Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
*Livro cedido pela Editora para resenha
Como você se sentiria se um dia recebesse uma ligação de alguém que ama muito e que já se foi? Numa sexta-feira comum, o telefone de Tess Rafferty toca. É sua mãe, Ruth, que morreu quatro anos antes. Em seguida, Jack Sellers e Katherine Yellin recebem ligações semelhantes, do filho e da irmã, também já falecidos.Nas semanas seguintes, outros habitantes de Coldwater afirmam que estão em contato direto com o além, e que seus interlocutores lhes pediram para espalhar a boa-nova ao maior número possível de pessoas. A mensagem é simples: o céu existe, e é um lugar onde todos são iguais.Em pouco tempo, correspondentes de diversos meios de comunicação aportam na cidade para transmitir os desdobramentos do fenômeno que pode ser o maior milagre da atualidade. Visitantes do país inteiro começam a surgir, as vendas de telefone disparam e as igrejas se enchem de fiéis.Apenas uma pessoa desconfia da história: Sully Harding, ex-piloto das Forças Armadas. Após quase morrer num desastre aéreo, perder a mulher e cumprir pena por um crime que não cometeu, ele não acredita num mundo melhor, muito menos após a morte. E quando seu filho pequeno começa a esperar uma ligação da mãe morta, ele decide provar que estão todos sendo enganados.O primeiro telefonema do céu é uma história de mistério e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o poder da conexão humana. Em uma narrativa que vai tocar sua alma, Mitch Albom prova mais uma vez por que é um dos autores mais queridos da atualidade.
"Foi nesse dia que o mundo recebeu seu primeiro telefonema do céu. O que aconteceu depois depende do tamanho da fé de cada um."Em uma pequena cidade de Coldwater, um grupo de pessoas dizem ter recebido telefonemas de seus parentes já falecidos: mães, filhos, irmãos. Com a popularidade da suspeita de uma ligação direta com o céu, a cidade, que não era nada conhecida, passa a ser alvo de diversos fiéis fervorosos. Eles começam a acampar na rua e rezarem nos quintais dos "escolhidos" - nome dado àqueles que receberam o telefonema. Porém, existe também uma grande parte da população que não acredita nisso e possui a certeza de que algo está por trás. A iniciativa é tomada por Sully, um viúvo até então desempregado e ex-presidiário.
O que aconteceu com Sully foi simplesmente uma onda de azar: Enquanto voltava para passar algumas horas com a família, ele acaba sofrendo um tenebroso desastre aéreo que mudou sua vida pra sempre. Isso porque, quando sua mulher viu uma fumaça preta atingindo seu carro, suspeitou de algum acidente envolvendo o marido e partiu com o carro a toda velocidade. Foi aí que sofreu um acidente e acabou falecendo. Sully, que acabara de sofrer um acidente grave e perder a mulher, acabou sendo preso durante muitos anos injustamente. Agora, de volta a cidade onde nasceu, ele não consegue ter fé e acreditar que tudo isso seja verdade, e ele está disposto a provar sua teoria para quem for.
Esta história é digna de Oscar. Desde o início do livro, nós descobrimos o motivo da escrita do autor ser tão envolvente. É sempre contada em terceira pessoa e separado em semanas desde a primeira ligação. Alguns inícios de capítulos e fragmentos do livro, contam com uma história de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone. Isso deu um toque diferenciado no livro.
Entretanto, sendo uma história com muita carga emocional e com muitos acontecimentos seguidos um do outro, o autor coloca muitos personagens na história e eu fiquei meio perdida com os nomes. Às vezes eu tinha que parar e pensar "Não, espera. Esse é fulano". Este não é um ponto a ser discutido pois foi uma dificuldade minha e não sei se você teria também.
No geral, a escrita do autor é envolvente e singular. Ele se baseia em fatos históricos para criar uma trama sem igual, e, em um livro de poucas páginas, ele te desafia a medir sua fé e desafia o leitor a possuir apenas uma crença até o fim. Você acredita em um telefonema do além? De início, a minha concepção era uma, entretanto, com a trama prosseguindo, comecei a observar certas coisas e meu cérebro começou a funcionar. No fim, o autor nos deixou bem boquiabertos porque ele seguiu um caminho inimaginável.
É de se aplaudir de pé escritores como esse, que pode te fazer repensar tantas coisas em apenas uma obra. E que obra!
Classificação:
Não se esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários!
Beijos,
Mar!
Desde que li essa sinopse, fiquei com vontade de ler. Não pela carga dramática (de drama já basta minha vida. kkkk), mas pelo mistério envolvido nesses telefonemas. Confesso que essa parte de muitas personagens também me incomoda um pouco. Sempre fico perdido, mas, pelo que vi, isso é o de menos nessa obra. Enfim, pretendo ler em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Só pelo título do livro eu já fiquei curiosa.. eu não considero uma pessoa com muita fé não viu.. sei lá eu acredito em tantas coisas e isso faz com que pra mim nenhuma religião seja a que eu realmente acredito e sigo.. oficialmente eu sou católica.. mas eu acredito em reencarnação.. e em outras coisas..eu não tenho alguém realmente muito próximo a mim que eu tenha perdido.. mas se fosse possível acho que seria interessante ouvir mais uma vez a voz de quem tanto amamos.. esse é com toda a certeza um livro que vai para minha lista de leitura..
ResponderExcluirOi! Não esperava tando do livro, achei que era um suspense leve, mas percebi que eu estava enganada. Fiquei curiosa, pois esse livro tem o ponto forte que é a fé. Provavelmente a cidade depois desses telefonemas vai virar literalmente o centro de tudo, agora estou louca para ver a teoria de Sully olu se no fim ele vai se render a que realmente é um telefonema do céu.
ResponderExcluirAdorei o livro, gosto muito de livros que dão lições de aprendizagem. Sobre religião, acho que a melhor delas é DEUS, isso é tudo. bjs.
ResponderExcluirAchei interessante o livro, não conhecia.
ResponderExcluirÉ uma historia que envolver religião e crenças, um assunto pra refletir. Parece ser um livro com muitas emoções a todo momento, com um tema "forte".
É pra refletir.
Gostei e fiquei curiosa pra me aprofundar no assunto.
Um livro com uma sinopse que me deixou muito curiosa. Vou dar uma olhadinha depois.
ResponderExcluirwww.garotadosuburbio.com
Oi Marcela! É a primeira vez que ouço falar do livro, nunca li e pra falar a verdade não tenho interesse, mesmo com sua resenha que, aliás, está ótima, parabéns. Algo na história não me atrai, sabe? :/
ResponderExcluirMesmo assim, parabéns!
Abs! Seguindo aqui <3
http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br
Oi, Ma!
ResponderExcluirA sinopse do livro é interessante, embora não seja o meu estilo. Sua resenha está maravilhosa! Parece ser uma narrativa pesada, tratando de um tema sério como a fé. A história não conseguiu chamar minha atenção, acho estranha a questão dos telefonemas hahaha Beijos!
http://litteraturamundi.blogspot.com
Gente, que água na boca me deu de ler este livro!
ResponderExcluirhttps://livroarbitriodotco.wordpress.com/
NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA EM LER LIVROS RELIGIOSOS QUE FALEM DE DEUS E TUDO MAIS.
ResponderExcluirGERALMENTE TODOS OS LIVROS DEIXAM UMA LIÇÃO ÓTIMA
ADOREI A RESENHA
Oiiii Maaar,
ResponderExcluirTmabém li esse livro e ADOREI, tive o mesmo problema que você em ficar perdida com os personagens kkkkk
MAS achei que foi muito bem elaborado, show de bola!
Beijos ;*
Resenhista Livreando • Facebook | e | Proseando com uma Bibliophile • Facebook
Confesso que não curto livros religiosos ou com histórias que foquem muito nisso. Não tenho uma religião definida mas acredito em Deus, mas isso não me faz deixar de achar bem chato esse tipo de livro. Parece ser bom, mas não é pra mim.
ResponderExcluirEsse livro é diferente de tudo que já li/vi. A sinopse é bem explicativa e não há como não se sentir curiosa em relação ao que é descrito lá e a capa é linda. E não seria fabuloso ter a chance de se despedir de um ente querido ou de se ter uma última conversa significativa com ele? Adorei!
ResponderExcluirDesde que vi esse livro sendo lançado fiquei bem curiosa com a premissa dele, não sosseguei até comprar. Mas como sempre acontece, depois dele aqui em casa não dei mais bola rssss
ResponderExcluirQuero muito ler, não sou uma pessoa muito religiosa, apesar de ter minha fé em Deus bem firme, não frequento igreja. Espero me surpreender com o livro.
Bjs
Oi Marcela surpreendente a historia, gostei bastante, fiquei bem curiosa pq Sully nao recebeu nenhuma ligaçao.. e no final sera que ele recebe?? nossa estou morrendo de curiosidade a historia e bem emocionate e parece ser bem lindaaa.. ameei o livroo
ResponderExcluirbjos
Já tinha visto outras resenhas sobre esse livro, não me interessa a ler, mas parece ser muito bom e beem triste!
ResponderExcluirBjs
Eu comprei o e-book em inglês, e já to planejando para lê-lo semana que vem!
ResponderExcluirParece ser realmente lindo e inspirador!
Tudo que for para aumentar nossa fé, valeee!
Vou ler rapidão!!
bjoos
Oi
ResponderExcluirJá estava com vontade de ler "O primeiro telefonema do céu", depois de ler sua resenha então... Só animei ainda mais. Este livro parece ser bem diferente de todos os outros, tanto na capa, quanto na história. Espero que a questão de ter muitos personagens, não me atrapalhe...
Abs
Já ouvi falar muito desse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha e não imagina que o livro é isso tudo, é uma história fantástica, não conheço a história a fundo mas pelo pouco que eu sei, acho que seria uma das que não acreditaria nesse telefone do céu. Eu também tenho dificuldade para saber quem é quem quando tem muitos personagens, não é só você hahah.
ResponderExcluirBom, eu sou uma pessoa que tem muita fé, e acredita em Deus, mas não leria esse livro. Bjss
Esse foi um livro que desde o instante que o vi e li sua sinopse, logo me interessei pela história pois é um enredo que nunca havia lido nenhuma vez em toda a minha vida.
ResponderExcluirMas acho que não leria agora, pois tenho vários desejados na frente!
Não conhecia o livro, mas não tenho certeza se é meu tipo de leitura. Tenho interesse em ler outro livro do autor e dependendo se gostar da escrita talvez dê uma chance a esse já que fiquei curiosa pra saber de onde realmente vem esses telefonemas.
ResponderExcluirBjs