{Resenhando #88} As Batidas perdidas do Coração - Bianca Briones

As Batidas Perdidas do CoraçãoTítulo: As batidas perdidas do coração
Autor: Bianca Briones
Editora: Verus Editora
Páginas: 406
*Livro cedido pela editora para resenha
Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre. As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.
Dizem que quem lida com a perda acaba tendo sequelas por toda vida. Alguns precisam frequentar clínicas, outros terapias -em grupo ou não- e tem aqueles que lidam com a perda da pior maneira possível. Mas as feridas são feitas para serem cicatrizadas, e a vida ta aí para ser vivida da maneira mais intensa possível. Seja qual for a melhor opção para passar a fase do luto, você precisa focar para viver. Seguir com a vida e aquilo que um dia foi sua dor, apenas será resquícios de momentos, pura saudade e -inevitavelmente- lembranças. O sofrimento tende a ser passageiro, apenas se você não consegue ser forte o suficiente e fica prendendo o sentimento para si. Querendo ou não é isso o que acontece com Rafael ao ver, seguidamente, cada membro da sua família morrer.

Viviane é rica. Mora em uma grande mansão, tem uma família unida e companheira, mas quando seu pai morre por complicações no câncer, seu mundo desmorona. Sua casa passa a ser uma completa obscuridade daquilo que já foi uma casa harmoniosa e festeira. Sua mãe não sai do quarto e não aceita ajuda, a vida pra ela acabou a partir do momento que seu amado marido fora levado. Seu irmão, alguns meses mais jovem, é um dos únicos da família que está lutando para pegar os cacos do coração e tentar junta-los. 
O controle de todas as finanças e de todas as vidas estão na mão de Fernando, o avô de Viviane. De um jeito grosso e manipulador, ele consegue tudo o que quer. Mas sabe aquele personagem que faça o que quiser, a gente sabe que ele tem um bom coração e sempre ta pensando no bem da família? Então, é ele. 
Se a situação já não estava boa para Viviane, tudo vai piorar quando ela começa a sentir uma forte ligação com Rafael, um homem que tem tudo o que ela quer evitar.

Rafa viu sua vida perder sentido a cada morte inevitável. Primeiro seu pai que morreu em um assalto. Agora, seus tios e sua irmã. O cara tatuado e de gênio forte vê-se sozinho no mundo, tendo como única companhia a morte em forma de droga. Sua mãe mora longe e seu único companheiro é Lucas, seu primo. Enquanto ele se apoia transando a cada dia com uma garota diferente, sua vida vai passando e ele não quer mudar. Pra que se cada membro da família morre? E é sempre no auge que tudo acontece. É sempre naquele momento que você acha impossível, mas que seu coração acaba tomando as rédias e tudo o que você quer pra si, muda. Foi neste momento que ele viu Viviane. Uma garota que poderia tentar passar uma imagem por fora, mas que era outra por dentro. Mas como conseguir aceitar um amor sendo que ele não se aceita? 
"(...)quando o coração quer uma coisa e a mente quer outra, devemos pensar o que é mais importante para nós: a razão ou a emoção. E, se não conseguirmos chegar a uma conclusão satisfatória, o coração é o melhor caminho. A mente não vai esquecer, mas o coração é capaz de superar, caso tudo dê errado."
Tudo o que eu lia mostrava uma história diferente. Quando abri a orelha do livro, vi várias opiniões de diveeeeersas blogueiras, e muitas delas eu admiro muito. Minhas esperanças foram lá pro céu. Mas como não ir? 
Porém, como nem tudo são flores, acabei achando As batidas perdidas do coração um Belo Desastre abrasileirado. O enredo é bom, mas é aquele papo de sempre. Mocinha se apaixona pelo mocinho errado, ele muda por ela, eles brigam, eles reatam, eles brigam (tudo isso em um período curto demais)... E mesmo eu sendo a primeira a defender o uso da mesma receita (amo um clichê), eu acabei me cansando. Fiquei cansada porque já sabia no que ia dar quando eu virasse a página. 

Entretanto, quando é pra elogiar, a gente tem que elogiar! Bianca, que escrita! A forma como a autora escreve é poética, ela usa algumas metáforas e muitas (sabe o que é muitas?) lições de vida. As batidas perdidas do coração já leva um nome tão fantástico, que, mesmo não fazendo sentido a primeira vista, é preciso ler pra ver a dimensão do que essas cinco palavras representam. 
O livro já começa com a Viviane lidando com a perda do pai, mas eu gostaria muito de tê-lo conhecido. Grande parte das frases marcantes, vinham dele e da sabedoria ampla e maravilhosa que Pedro carregava consigo. 

A autora também aborda bastante o uso das drogas e os efeitos que isso pode causar em você e nas pessoas a sua volta. Porque quando você a usa, tudo fica perfeito, mas e quando passa? Quando você percebe que perdeu tudo o que tinha por se entregar? 

Mesmo assumindo uma semelhança inegável com Belo Desastre, As Batidas perdidas do coração carrega uma história mais dramática e mais "bem formulada". Isso porque os personagens buscam tudo o que eles perderam, no outro. Ou seja, a salvação não está neles mesmos, mas sim no outro. Mas como eu queria que meu coração tivesse realmente perdido uma batida com esse livro...

Recomendado para quem curte uma história com começo/meio/fim, um enredo bacana porém com uma dose forte de água-com-açúcar e pimenta. 

Classificação:

Bom gente, espero que tenham gostado!
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar, e ahh: Vem novidade por aí 
Beijos,
Mar!




17 comentários

  1. Como é mais do mesmo (apesar da ótima escrita da autora), essa leitura eu passo. (Pra quê mais Belo Desastre? :D)
    Curiosidade aguçou agora pra saber que novidade vem por aí! rsrss
    Boa resenha! Bjs, Ma <3

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro, tenho visto tantas opiniões divergentes que me deixou muito curiosa.
    Adorei a Resenha Mah.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Estou morrendo de vontades de ler este livro, já vi resenhas super positivas e sem contar que a capa é linda.
    Mah, depois passa lá no blog que eu te tagueei pra responder uma TAG, espero que você goste.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só por esta sinopse trabalhada no drama, eu passo. E ando cansada desses enredos batidos sem elemento novo algum... tipo, se vc já leu um então leu todo pq a formula é sempre a mesma.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante, mas não sou muito fã de livros dramáticos.
    A resenha ficou muito boa. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii Marcela tudo bem?
    Ouvi várias opiniões sobre o livro, sempre foram positivas, não sou do gênero do drama, mas algo nessa resenha me fez dar chance ao esse gênero para ser lido, sem falar nessa capa tão bonita <3
    Fique com Deus! Aguardo sua visita em Doce Literário *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu só li elogios do livro até hoje.
    Li outras resenhas e nenhuma descreveu o livro desta forma, como um belo desastre abrasileirado...
    O livro é carregado de dramas, como vc mesma mencionou, o que não identifiquei em Belo Desastre.
    A dor da perda uniu os personagens, tem a questão das drogas...
    Enfim, terei que ler para conferir as diferenças e semelhanças.

    ResponderExcluir
  8. Bacana a maneira como a autora escreve. Eu fiquei interessada no livro ao ler essa resenha, mas o final me arrebatou, eles buscam no outro o que eles perderam <333
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ver que a autora é brasileira e que sua escrita se destacou. Mesmo sendo repleto de clichês e ser muito parecido com um best seller, a Bianca conseguiu mostrar seu talento. Uma coisa não se pode negar, a mistura de sentimentos que ela te fez sentir foi bem legal.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. De fato Ma, quando comecei a ler o livro achei tal parecido com o Belo Desastre no que diz respeito aos altos e baixo. Porem acabei me apaixonando mesmo assim por eles. O conflito todo abordado, e o amor deles acabou trazendo um patamar diferente, que gostei.
    Parabéns pela resenha
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Que pena que não tenha gostado tanto assim, eu estava com muitas esperanças com esse livro. A capa é digna de aplausos e a história parecia boa, mas percebi que é um tanto clichê, gosto de livro assim, mas quando exagera enjoa. Achei o título muito lindo, apaixonante.

    ResponderExcluir
  12. Eu também amo livros clichês, quando eles vem depois de algum livro mais denso e difícil de ser lido, assim como foi com Belo Desastre. Daria uma chance para As Batidas Perdidas do coração porque gostei do modo que a escritora usou as metáforas, as lições de vida e tudo mais, acredito que tenha dado algo a mais no livro. Já adicionei a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por livros quando os personagens são de mundos diferentes ou tem opiniões extremamentes diferentes.
    Ainda não li esse livro da autora, mais estou com grandes exprctativas em relação a ele. Porém não sei se leria nesse momento.

    ResponderExcluir
  14. A capa é incrível, a história empolgante e sua resenha me deixou bem ansiosa para poder ter essa mesma experiência de leitura o quanto antes!
    Adicionado a lista de desejados.

    Beijos.
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu li o livro e gostei muito, mas até então ainda não o havia associado a belo desastre, mas agora que você comentou lembra um pouco... Apesar de preferir o segundo... Ainda acho os dois livros bastante diferentes....
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Estou bem curiosa pra ler esse livro porque além de ser meu tipo de leitura até hoje não li nenhuma resenha ruim sobre ele o que hoje em dia é bem difícil.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcela!

    Já conhecia o livro e já li MUITAS, MUITAS resenhas acerca da obra. Embora a grande maioria fale muito bem, não me sinto atraído pela premissa e pelo enredo. Também não sou do tipo que lê nacionais, então... Acho que passo!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!