{Resenhando #96} Quando ela se foi - Harlan Coben

Quando Ela Se FoiTítulo: Quando ela se foi
Editora: Arqueiro
Autor: Harlan Coben
Páginas: 250
*Livro cedido pela editora para resenha
Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã.Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada, ela telefona: “Venha para Paris”.Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime.Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes.Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.Um dos autores mais premiados e lidos no mundo, Harlan Coben traz uma nova história com o carismático Myron Bolitar em uma busca frenética por três continentes.Em uma busca desesperada, Coben cria um mundo de armadilhas imprevisíveis em que conflitos religiosos, política internacional e pesquisas genéticas se mesclam a amizade, perdão e a chance de um novo começo.
A mente humana é um recurso brilhante. Nela, você pensa, raciocina e toma decisões que podem te submeter a muitas coisas. Não estou aqui para conversar sobre neuro ou qualquer coisa derivada, mas quando terminei a leitura de Quando ela se foi, a primeira do ano por sinal, decidi parar pra refletir: Como conseguimos decidir o que é importante e o que não é? Porque, bem, para os leitores de suspense policial e thriller, a mente tem que funcionar mais rápido do que o livro. Claro, alguns gostam de não pensar muito e acabar se surpreendendo. Só que tem algumas pessoas -vulgo eu- que pensam, raciocinam, quebram a cabeça e no final fica: oi? Haha, foi exatamente assim. Terminei 2014 com distopia e comecei 2015 com um suspense policial. Será um sinal? Sei lá, mas que eu adorei, adorei!

Myron Bolitar está acostumado a atender seus clientes e dar toda a atenção necessária a eles. Sua vida pessoal, no entanto, é um pouco conturbada. Mantém um relacionamento estável com uma viúva, porém nunca esqueceu seu romance com Teresa, que mesmo durando poucos dias, arrebatou o coração do nosso protagonista. Onze anos depois de dizer adeus a uma das unicas mulheres que realmente amou, Myrou recebe uma ligação: "Venha a Paris". O pedido vago de Teresa do outro lado da linha acabou transformando sua vida em pura adrenalina e o que podia ser uma viagem rápida, tornou-se a maior aventura de sua vida. 

Há 10 anos, Teresa abandonou o trabalho e sumiu do mapa. Neste meio tempo, seu ex marido, Rick, casou-se novamente e construiu uma família. Quando o mesmo liga depois de tantos anos pedindo para que ela compareça a cidade da Luz, um lampejo de desespero começa a brotar. Mas o que ela encontra ao chegar lá, vai muito além do desespero.

Rick está morto. Foi assassinado e atacado. No local, apenas sangue constatado como da vítima e de outra pessoa. Ah, e um fio de cabelo loiro. Isso seria comum e até compreensível, se o teste de DNA feito no sangue recolhido e o fio de cabelo não pertencesse a filha do casal. O mais macabro ainda está por vir: A única filha do casal morrera há 10 anos em um acidente de automóvel. 

Eu sei, eu sei. É de arrepiar! Decidi escolher essa história para iniciar minha experiência com Harlan Coben, e galera: ele faz jus a fama! Que livro extraordinário! Eu, particularmente, queria que o livro tivesse outro fim, mas o caminho proposto pelo autor me deixou sem fôlego. 
"[...] Porque, pouco antes de a porta daquela van se fechar, eu tinha vislumbrado uma garota loura de cabelos compridos."
Acabei enrolando uns bons 3 meses para ler porque não saia da página 20. Mas quando eu peguei pra reiniciar a leitura, terminei em questão de horas. Simplesmente um desperdício. Estou inserida em mais um gênero desconhecido até então por mim, e a partir de agora tenho até mesmo de onde irei chegar, haha. 

O enredo é fantástico, o desenvolvimento é completamente bem trabalhado e equilibrado, sem deixar pontas soltas ou qualquer duplo sentido. Porém, o que mais me cativou com certeza foi o sarcasmo de Myron Bolitar. Ele pode estar com a arma na cabeça, e ainda assim fará uma brincadeira ou uma piadoca básica. 

Não vou dar spoiler mas preciso comentar sobre o final: O que foi aquilo? A reviravolta formada na trama sem deixar nenhuma explicação de fora. Caraca, to chocada. A última página terminou de uma forma sombria e um pouco assustadora... Aiai, simplesmente extraordinário. 

Recomendo para todo mundo que curte o gênero, e por experiência própria: Se quiser entrar no mundo policial, Quando ela se foi é uma ótima opção!


Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha. 
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar!
Beijos,
Mar!

Galera: Não se esqueçam que o TOP de Janeiro e de Dezembro são juntos e serão sorteados 8 prêmios (marcadores e livros). Aqui está o link da inscrição: preencha o formulário e comente nos posts de Dezembro!
A alteração do TOP foi feita no fim do mês, então está desatualizado. Porém, o que vale é o preenchimento do formulário e os comentários nas postagens referentes aos meses: Dezembro e Janeiro!

23 comentários

  1. Olá, tenho lido muita coisa boa sobre Harlan Coben, mas ainda não tive coragem de pegar um livro dele e ler. Quando ela se foi parece ser um tríler que deixa o leitor de cabelos em pé ate que descobri o que realmente aconteceu, principalmente com a menininha, no livro fala mais sobre ela ou é um relato rápido?

    Lê - Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!
      Eu também estava assim antes de solicitar este primeiro. Muita gente fala tão bem do autor que eu chegava a duvidar se tudo era verdade mesmo. Quando ela se foi é exatamente isso. Você fica atordoada com o numero de informações presentes da obra e acaba, por necessidade psicológica, terminando o livro pra ver o desfecho. Então, a história da menina é o ponto principal, por ser as evidências de DNA. Mas o principal é refazer os passos de Ryan (o morto) para entender até onde chegaram lá. Isso envolve mais a menina do que possamos imaginar :)
      Beijos <3

      Excluir
  2. Harlan Coben é, sem dúvida, um dos melhores autores desse gênero na atualidade. As tramas dele são muito boas mesmo. O Myron Bolitar entrou para o meu hall de detetives preferidos. O que me agrada nos livros do Harlan é que são relativamente curtos e a narrativa vai direto ao ponto. Não fica se perdendo em descrições desnecessárias. E os desfechos são sempre uma jogada de mestre.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!
      Não tenho vasta experiências com detetives, porque né, sou nova nessa área. Mas com certeza Myron não pode passar batido. Ele é sagaz que te faz rir em umas horas muito apreensivas, não é? Haha! Eu percebi isso também. Não tem aquela embromação como na maioria, o autor sabe muito bem o que quer fazer o leitor pensar e ele traça o próprio caminho. Isso é fascinante. Adorei o desfecho deste, eu realmente não estava esperando tudo aquilo HAH!
      beijooooos!

      Excluir
  3. (Se eu não ganhar esse Top também né, pelamor! 8 prêmios!)
    Oi, Ma! Esse livro parece ser mesmo de arrepiar, eu tenho que ler! Ainda mais por ter um final surpreendente.
    Vixi, esse Myron não tem medo de morrer não? Tá com uma arma na cabeça e mesmo assim faz piada? :D
    Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Pois é, viu como estou boazinha? HAHA
      O final foi completamente enigmático, sério. Fiquei meio "WTF" no final, mas faz parte HAHA!
      Pois é menina, passei o livro inteiro pensando a mesma coisa?! Mas acho que isso de ficar fazendo piadinhas, pode se tornar uma ótima arma de defesa, já imaginou?
      Obrigada <3
      Beijo <3

      Excluir
  4. Só li um livro do Harlan até hoje mas o cara é demais, prende a gente de um jeito que da até raiva. Fiquei louca pra ler Quando Ela se Foi, to suuuuper curiosa pra saber quem matou o cara, aposto que a filha ta viva e ninguém sabe haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath!
      Sim, ele prende sem dó nem piedade. E é como se ele traçasse a sua linha de raciocínio para que no final você fique pensando: Onde eu errei? Espero que goste do livro e que consiga lê-lo em breve!
      Também pensava nisso quando achava que o livro não ia me surpreender.
      ~mistério~
      Beijooooo!

      Excluir
  5. Morro de amores pelo Harlan <3 O cara é um verdadeiro gênio em tramas policiais. Quando vi que você tinha começado sua experiência com ele por esse livro, fiquei logo angustiada, pois, de todas as obras que li do Harlan, essa foi a que eu achei mais fraquinha. Nem sei muito bem o motivo, fiquei um tanto confusa em algumas partes, e outras histórias dele eu acredito que sejam bem mais cativantes que essa. Entretanto, fiquei radiante quando li a resenha e percebi que você amou o livro *---* Que boooomm!
    Bem-vinda ao mundo fantástico do Harlan Coben! E procure outros livros dele para ler, garanto que não se arrependerá.
    Indicações:
    - Confie em Mim
    - Desaparecido para Sempre
    - Cilada
    Beijinhos :**

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    P.S.: Não abandone as distopias. Distopia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brunna!
      Você não é a primeira que eu vejo comentar sobre a fraca repercussão desse livro, sabe? As vezes acho que sou um alien, porque um dos únicos livros que me conquistaram pela sinopse foi ele! Eu amei o livro e acho que amei mais pelo fato de ter admirado a destreza do autor, mais do que o esperado por uma assídua por Nicholas Sparks. Obrigada! Vou procurar saber mais desses livros, quem sabe futuramente, não é?

      Haha, pode deixar que distopias serão uma meta fervorosa para este ano!
      Beijooos!

      Excluir
  6. Olá, Marcela.

    Hoje acabou de chegar meu primeiro livro do Harlan Coben. Minha prima sempre falou muito bem dele e fiquei curiosa. O livro é o Um passo em falso também com o Myron. Você sabe se tem ordem para ler os livros dele?
    Adorei a sua resenha e como o cabelo da filha que morreu a 10 anos aparece no cadáver do pai? Fiquei bem curiosa e com certeza tentarei comprar mais livros do autor. Adoro finais surpreendentes e quero ler Quando ela se foi.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!!
      Um passo em falso também tem uma sinopse super interessante, espero que curta a leitura como gostei da minha primeira experiência. Ó, eu achei esse site que fala as ordens: http://verbo-ler.com.br/2012/09/sequencia-livros-do-harlan-coben/. Comecei pelo penultimo, que bacana! HAHA!
      Sim, eu também fiquei mais curiosa por essa parte!
      Acho a leitura super válida, recomendo muito!
      Beijooooo!

      Excluir
  7. Oi!

    Ainda não li nada do autor, mas pretendo um dia. Essa sinopse me deixou com a pulga atrás da orelha, WTF aconteceu? hahaha

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      HAHAHAH, também fiquei assim quando li, depois fiz umas deduções loucas e só sei que o final foi completamente diferente!
      Beijos!

      Excluir
  8. Uuuuui parece ser arrepiante! Fiquei curiosa, tipo: O QUE ACONTECEEEEU???
    Agora eu PRECISO ler *-* kkk
    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha!!
      É muito foda esse livro, sem mais!
      Leia sim, Harlan Coben sabe te manipular na hora de pensar e buscar por uma solução e resposta!
      Beijossss!

      Excluir
  9. Oi Ma!
    Nossa, não consigo me sentir atraido pelos livros do Harlan. Romances policiais e tão não minha cara D: Sei la, tudo que envolve suspense ou terror me desmotiva. Mesmo com as criticas positivas, não me arriscaria na leitura.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!
      Ah, me poupe menino. Sai daqui AHAHHAHAHAHA
      Jura? Bom, eu também era assim então penso que sempre tem que ter a primeira vez, viu?
      Beijooooos!

      Excluir
  10. Oi Marcela,
    Nunca tive nenhum interesse para ler livros do Harlan, mas depois de saber mais sobre esse livro fiquei super curiosa para desvendar e ver as inumeras reviravoltas dessa história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Já tentei ler Harlan Coben, mas não deu, achei a narrativa arrastada. E foi justamente um livro dessa série, que não lembro o título, só lembro que era uma capa cinza com letras em vermelho. E como ele é unanimidade, quero, sim, dar continuidade em algum momento, ler com mais calma.

    ResponderExcluir
  12. Ahhh, eu já li este livro *-*
    É demais... saber o que aconteceu com a filha... aiii, esta estória é mega legal! O final é the best mesmo!
    Sou fã do autor e que bom le uma resenha deste livro... eu nunca tinha lido uma.
    O mais legal é que mesmo sendo uma sequencia os livros podem ser livros fora de ordem e a gnt entende. Este autor é *o cara*.
    Adorei sua resenha e que bom que vc curtiu este livro cheio de mistério tanto quanto eu!!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu sou completamente apaixonada pelo Harlan Coben. Ele consegue nos conduzir de uma forma que não desconfiamos da pessoa que comete o ato, isso é incrível. Por mais que pensemos, tracemos estratégias, ele sempre dá um jeito de nos surpreender. Tenho uma meta esse ano de ler todos os livros do autor. <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Mar, tudo bem?
    Harlan Conben é mesmo um gênio viu ♥ Um dos melhores escritores de suspense em minha opinião.
    Eu ainda não li esse livro dele, por enquanto só li alta tensão, e em breve, Confie em Mim. Esse livro como os outros dele, não parece decepcionar. Espero lê-lo assim que tiver chance.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!