{Resenhando #95} A Vida como ela era - Susan Beth Pfeffer

A Vida Como Ela EraTítulo: A Vida como ela era
Autor: Susan Beth Pfeffer
Editora: Bertrand 
Páginas: 378 
*Livro cedido pela editora para resenha
Quando Miranda começa a escrever um diário, sua vida é como a de qualquer adolescente de 16 anos: família, amigos, garotos e escola. Suas principais preocupações são os trabalhos extras que os professores passaram tudo por causa de um meteoro que está a caminho da Lua.
Ela não entende a importância do acontecimento; afinal, os cientistas afirmam que a colisão será pequena. Mas, mesmo assim, acredita que esse será um evento interessante a se observar, com binóculo, do quintal de casa.
Para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e isso altera de modo catastrófico o clima do planeta. Terremotos assolam os continentes, tsunamis arrasam os litorais e vulcões entram em erupção. Em 24 horas, milhões de pessoas estão mortas e, com a Lua fora de órbita, muitas outras mortes são previstas. Os supermercados ficam sem comida, e Miranda e sua família precisam, então, lutar pela sobrevivência em um mundo devastado, onde até a água se torna artigo de luxo.
Tudo é questão de abrir portas. Abrir mentes, abrir tudo. Talvez esta decisão tenha mudado tudo quando de surpresa, A vida como ela era apareceu aqui em casa. Foi completamente inusitado, e mesmo lendo abaixo que era para fãs de Jogos Vorazes, não me abalei. Fiquei curiosa para conhecer a história, por incrível que pareça. Com a capa simples, a originalidade da autora me conquistou e me fez repensar muito bem minhas escolhas literárias. Quem sabe até posso dar uma chance para a Collins?

Miranda é uma adolescente normal que ama patinar. Tem uma vida rotineira de qualquer garota de colegial. Seus pais são divorciados e ela mora com a mãe e seu irmão mais novo. Sua cidade é completamente acolhedora e comum. Porém, tudo isso está prestes a terminar quando uma colisão natural entre o meteoro e a lua, faz com que a última comece uma aproximação perigosa com a Terra. O que fazer quando tudo que você achava ser banal, começa a ser luxo? Quando sobreviver começa a ser questão de sorte?
Por que sentir pena de mim mesma hoje quando amanhã será pior? É uma droga de filosofia, mas é tudo que tenho.
Contado em diário, o livro oferece o dia a dia de Miranda durante um ano. A história é dividida em estações e podemos defini-las muito bem como fases da obra. Minha primeira distopia com certeza veio para me apresentar um gênero completamente inovador e cheio de vida. Comecei a ler com expectativas altas, e terminei super satisfeita.

Susan insere neste livro não só uma distopia com uma história sobre fim de mundo, mas também uma luta interna e familiar baseada na sobrevivência. Ela acrescenta também sentimentos de uma garota que mesmo aos destroços do mundo, continua sendo uma adolescente comum e com desejos completamente normais. Não posso dizer que a história já começou boa porque acabei levando a leitura um pouco no arrasto nas primeiras cem páginas, mas quando terminei só pude pensar "uau". 

O enredo é de tirar o fôlego e te deixar sem palavras. O universo constituido de cacos é completamente instigante e você se vê presa naquele mundo. 
Eu cheguei a sonhar com a história de tão ligada que eu fiquei. Quando estava longe do livro, olhava pra ele e pensava "o que será que vai acontecer?".
Outra coisa que não posso esquecer de comentar: a reflexão. Essa foi a experiência que com certeza mais mexeu comigo. Todas as lições que tive indiretamente e diretamente neste livro, passarão a fazer parte do meu cotidiano. 

Estou oficialmente inserida no meio distópico e só agradeço a editora por enviar este livro de surpresa que com certeza, mudou e continuará mudando minha vida como leitora! Caraca, com certeza, minha última leitura de 2014 foi para fechar o ano com chave de ouro!
“Nunca pensei muito sobre o fato de que a lua que vejo é a mesma que Shakespeare, Maria Antonieta, George Washington e Cleópatra viram. Para não mencionar os zilhões de pessoas de que nunca ouvi falar. Todos os Homo Sapiens e Neandertais olharam para a mesma lua que eu olho. Ela também aparecia e desaparecia do céu deles”.
Recomendado para aqueles que curtem fim de mundo, uma história intensa e completamente envolvente. 

Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compare e compre aqui
Com certeza foi muito especial escreve-la, uma vez que o livro me marcou tanto!

Beijos,
Mar!

25 comentários

  1. Confesso que não coloquei muita fé no início, mas parece realmente interessante.. Adoro distopias, e essa parece ter um jeitinho particular de mexer com a gente. Adorei, vou adicionar na minha lista de leituras *-*
    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha!
      Eu também não coloquei tanta fé quando vi o lançamento, e apenas quando chegou aqui em casa fiquei curiosa. Bom, não tenho muito pra falar de Distopias, já que antes só tinha lido Divergente e a trilogia Seleção, mas com certeza, esse tem um toque especial. Pode adicionar sem erro e sem demora! É completamente cativante e envolvente :D
      Beijooo!

      Excluir
  2. Se até você que não lê distopias amou esse livro, imagina eu que amo distopias?
    Uau, cê até sonhou com a história? hahahahaha
    Amei a resenha! Um abraço, Ma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Exatamente: Imagina o quão maravilhoso é esse livro? Caraca, to vendo vários blogueiros por ai que leram e amaram!
      Sim, sonhei. É que o enredo "fim de mundo" me deixou meio arrepiada, sabe? Não deu outra: eu sonhei que tava tudo acabando.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijo grande!

      Excluir
  3. Não li ainda, mas já estou amando esse livro. É a distopia mais real que tem e mais possível de acontecer eu acho. É uma coisa mais próxima da gente, mais fácil da gente se imaginar vivendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath!
      Eu também tive essa impressão: Algumas distopias são TÃO paralelas a realidade que você pensa: Duvido muito que um dia isso possa a vir acontecer. Mas não, esse aqui, além de ser narrado de uma forma um tanto quanto detalhada, nos faz pensar sobre: E se acontecer? Estaremos preparados?
      Completamente envolvente e sim, apaixonante em sua forma peculiar.
      Beijo!

      Excluir
  4. OI, MARCELA! Então, achei esse livro SUPER BACANA (também). Eu achei o jeito como ela contou a estória incrível, ela consegue colocar a empatia do momento e você fica tocado por eles, pelas situações. É agoniador. O fim me deixou totalmente boquiaberto. QUE FIM. Preciso dos próximos volumes, urgente! <3

    Beijo,
    Sabia que você ia gostar! <3

    Italo
    http://www.leitorespossessivos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo!!!
      Você é incrível. Suas sugestões de livros são sempre maravilhosas, vou começar a te indicar: "Conhece um livro bacana? Pergunta pro ítalo!". A escrita dela é uma coisa completamente envolvente. Acho que ela tornou muito mais real os acontecimentos na forma como narrou. Sim, de certa forma, é agoniante. Eu também meu querido, e espero poder conseguir!
      Obrigada por me apresentar esse mundo distópico <3
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Vou nem comentar ne Marcela.
    Ja tava doido pra ler quando vi na caixinha de correio. Ai recebo e vc faz essa resenha. VOU LER PRA JA! A protagonista parece ser muito meiga :3 Adorei o quote. O livro ja me parecia promissor, mas lidar com sentimentalismo em pleno fim de mundo: MEU DEUS, VOU LER AMANHA.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!
      HAHAHHA, achei que você fosse ficar bravo com esse "Vou nem comentar ne Marcela". Pode ler sem medo, você vai amar simplesmente.
      Miranda tem seu encanto, sabe? Acho que você tem que ler sabendo que é narrado pela perspectiva de uma adolescente, então tudo lá será uma mistura. Mas é muito muito muito bom!
      Pode ler e me contar depois!
      Beijoooo!

      Excluir
  6. Eu sou fã de distopias, e teno ler o máximo delas. O que achei legal nesse é que não existe um governo tirano, nem um grupo que tenta derrubar esse governo. Aqui, a coisa é mais pesada. Afinal, é impossível vencer uma guerra contra a natureza. Só digo que fiquei mais do que curioso pra saber o que vai acontecer.
    E continue nesse mundo distópico. Você não vai se arrepender. E dê uma chance a Suzanne Collins. ;)

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!
      Nossa, essa frase "Afinal, é impossível vencer uma guerra contra a natureza" me fez arrepiar. Mas é exatamente isso. Acho que essa distopia me chamou atenção exatamente por isso!
      Ah obrigada! Tentarei com a Collins ainda esse ano! ~promessa de ano novo~ HAHAH

      Excluir
  7. Olá,

    Acho que tinha lido a respeito desse livro esses dias, mas a sua empolgação com a estória me deixou mais do que animada. Sou grande fã de distopias e as que nos fazem refletir são as melhores. Assim que tiver a oportunidade quero lê-lo.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      HAHAHA, minha empolgação está comovendo todo mundo!
      Com certeza, esse livro traz uma reflexão eterna, você fica boquiaberta com a descrição dos fatos. Com certeza, isso é mérito da autora!
      Beijosssssss

      Excluir
  8. Oiiiiiiiiiiiii mar, adorei esse livro! não cheguei a lê-lo mas só pela sua resenha dá pra imaginar que é uma leitura muito agradável (e turbulenta de certa forma).
    Já ta na Wishlist.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!!
      Que bom que gostou. Sim, é bem turbulenta. Mas acho que isso é mais pela leitura ser fim de mundo e envolvente. Uma leitura super recomendada!
      Aêee
      com certeza você vai amar!
      Beijos!

      Excluir
  9. Hey Mar <3
    No inicio da resenha achei que não iria gostar muito do livro, mas quando terminei minha opinião já era outra haha. Necessito desse livro urgentemente para alimentar mais minha fome de distopias.
    Amei a resenha!

    Beijos
    Bárbara
    Toca dos Livros
    www.btocadoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Baaaaaaaabs!
      Sei quando isso acontece, mas é um livro maravilhoso!
      Super essencial pra quem curte distopia, sério, imperdível!
      Obrigada pelo carinho <3333

      Excluir
  10. Oi Mah, recebi esse livro e fiquei curiosa só pelo titulo, depois li a sinopse fiquei ainda mais. Sua resenha só confirmou que irei amanhar o livro (ainda mais por não ser o gênero que mais leio)
    Ótima resenha parabéns
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Eu recebi esse livro de surpresa e simplesmente o amei. Considero um livro completamente perfeito porque eu tinha MUITA coisa contra Distopia!
      Super recomendo a leitura, ainda mais por você assim como eu, não ter o habito de ler esse gênero.
      Beijão!

      Excluir
  11. Oi Marcela,
    Soube desse livro através dos lançamentos da editora, mas quando eu visualizei o livro pensei que a história fosse ruim e cansativo só que depois de ver diversas resenhas sobre o exemplar fiquei absolutamente interessada, ainda mais quando fiquei sabendo que a narração do livro é contada na forma de um diário.

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa linda, mas não achei que seria tudo o que foi qdo li a resenha.
    Amo distopias, mas estou dando um tempo por motivo de: sofrer demais hahahahahaha
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Puxa, livros assim sempre me fazem refletir. Será que não estamos caminhando para um futuro semelhante ou até pior?
    Infelizmente, em muitos lugares, água já é um artigo de luxo :(
    Eu fiquei muito a fim de ler este livro. Já li comentários sobre o livro e todos positivos!
    Adorei sua resenha. Adoro distopias e gostei do início da estória... a distopia vai se desenvolvendo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcela, tudo bem?
    Olha, não tenha medo em investir em distopias, é um ótimo gênero e até agora eu nunca me decepcionei com nenhum do gênero.
    Quero muito ler A Vida Como Ela Era, eu adorei o enredo, parece bem fantástico e a autora parece ter aquele tipo de escrita beeem cativante.
    Para uma próxima distopia, recomendo-lhe Feios.

    ResponderExcluir
  15. Dê uma chance para Suzane Collins!! Fiquei bem interessada nesse livro e acredito que ao ler, ele me tire da minha zona de conforto e me surpreenda [pelo menos foi a impressão que tive ao ler a resenha rs], mas ainda fico com um pé atrás pelo fato de ser no formato de cartas. Nunca me dou bem com livros assim :/

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!