{Resenhando #104} Gosto de você assim- Francesco Gungui

Gosto de Você AssimTítulo: Gosto de você assim
Autor: Francesco Gungui
Editora: Fundamento
Páginas: 272
*Livro cedido pela editora para resenha
Gosto de Você Assim - As conversas de sempre, as palavras de sempre. O seu futuro antes de tudo, você tem que fazer, você tem que entender... Mas por quê? Por que tenho que estudar? Por que tenho que me formar? Por que tenho que encontrar um futuro? Por que tenho que ler livros de que não gosto?" Uma reprovação na escola e o mundo de Alice vira de cabeça para baixo. Obrigada a passar as férias com a família em uma praia, afastada dos amigos e administrando os conflitos com a mãe, ela passa horas na frente do computador fazendo confidências a Lucas, seu melhor amigo. Mas aqueles dias que parecem se arrastar entre o céu e o mar trazem também algumas surpresas. Em meio a amizades inesperadas e amores imprevistos, Alice acaba concluindo que "tudo vai ficar bem", como diz Bob Marley na letra da canção. Porém esse verão inesquecível ainda não acabou e muita coisa pode mudar. Destino, sorte, acaso... o fato é que as coisas continuam acontecendo. E Alice terá que decidir o que fazer com elas. Afinal, o fim de uma viagem é apenas o começo de inúmeras possibilidades...
É impressionante como um acontecimento pode acarretar diversas consequencias. Algumas vezes, as próprias consequências se contrapõem e deixam dois caminhos a escolha. Mas qual será o certo? E é realmente seguro e fiel escolher o caminho oposto? Talvez um dos pontos mais estressantes da adolescência em geral, na hora de assumir as consequências, é querer tirar um proveito maior do que se pode esperar. Mas a vida não é assim? Sempre esperamos muito mais do que muitas vezes parece ser e nos arrependemos praticamente todo o tempo. E mesmo com esses pesares, podemos tirar um aproveitamento bom e prático disso tudo: crescemos. 

Alice acabou de ser reprovada. Ver toda sua turma subindo e ela parada na escada do colegial não parece ser a melhor coisa do mundo. Entretanto, para seu próprio surto, sua família decide fazer uma viagem à praia, e claro, ela é obrigada a ir e deixar de lado a viagem tão sonhada com suas amigas. O que ela não sabe, porém, é que tem muita coisa esperando pra mudar a sua vida. Apenas ela pode escolher se isso mudará ou não. 

Lucas é o ex namorado melhor amigo de Alice. De acordo com a mesma, ele era "o namorado certo na hora errada", e assim, mesmo depois de um fim de um namoro bom e saudável, continuam amigos. Mas será que realmente tudo que eles viveram juntos foi deixado para trás? Para Lucas e Alice?

Em um novo ambiente e novas pessoas, Alice começa a descobrir que talvez surja uma válvula de escape para sua vida em Milão: reprovação e pressão dos pais. Lá, ela é só alguém que pretende aproveitar o que o mar oferecer. Novas amizades surgirão em seu caminho e ameaçarão não só acontecimentos momentâneos - mas talvez futuros. 

Martina, uma garota descolada e complicada, junto com Daniel, um rasta maravilhoso, cheio de dreads, farão Alice desejar uma viagem sem fim. Porém, Lucas, mesmo longe, poderá fazê-la pender para a vontade de voltar  a Milão e recomeçar. Entre amores temporários e amizades turísticas, Federico mostrará em seu livro que às vezes, nosso amadurecimento vem quando pensamos não ter saída. 

Mesmo tendo uma premissa muito boa, a história possui uma pegada bem realista, o que deixou a leitura um tanto quanto pesada e densa. Eu demorei pra pegar o ritmo da história e finalizei o livro sem conseguir me identificar ou me emocionar com os personagens. Não podemos negar o conhecimento de mundo que o autor inseriu nesse livro, seja culturalmente, ou filosoficamente. 
“Não estou chorando por causa do concurso de dança do acampamento ou pela porcaria de noite, nem porque fui reprovada e sequer por causa do Lucas. Choro porque, se olho para trás, para o ano que acabou de terminar, não consigo encontrar nada de bom que eu queira contar.”
Você encontra passagens de livros, citações de filósofos e uma carga pesadinha de informações. Eu finalizei a leitura sem aquele gosto de "quero mais", que tantas pessoas sentiram, mas a continuação está ai e espero que o resultado seja tão bom quanto ou até melhor. Se você curte uma história leve e bem "adolescente", acho que é uma ótima pedida!

Classificação:

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compre diretamente na editora: aqui

Beijos,
Mar!

19 comentários

  1. Apesar de gostar de livros com essa pegada mais adolescente, confesso que esse não me chamou a atenção. Acho que foi pelo fato da protagonista não ter nenhum problema, e ser reprovada. Já peguei aversão a ela aí. Enfim, nesse momento não o leria. Quem sabe em uma outra vida, não é?!?! kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro, ao contrario do Nardonio, achei que da pra tirar boas lições da reprovação de Alice. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não me empolguei com esse livro, parece ser uma mistura de romance com um toque de "personagem que amadurecerá", mas senti falta de emoção, a sinopse não me cativou. Mas amo histórias que tem viagens, talvez por isso eu der uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho o costume de ler livros dessa editora por achar que são didáticos demais.
    Não gosto de livros nos quais os personagens principais são adolescente pq tudo tende a ser uma dramalhão. Tipo esse, onde tudo é desencadeado pela reprovação e ela é obrigada a viajar com a família pra praia.. poxa, que vida chata, né ¬¬'

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a premissa do livro é muito bom e fiquei até atraída, mas não sei se leria. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Bom adoro um livro leve e meio adolescente, porém esse não me chamou nem um pouco a atenção. Bom, e gosto bastante quando o livro é bem realista, mas o enredo desse não me interessou! bjs

    ResponderExcluir
  7. Não sei.. achei um pouco sem emoção.. e com dramas um tanto quanto fúteis .. mas se for parar para pensar pela idade dos personagens faz até sentido.. não generalizando porque tem muita gente nova bem amadurecida.. mas eu nessa idade tinha esses "problemas" que hoje percebo não terem tanta importância..

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ma! Estou em dúvida sobre ler esse livro, porque gostaria de ler algo mais de literatura italiana, e a ´paisagem me atrai, embora os personagens me pareçam não tão bons assim. Geralmente compro um livro pela capa e sinopse, e não me engano, raras vezes aconteceu de eu não gostar de algum. A capa do livro não me chamou a atenção, mas sim o título, poderia até dar uma chance. Beijos

    ResponderExcluir
  9. A premissa do livro é legal, um bom livro pra adolescentes e tal mas não me atraiu em nada Mar! Pra mim, eu acho que seria só mais um livro chatinho de ler, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcela!! que fofooo o titulo do livri hahaha ainda nao tinha ouvido falar nele.. mais parece ser lindaa a historia, ai fiquei curiosa agora a capa tbm e lindaaa..
    necessito desse livrro..
    como sempre sua resenha ta ótima bjoos

    ResponderExcluir
  11. Amei esse livro resenha.
    Parece ser ótimo pra refletir, abordando sobre escolhas certas e erradas, sobre os caminhos e qual seguir.
    Preciso ler, vou adicionar à minha META DE LEITURA.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de leituras mais densas. São as que em geral mais me prendem.
    Esse me pareceu ao mesmo tempo leve e densa, pelo que pude ver na sua resenha. Achei a premissa bem bacana tbm, não conhecia mas fiquei bem interessada em conferir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gosto e ao mesmo tempo não gosto de livros adolescentes, tudo vai depender se ele me faz sentir dentro dele mesmo. Isso que é bom!

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem teen mesmo, não me interessei muito não mas quem sabe qnd eu quiser só me distrair né ;D

    Beijoo ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  15. EU ACHEI ESSE LIVRO UM TANTO FRACO.
    GOSTO DE LIVROS COM ADOLESCENTES, MAS AS VEZES OS DRAMINHAS ACABAM IRRITANDO
    MAS EU LERIA SIM

    ResponderExcluir
  16. Não me interessei muito por esse.
    Parece que a Alice fica meio perdida, enroscada em suas decisões.
    Sinceramente não gosto de livros assim, simplesmente porque sou um pouco assim! kkkkkkkk
    Então preciso de coisas que me levantem, senão, ai ai ai... rsrsrs
    Mas o título é tão fofo,
    vou marcar aqui, e quem sabe, ainda o leio!
    beijooos,
    anairados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    A primeira impressão que eu tive, olhando o livro, é que ele pareceu ser MUITO fofinho. Tanto pelo desenho da capa, quanto pelo título, que devo dizer MARAVILHOSO. "Gosto de você assim" é um título que já te deixa sensível só de lê-lo ou, pelo menos ME deixa sensível só de ler, rs. Lendo a sinopse, pude ver que o livro tem muito a ver comigo. Muitas perguntas expostas na sinopse, já fiz para mim mesma. Só que, não me chamou MUUUUITO a atenção pela história já ter me lembrado outras...

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Oi Mar,
    É uma pena mais não achei esse livro nenhum pouco interessante, os personagens parecem ser muitos dramáticos e esse tipo de história não me interessa! Quem sabe um dia eu leia o exemplar.

    ResponderExcluir
  19. Oie :)
    Uma pena que você não curtiu tanto o livro, mas confesso que fiquei interessada depois que você falou que ele tem uma pegada realística.

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!