{Resenhando #97} Passarinha - Kathryn Erskine

PassarinhaTítulo: Passarinha
Autor: Kathryn Erskine 
Editora: Valentina
Páginas: 224
*Livro cedido pela editora para resenha
No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.
Aprendi por meio dos livros que cada vida é especial de uma maneira. Cada pessoa possui uma característica que a difere das outras. Mas outra coisa que aprendi quando analisei mais a fundo, é que essa característica -por si só marcante- acaba sendo sobreposta por alguma característica geral. Ou seja, o ser humano é caracterizado não pela sua própria essência, mas pelo seu ser basicamente em: doente e não doente. É errado? Pode se dizer que não, mas que não é indicado para poder julgar alguém, não é mesmo! Livros como Passarinha, apenas confirmaram a minha teoria de que a criança vai muito além do que o adulto acha. Neste livro, em especial, Caitlin é uma protagonista que tem sua característica geral baseada em Autismo e Síndrome de Asperger, mas assim que iniciamos a história, percebemos que ela é muito mais do que uma garotinha "com problema". Ela simplesmente é mais do que uma garotinha qualquer. Ela é tudo. O problema é que ninguém consegue enxergar as coisas da mesma forma que ela. 
A Sra. Brook diz que a gente pode falar com ela a qualquer hora porque as suas portas estão sempre abertas. Na verdade ela só tem uma e está quase sempre fechada. Mas quando a gente bate ela lembra de abrir.
Caitlin possui Autismo e Síndrome de Asperger, contudo, continua sendo uma criança encantadora onde quer que passe. Ela e seu pai estão passando por um momento delicado, porque a febre de assassinatos que ronda o colégio atingiu o seu irmão mais velho, Devon, levando-lhe a vida, e para Caitlin, simplesmente o seu melhor amigo e seu maior companheiro. 

A garotinha frequenta um colégio que comporta qualquer estudante. Seja dele especial ou não. Só que seu horário é dividido com a sua psicóloga Sra. Brook, a qual passa a aconselha-la e repreende-la. Uma das metas da médica para a garota, é socializa-la. Mas não é isso que acontece, pois Caitlin, por ser especial, acaba tornando-se insuportável e uma aberração no ponto de vista dos seus amigos. 

No dia em que sua TV passa um programa sobre os assassinatos no colégio envolvendo seu irmão, ela ouve a palavra "Desfecho". E simplesmente passa a procura-la. Com a ajuda de seu único e mais novo amigo, Michael, de seu pai que está tendo crises após a morte do filho mais velho, e da Sra. Brook, ela passa a recorrer a todos os métodos possíveis para encontrar o tal desfecho. Só que o que ela não sabe é que isso não aborda só ela, e sim diversas pessoas que estão a todo momento procurando uma explicação, um desfecho.

Que esse livro é lindo e tocante vocês já devem ter reparado. Eu simplesmente demorei para Captar O Sentido (quem leu o livro vai entender), mas a leitura fluiu muito bem. 
Achei a forma como a autora abordou temas polêmicos completamente especial e diferenciado. A narração é feita pela própria Caitlin, e nós conseguimos identificar uma garotinha de nove anos, com a forma da escrita. É proposital e ao mesmo tempo super íntimo. 
FiNESse? Isso. Gostei dessa palavra. O que quer dizer? Fazer uma coisa com tato e habilidade ao lidar com uma situação difícil. Fico surpresa por só estar aprendendo essa palavra agora. Ela é a minha cara! É o que tento fazer todos os dias para Lidar Com essa situação difícil chamada vida.
Eu sempre fui apaixonada por crianças, mas com certeza, a protagonista de Passarinha conseguiu assumir um lugar completamente inóspito até o momento. Ela cativa sua atenção e o seu coração e você passa a se debulhar em lágrimas, apenas por saber a realidade da situação e que, de fato, esse livro não está nada longe da realidade. 

Eu gostaria muito de dizer que recomendo esse livro para todos, mas vou me limitar e dizer que recomendo esse livro para aqueles que possuem mente aberta e que saibam usufruir a história da melhor maneira possível. Não é apenas um livro, é um aprendizado. 

Classificação:


Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compare e compre aqui.

Beijos,
Mar!



33 comentários

  1. Oi Marcela,
    Já tinha lido a respeito o livro, mas como o mundo literário acaba tendo alguns lançamentos incriveis mensalmente, acabei deixando o interesse por esse livro de lado e acabei comprando outro. Mas ainda esse ano irei compra-lo. Acho esse livro um amorzinho, fiquei muito feliz em saber que a leitura não é arrastada e nem cansativa e sim que a mesma é super fluida. 8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!
      Eu também estava dessa forma. Fiquei ano passado inteiro pra tentar adquiri-lo e só consegui agora, acredita? Mas olha, valeu super a pena. Até me arrependi de não tê-lo lido antes! Pode comprar sim, você não vai se arrepender!
      É super fluida, você consegue terminar tranquilo em uma sentada só!
      Beijooo!

      Excluir
  2. Ó Ma filosofando! hahaha
    Estou muito ansiosa pra ler esse livro, muito interessante ser narrado por uma garotinha com Síndrome de Asperger e Autismo. E estou curiosa pra ver como a autora abordou temas polêmicos.
    Amei a resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      É pra ler sim senhora! Isso foi o que mais me encantou no livro. A maneira como ela desenvolve as ideias e o que, de fato, ela pensa. Muito bacana mesmo. Leia agora!
      Beijooos!

      Excluir
  3. Hey Marcela, como vai?

    Passarinha já está na minha lista de futuras leituras; Pra falar a verdade, já era pra mim ter lido o livro ano passado, mas fui negligenciando e comprando outras coisas e acabei não lendo, mas desse ano (de preferência até Março) não passa. Adorei a resenha. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Mesma história comigo. Fui deixando esse livro pra depois, depois e depois, e no final eu só consegui lê-lo agora. Mas não enrole mais não hein? Vale super a pena, você não vai se arrepender! Obrigada pelo carinho! Beijo!

      Excluir
  4. Eu estou louca para ler este livro e ao mesmo tempo recuando da leitura.
    Deve ser um livro forte, que marcam e com toda certeza vai me abalar inteira!
    Amei sua resenha, adorei a forma como você conseguiu passar todo o sentimento da sua leitura, sério mesmo! é tão difícil expressar em palavras as sensações e sentimentos ( pelo menos pra mim ) e você fez isso super bem! *-*
    Encantada com seu blog, já estou seguindo!!

    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari, tudo bom?
      Por que recuar a leitura de um livro maravilhoso? Não é forte de te fazer chorar rio de lágrimas, é só comovente porque existe uma história linda por trás. Quando eu gosto muito do livro, tenho tendencias a demorar um pouco a resenhar. Tenho muitas ideias e preciso de tempo pra assimilar tudo, mas no final consigo! Obrigada por todo carinho, fico feliz que tenha gostado tanto <3

      Excluir
  5. Oi Marcela, tudo bem?
    Cá estou eu novamente e wow, estou louco para ler esse livro, me parece um enredo fascinante e de fortes emoções. Eu amei a sua resenha e isso me deixou ainda mais disposto a iniciar a leitura!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor!
      Bem vindo de volta! Sim, é dessa forma mesmo! Você PRECISA ler agora, tipo, NOW!
      Beijos!

      Excluir
  6. Deu pra ter uma ideia do porque vc ter dito que chorou muito. Uma criança autista contando uma história?! Ah qualé, isso é golpe baixo! kkkkk Adorei a resenha, parece ser um livro inigualável.. Vou adicioná-lo a minha lista *-*

    Beijos ;*

    https://proseandocomumabibliophile.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaa, tudo bom?
      Sim, só imagina. Eu choro com todas as crianças, ai me dão uma protagonista autista. Eu simplesmente me encantei. É muito bom, dê uma oportunidade sim, sem arrependimentos no final, você vai ver!
      Beijão!

      Excluir
  7. Oi, Marcela.

    Tinha ido na Retrospectiva da Valentina e uma amiga falou super bem desse livro e fiquei interessada na leitura. Depois de sua resenha mais ainda. Tenho a mente aberta e acho que irei me maravilhar ao passar um tempo com essa garotinha tão especial. Caitlin parece que vai me conquistar totalmente.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Então vá em frente. Todos que leram amaram, não tenha dúvida, e tenho certeza que com você não será diferente. Ela conquista todo mundo, seu coração vai ficar apertado!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Ma, não acredito que você já leu esse livro! Lembro de quando gravou o vídeo mostrando ele pra gente! Hahaha.
    Sua resenha ficou ótima, me deixou com muita vontade de ler o livro e me lembrou de O Que Me Faz Pular, um livro em que um menino com autismo responde algumas perguntas sobre isso...
    Mas voltando, o livro parece ser tocante de uma forma tão profunda, que me encantou <3
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Aaaah, mas é tão curtinho! Hahah, e a leitura é tão gostosa, não tinha como ser diferente, viu?
      Obrigada pelo carinho <3 Eu não conhecia esse livro que você disse, vou procurar saber mais, fiquei realmente super curiosa. É todo encanto!
      Beijooos!

      Excluir
  9. Oi Mar diva. Tudo bom?
    Preciso ler esse livro o quanto antes, essa capa/sinopse e sua supermega resenha, me fizeram pensar mais sobre esse livro, e ficar desejando ele aqui. ahsuahsuahus
    Amei o post!
    Beijão
    http://umsonholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo deuso, tudo e você?
      Pode desejar, é um livro completamente incrível!
      Beijoos!

      Excluir
  10. É impressionante, mas, TODAS as resenhas que li em relação a esse livro são só elogios. O que estou achando interessante é que, ultimamente, esses livros que abordam personagens "especiais" (Extraordinário, esse, etc.) estão agradando muito aos leitores. E acho que você resumiu tudo em uma frase: "Não é apenas um livro, é um aprendizado".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardoooooooooonio!
      Sim, quando eu fui buscar pra ler algumas resenhas, eu também só vi resenha positiva. Nada que falasse mal ou que falasse que é um MEIO TERMO. Nada. Sempre super positivo. Também percebi isso, mas é bom, porque o ser humano está tão duro feito rocha que é difícil saber se tem sentimento. Quando lançam livros assim, a gente reconhece que temos certas esperanças. É um aprendizado e tanto!
      Beijão!

      Excluir
  11. Que livro bom, como sempre eu não conhecia, affs vivo desinformado, um livro desse vale apena comprar, sim atrás... E ótima sua resenha, Achei sua opinião muito boa. Abraços...

    http://www.umcontoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro!
      Obrigada pelo carinho! Jura que não conhecia Passarinha? Ah, mas são tantos livros na blogosfera que a gente fica realmente bem perdido!
      Obrigada mais uma vez!
      Beijos!

      Excluir
  12. Nunca imaginei que se tratasse disso... a sinopse engana. Ainda não achei uma resenha negativa e livros com temas semelhantes vêm ganhando espaço. Realmente é um aprendizado e há uma mescla de temas fortes... sei lá, mas acho que não sobrevivo a esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jois, tudo bom?
      Sério? Que estranho. Desde o começo só fiquei curiosa por ser sobre Autismo e narrado por uma criança. Lógico que sobrevive, pode apostar!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Mar
    Livros que te fazem chorar <\3 E tão bom ler e se emocionar não? Passarinha é um livro que tenho uma curiosidade antiga. Acho a premissa linda e a personagem, encantadora. Já havia visto falar em outras resenhas. Aqui na cidade não vende nenhum livro da Valentina, mas pretendo obtê-lo em breve!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, tudo bom?
      Ah cara, todos os livros me fazem chorar, acho isso meio inválido haha!
      Ta brincando que não vende? Eles não sabem o que estão perdendo!
      Beijos!

      Excluir
  14. Puxa, fiquei comovida só de ler a resenha...
    O livro é curtinho e traz tantas lições. Esta capa é linda e dá vontade de pegar a menina.

    Ai, que estória triste. Não pela síndrome em si, mas fiquei com nó na garganta ao ler as perdas tão trágicas.
    Ao invés do pai servir de suporte para a filha é ela quem reage...

    Adorei e fiquei sem palavras... quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Ah, jura? Que fofa!
      Sim, em tão poucas páginas ele nos deixa aflito e comovido por mais de dias. A capa é completamente significativa. O autista acaba vivendo em seu próprio mundo, apoderando-se apenas a ele, e acho que a menina da foto representou super bem isso.
      Sim, as perdas na história pesam bastante, mas é um livro encantador, mesmo com seu encanto peculiar.
      Beijos.

      Excluir
  15. Faz séculos que eu to querendo esse livro. Tem vários livros com crianças autistas e aspergers mas esse sempre foi o que mais me chamou a atenção e o que sempre me pareceu mais emocionante. Fico feliz que você tenha gostado, sinal que eu não to errada no meu achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath!
      Eu não sei os outros, mas esse é essencial ter um lencinho perto! O livro é ótimo, e com este tema, é o livro que todos estão mais gostando!
      Beijos!

      Excluir
  16. Olá Marcela, tudo bem?
    Esse livro é muito fofo. sempre vejo críticas positivas dele e a sua foi a primeira resenha que li sobre. Espero que eu possa ler o mais breve possível pois estou realmente encantado. Espero conseguir ler ainda esse ano, e conhecer Caitlin mais de perto.
    Gostei muuito da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ita!
      É uma graça mesmo! Por favor, faça de tudo para conseguir ler, é uma leitura completamente válida, cheia de emoção e conhecimento!
      Beijos!

      Excluir
  17. Tenho muita vontade de ler esse livro! A começar por essa capa maravilhosa né? E o enredo parece bem envolvente, cheio de emoção e tenho certeza que ao ler, vários ciscos vão entrar nos meus olhos hahah Quero pra ontem!

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!