (SIM!) um triângulo amoroso, ou quase... Onde o final irá surpreender a todos, mas não agradará uma grande parte. A autora trabalha o conceito de Amizades sinceras, Namoros problemáticas e a pressão de final de ano. Junto com um grande toque de mudança.

4)Lições de Amor (2013)
Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra.Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela. Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.
É tão bom ver livros onde a mocinha tem que aprender a amar. Sendo Donna então, fica tudo melhor. Lições de Amor retrata com romantismo (daqueles bem literários mesmo) os primeiros passos do amor e como algumas surpresas mudam completamente o pensamento. O enredo em si é muito bom, não tem como ser melhor <3 Donna é uma personagem incrível que possui um jeito marcante e muito divertido de ser. Este volume vai abordar os primeiros momentos, as descobertas e quando as duas pessoas precisam aprender a lidar com as diferenças umas com as outras. Incrível, não?

5) A garota Certa (2014) 
Para Ollie, sexo sempre foi sinônimo de diversão, e namorar sério o assustava. Durante muito tempo seu estilo de vida funcionou, mas aos poucos começou a sentir um vazio cada vez maior - e nem imaginava que a solução estava bem ao seu lado. Desde o jardim de infância, Sarah era sua melhor amiga. Depois que a garota sofreu sua primeira grande decepção amorosa, eles ficaram ainda mais próximos, e a turma inteira percebia que estava rolando um clima… Só faltava admitir.Mas manter um relacionamento para valer significaria compartilhar as aflições que Ollie estava acostumado a guardar a sete chaves. Suas angústias iam desde as mudanças de humor repentinas de sua mãe, que passava da depressão ao êxtase num piscar de olhos, até o descaso completo de seu pai. Isso sem falar em um problema de saúde que ele escondia até dos melhores amigos… Ollie precisava descobrir um jeito de enfrentar essa situação sem magoar a si mesmo - e sem machucar a garota com quem mais se importava.
O primeiro livro com protagonista masculino da série (e o único) chamou a atenção não só pelo romance do casal que fora desenvolvido em segundo plano nas outras histórias, mas sim com os problemas pessoais e de família. Ollie conquistou o coração de todas as leitoras por além de ser um fofo, é super preocupado! A Garota Certa vai além de um romance comum, comparando-se aos outros. Abrange uma grande parte de outros problemas, que acaba recebendo um destaque maior. Ali Cronin trata sobre relacionamentos familiares, escolhas amorosas, decepções e ilusões.

6) Eu e você (2014) 
Um ano se passou desde esse início de Garota <3 Garoto, e Sarah está mais madura e experiente. Disposta a superar o passado, ela voltou a namorar seu melhor amigo, Ollie. Porém, por mais que o relacionamento pareça ótimo, Sarah está atordoada, cheia de dilemas e questionamentos.Depois que seu pai perde o emprego, Sarah tem de abrir mão das últimas férias de verão antes do começo da faculdade, para ajudar com as despesas da família. Enquanto lida com as mudanças em casa, a expectativa pelas notas finais e a impossibilidade financeira de ir para a Grécia com os amigos, Sarah torna-se próxima de Jackson, seu colega do trabalho na livraria. Os dois descobrem que têm muito em comum, e essa amizade confunde ainda mais a garota.Afinal, será Ollie realmente o amor da vida dela? E como ficarão as coisas quando os dois forem para a faculdade? Sarah precisa descobrir um jeito de lidar com todas as inseguranças, sem esquecer dos seus amigos do coração.
O último livro chega e bate aquele desespero. Será que a autora vai fechar a série bem? Será que algo vai sair dos eixos bem no final? Bom, é claro que não posso dizer isso, mas posso garantir que este último volume tornou-se pra lá de especial. Eu e Você aborda uma história de amor que precisa superar obstáculos e encontrar a si mesmo mesmo depois de tudo. Muitas revelações as quais estavam deixando os leitores loucos de curiosidade, mas principalmente: É o livro que mais aborda a literatura. A paixão por livros junto com o sonho de tornar-se escritora. É triste pensar que um dos meus favoritos é o último, e Ali Cronin com certeza está deixando os leitores da série desesperados por mais :/
Este livro aborda o conceito de "Final Feliz" e todas as angústias para a construção de seu próprio caminho na vida. Eles viraram adultos, afinal. 

No geral, é gratificante saber que uma história como essa possa gerar tantos laços como gerou. E isso além dos livros porque, a série fora toda lida em grupo entre eu e mais duas amigas. Sophia sempre comprava, lia, passava pra mim, que eu passava para a Amanda. Ou seja, Garota <3 Garoto cria novas histórias em cima de suas histórias, e eu só posso agradecer à autora e à editora que, felizmente, conseguiram passar essa história incrível para o público brasileiro.

E você? Já tem o seu? Não? 
Compare e compre o primeiro volume da série: Buscapé

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado do post e me contem se vocês gostaram do estilo. Sim? Não? Mais ou menos? O que precisa mudar? Toda sugestão é bem vinda.
E, claro, comentem sobre a série!
Beijos,
Mar!

P.S: Próxima semana sai entrevista com a autora :P

22 comentários

  1. Já li o primeiro livro dessa série e gostei muito, porém, algumas atitudes da Sarah deixaram muito a desejar nesse primeiro livro. Quero muito ler os próximos!
    pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Li a série toda também e criei muito carinhos pelos personagens, adorei cada livro e o meu favorito foi o último, muito bom conviver com essa turminha super fofa, impossível não se identificar com nenhum deles haha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/22-filmes-que-valem-por-um-chocolate.html

    ResponderExcluir
  3. Sempre q vejo ess serie na livraria fico doida pra levar pra casa..
    Sabe aquela sensacao de q vc vai gostar dos livros? Eh o q oenso dessa série..
    Preciso lê-la..

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia a série, mas os livros não me chamaram muito a atenção não. Adorei a nova coluna e a aguardo a entrevista.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série, mas achei bem interessante e fiquei super curiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha lido algumas poucas coisas sobre a série, mas nunca li nenhuma resenha, e nem nada mais profundo. Me surpreendi com o que li na sua "mini opinião", gostei bastante, achei os temas bem interessantes e o jeito que foi abordado não achei nada clichê! Entrou pra minha lista de leitura!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcela!

    Eu conheci esta série pelo encontra da Editora Seguinte aqui na cidade, mas confesso que não fiquei nem um pouco interessada nela D= Não faz muito o meu estilo.

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii Marcela :}
    Conheci os livros através de uma amiga, confesso que quando vi pela primeira vez pensei "nossa, pra que uma série tão longa", ai fui procurar saber um pouco mais deles !! Me apaixonei *.* é como você disse, ela tem uma escrita tão natural, parece realmente que a autora está vivendo todas aquelas histórias ! E além de falar de amor, fala também de amizade, o que eu achei bem interessante ..
    Amei as capas, mas a minha favorita é do livro 3, acho que ficou bem adolescente ;)
    Bj, bj :*

    ResponderExcluir
  9. Os livros parecem legais, mas a série é longa demais pra o meu gosto. To fugindo de serie longas, então, no momento, não me arriscaria

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcela, tudo bem? Nunca li nenhum livro, mas sempre ouço falarem bem dessa série. E que bom que sai do clichê. Acho essas capas maravilhosas, e o livro que eu acho que mais me interessaria é "A Garota Certa", a história do Ollie parece ser bem interessante. E nossa, espero que o final seja muito bom e que você não se decepcione!!

    Gostei desse estilo de post!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não li nenhum dos livros, mas fiquei bastante curiosa com a série.
    As capas são uma coisa a parte, lindas demais!
    Os livros que mais me chamaram atenção foram Lições de Amor e Eu e Você.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  12. Não li os livros, mas acompanho as resenhas e fiquei muito confortável ao saber que ela foi encerrada de uma maneira legal pq, queira ou não, séries longas tendem a ser perder em algum momento, mas o que li foi positivo em sua maioria.

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia a serie... Não me interessei tanto por ela não Mah... Mas gostei realmente da coluna de mini opinião.... continua ai...

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho até o volume 5 da série no meu Kobo, mas ainda não li nenhum... Não que a leitura não me empolgue... Mas acabo deixando sempre mais pra frente :P Mas como tenho irei ler com certeza rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu não tinha me interessado nessa série até ler esse post. O fato de a autora fugir do clichê e abordar temas assim: pressão, relação pai e filho e novas experiências.
    Gostei desse estilo do post Ma!
    Bjs <3

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marcela!
    Eu nunca tinha me interessado por essa série, principalmente pela quantidade de livros.
    O tema, o universo da juventude, em especial esta fase de final de adolescência e todos os conflitos que as mudanças geram me interessam, mas mesmo assim não morri de amores pelos livros. Saber que a autora foge do clichê é bacana, até porque a realidade do mundo de hoje não é como nos romances jovens que às vezes lemos por ai.
    Estes dias, no ônibus, ouvi um papo de dois amigos (menino e menina) adolescentes e fiquei boquiabertaa... hehehe... enfim!
    Bjs e parabéns pelo post, muito legal saber mais desta série.
    Um dia que sabe eu me aventure ;)

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a série, mas já posso dizer que me apaixonei pelas sinopses! \o/
    Histórias que tratam de temas comuns a qualquer adolescente e que sem duvida nenhuma assombram todos... Apenas pelo pouquinho que foi dito já me identifiquei com esse grupo de amigos... Agora só posso dizer que estou louca de vontade de ler todos os livros... Obrigada pelas indicações! ;)
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei bastante desse estilo de post. Além de apresentar todos os volumes de uma trilogia e/ou série, as opiniões são mais diretas (gosto muito disso). Em relação a série, venho com vontade de lê-la desde o lançamento do primeiro volume. Apesar de ser uma trama teen, percebo que as personagens não são mimizentas. Então, já é um ponto mais que positivo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Mar, este post ficou perfeito! Eu já estava super curiosa para conhecer a série, mas não queria ler quinhentas resenhas que entregam tudo sobre os livros! Mas esse post veio em ótima hora e era exatamente o que eu queria! Genial!!!

    ResponderExcluir
  20. Achei bom a autora não ser totalmente clichê,mas o fato de ser uma série me deixou um pouco apreensiva para ler (pela quantidade de livros).O fato de todos se tornarem adultos no final e seguirem seu próprio rumo é bem interessante,afinal ninguém é sempre feliz o tempo todo.

    ResponderExcluir
  21. Vi alguns desses livros, mas não sabia que se tratava de que série. Eu não gostava dos que tinha visto, entretanto achei a série um encanto. Eu gosto de livros que seguem uma linha familiar, nesse caso, de amigos. Mas teve alguns que achei chatos.

    ResponderExcluir
  22. Como eu já disse em algum comentário anterior, eu não gostei dessa série. Eu não li, mas sabe quando não rola uma empatia, aquele amor a primeira vista? Então... não pretendo ler essa série :/

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!