{Resenhando #92} O diário secreto de Lizzie Bennet

O Diário Secreto de Lizzie BennetTítulo: O Diário secreto de Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su e Kate Rorick
Editora: Verus Editora
Páginas: 364
*Livro cedido pela editora para resenha 
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~ "O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida.
Desde que me permitir aventurar pelo mundo de Jane Austen mais precisamente: Orgulho e Preconceito, percebi que muitas coisas atualmente estão cooperando para transmitir a história de vários métodos. Encontrei livros adaptados para o mundo contemporâneo, filmes, séries e agora canal do Youtube. Verdade seja dita: eu simplesmente me permitir amar mais um pouco a história de Lizzie e do (suspiros) Darcy. E o mais incrível é que a fidelidade com que é contada, sem sombra de dúvidas, é muito boa. Dessa vez, fui presenteada por uma leitura em forma de Diário adaptada de um Canal do Youtube que por sua vez é adaptado de Orgulho e Preconceito. Se você acha que essa distância do livro em si com a escrita pela Austen séculos atrás é questionável, posso garantir-lhe que não. Não tem nada de questionável. Tem muito drama, muita comédia e uma chance maravilhosa para se apaixonar mais um pouco por essa história. 

Lizzie Bennet estuda comunicação junto com sua amiga Charlotte Lu, e ambas, decidem criar um canal de vídeos diários no Youtube. O nome? O diário secreto de Lizzie Bennet. A protagonista desta história possui 24 anos e faz parte de uma família... interessante. Sua mãe, mesmo em pleno século XXI, só pensa em casar suas três filhas: Jane, a filha doce e amável; Lizzie, a teimosa e Lydia, a caçula festeira. Ela faz de tudo para conseguir o que quer, até mesmo atravessar a cidade para conhecer o rico e estudante de medicina Bing Lee. 

Os vídeos de Lizzie, que primeiramente eram apenas trabalhos pra faculdade, acaba fazendo um sucesso inimaginável. Seus vídeos passam a ser muito mais do que um "divertimento" e tornam-se um trabalho. 

O livro em si é contado em forma de diário pela Lizzie, ou seja, é em primeira pessoa. Isso torna a escrita muito convidativa e cheia de pontos positivos. A genialidade proposta pelos escritores abrangem muito mais do que um simples reconto. Pra quem conhece a obra de Jane Austen, sabe que Orgulho e Preconceito é conhecido pelos arrependimentos de julgamentos, bem como a mudança de sentimento e de comportamento no decorrer do convívio. Este foi o primeiro passo para a construção do Diário. Muitas coisas propostas eram praticamente iguais ao ocorrido na obra original. Você simplesmente sabia o que ia acontecer e desfrutava aquilo da melhor maneira possível.

Quando Lizzie conhece Darcy, bem como no livro de Jane Austen, ela começa a odiá-lo pelo seu jeito rude e amargo. Mas o convívio e a coincidência estão ai para mudar as primeiras impressões e trazer as segundas chances. Os dois protagonistas continuam com o gênio forte e a teimosia característica de ambos. 
"-Acho... que você não ia acreditar nos problemas que poderiam ser resolvidos se as pessoas simplesmente parassem para conversar umas com as outras."
Alguns dos personagens secundários como Wickham, Caroline (irmã de Bing Lee), Sr. Collins e Catherine De Bourgh aparecem, porém, de uma maneira completamente diferente.

A originalidade com que foi constituído este livro, partindo do primeiro ponto da história original até sua adaptação para os dias atuais merece destaque. Estava com medo de iniciar a leitura e não achar tão bom quanto eu esperava, mas me enganei. Todos que amam Jane Austen e suas histórias, merecem e precisam ler este livro. 

Quando comecei a lê-lo, decidi procurar saber mais do Canal do Youtube, e gente, me apaixonei! Mesmo os personagens tendo aparência completamente diferente do meu costume (meu Darcy continua sendo o do filme ) eu consegui me conectar a história. Claro que não se compara ao livro já que os vídeos limitam-se apenas ao que acontece em frente as câmeras. Mas é uma sensação incrível que eu recomendo a todos. E os vídeos são tão curtos...

Acho que posso recomentar o livro para qualquer um que curtam uma boa adaptação de clássico para a atualidade. Mas eu acho que o aproveitamento não será o mesmo se você não conhecer nada da história de Orgulho e Preconceito. Não terá aquela magia, aquele encanto, entendem? Bom, está recomendado para todo mundo! Essa história é muito bacana 

Confira o primeiro vídeo do The Lizzie Bennet Diaries legendado:

Canal oficial: The Lizzie Bennet Diaries
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado!
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar.
Beijos,
Mar!

20 comentários

  1. Oi Marcela, tudo bem?

    Até agora estou meio confuso a respeito desse livro. Entendi que ele "se baseia" nas obras da Austen e em vídeos da WEB, mas mesmo assim é confuso. Enfim... Acho que não leria, pois já tentei começar Orgulho e Preconceito e não deu pra mim. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, mas primeiro vou ler Orgulho e Preconceito, pra ter essa "magia" de ver como ficou a adaptação dele para os tempos modernos. ;D
    Amei a resenha! Bjs, Ma <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcella!
    Estou louca para ler esse livro! Tinha começado a ver os episódios no youtube, mas parei pq minha amiga falou que fica muito melhor lendo o livro. Só escutei elogios sobre ele. E adaptação para o livro ficou tão boa quanto os videos que vi espero dar boas risadas rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler Orgulho e Preconceito!
    Adoro essas adaptações modernas ♥

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. Oieee,
    Sempre quis ler un chick-lit, mais nunca achei um que me interessa-se. Mas depois de ver algumas resenhas sobre esse livro me senti absolutamente interessada e curiosa para desfrutar da história.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcela.
    Você percebe que um livro é um enorme sucesso quando ele tem dezenas de adaptações né rs Nunca li Orgulho e Preconceito mas acho interessante ver livros relacionados. Esse em particular parece ser muito bom, principalmente pra quem gosta mais da modernidade né.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcela,
    Eu ainda não tinha ouvido falar sobre este livro,mas pelo que li em sua resenha,ele me pareceu muito bom.
    Meio que ele parece complicado,mas mesmo assim não deixaria de lado.
    Beijos
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL



    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Já tinha ouvido falar sobre esta série do youtube e sobre o livro, mas não me interessou tanto assim, talvez por eu nunca li nada da Jane Austen. Mas ainda vou ler e quem sabe depois disso eu me interesso =)
    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, pois ele deve ser tudo de bom. acompanhando seu blog e seu canal linda bjs

    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/atras-do-espelho-resenha-s2.htmlm.
    https://www.youtube.com/channel/UCcsbrzL9CrOPNlqbA7lBy-w

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcela.

    Eu comprei - graças a Deus - um box da Jane Austen. Quero demais conhecer o Darcy. Todas falam tão bem. kkkk' Não assisti o filme, nem nada. Então irei para a leitura bem virgem. '-'
    Li algumas resenhas positivas de O diário secreto e pretendo lê-lo, mas depois de ler o original.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Hey, Mar!

    Acho que nunca li um livro em formato de diário narrado por um personagem feminino (masculino já, em As Vantagens de Ser Invisível). Embora o livro não faça meu gênero, parece ser bem divertido e dinâmico! Tá na listinha ;)

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Marcela diva!

    Mais uma resenha que você mostra sua alegria em cada palavra. O livro parece ser muito engraçado. Já me indicaram, mas não sei, ainda não me sinto pronto pra me aventurar na leitura por não ser la meu estilo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Tenho amigas que amam os videos dela, mas eu não vejo graça. Tbm nunca li Jane Austen… então não sou a melhor pessoa pra opinar hahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Oiii, confesso que quando vi esse livro fiquei com uma pulguinha atrás da orelha mas parece que é muito divertido. Acho muito bacana essas releituras de clássicos, é uma forma muito criativa de desenvolver o gosto pela literatura clássica. Muito bom! Quero ler ;)

    ResponderExcluir
  15. Bing Lee, hehehe... que nome é esse?
    Eu ainda não li Jane Austen :(
    Bem, eu achei a ideia do livro muito bacana e agora preciso saber mais deste seu Darcy ♥.
    Bem, vou seguir sua dica e ler o livro da Jane antes de me aventurar nesta estória contemporânea.
    E que mãe não quer ver sua(s) filha(s) casada(s), hein? A minha ainda tem esperança, hehehehehe

    ResponderExcluir
  16. *AMO* Jane Austen com todas as minhas forças então tudo que tem relação com ela eu tenho ver.
    Cheguei a ver alguns eps de Lizzie Bennet Diaries, mas sempre acabo parando e esquecendo a história. Fiquei bem feliz quando soube do lançamento desse livro aqui.
    Ansiosa pra ler, e quanto mais Darcy melhor KKKKKK

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ainda não consegui decidir se tenho vontade de ler este livro ou não rs
    A cada resenha, minha dúvida só aumenta.
    Agora, por exemplo, gostaria de ler primeiro os livros da Jane Austen.

    ResponderExcluir
  18. Eu curto muito adaptações de clássicos para a atualidade, mas não tenho certeza se vou ou não gostar desse livro. Jane Austen é genial e acho que ficaria com um pé atrás em relação a esse livro, fora que não curto muito livros em forma de diários :/ então acho que passo essa leitura :/

    ResponderExcluir
  19. Já li dois livros da Jane Austen e, apesar da linguagem um pouco rebuscada, gostei bastante. Acho super válido quando rolam essas releituras/adaptações de livros tão interessantes assim. Nesse momento, não sei se o leria, pois tenho uma pilha enorme de livros pra ler, mas anotei essa dica. Tanto do livro, como o do canal no Youtube.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Oi Mar, tudo bem?
    Atualmente vejo muito sobre esse livroem vários blgos literários e acho a premissa até interessante porém tenho um certo receio em lê-lo. Tentarei ler primeiro o de Jane Austen para depois ler esse e ver as semelhanças e diferenças e tirar um maior proveito ta história.

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!