{Resenhando #106} Belleville - Felipe Colbert

BellevilleTítulo: Belleville
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
(Livro tema do clube do livro de Ribeirão Preto)
Belleville - Se pudesse, Lucius aterrissaria em 1964 para ajudar Anabelle a realizar o grande sonho do seu falecido pai! De quebra, ajudaria a moça a enfrentar alguns problemas muito difíceis, entre eles resistir à violência do seu tio Lino. Claro que conhecer de perto os lindos olhos verdes que ele viu no retrato não seria nenhum sacrifício...Sem conseguir explicar o que está acontecendo, Lucius inicia uma intensa troca de correspondência com a antiga moradora da casa para onde se mudou. Uma relação que começa com desconfiança, passa pelo carinho e evolui para uma irresistível paixão – e para um pedido de socorro...
É completamente fora de contexto, fora de explicações Físicas ou Matemáticas o que aconteceu nesse livro, mas acabei parando para pensar: Você acredita na razão ou na emoção? Eu sempre fui uma emotiva assumida, por isso, quando o livro começou a vingar e eu entendi a proposta do autor, simplesmente deixei-me levar. Eu gostaria de ter inventado, ou até ainda inventar, uma máquina do tempo ou algo milagroso como esse. Não só para conhecer de perto os costumes da época, mas para conhecer pessoas que já se foram. Entretanto, Lucius, mesmo não criando uma máquina do tempo, consegue se comunicar, em 2014, com Anabelle, 1964, por meio de cartas. Se você vai acreditar nessa história e não acha-la tão fantasiosa, depende. De qualquer forma, o autor vai te conquistar que o amor não tem razão, ele tem emoção. 
"Eu não acreditava que seria capaz de abandonar meus sonhos pelo sonho de outra pessoa."
Lucius acabou de entrar em umas das melhores faculdades de Matemática do país, Campos do Jordão. Decidido a fazer valer a pena cada centavo posto na sua conta pelo seu pai, um viúvo jardineiro, ele fará o possível para não se meter em problemas. Porém, quanto menos você procura, mais rápido o problema te encontra. 
Para residência, acabou comprando uma casa abandonada. O terreno era bem explorador e no fim de um trilho que mais parecia uma grande mata, tinha uma construção parecida com uma... montanha-russa? Quem faria isso? Colocando a cabeça para funcionar, após encontrar uma foto de uma linda garota naquele galpão, ele desenterra uma caixa de madeira com detalhes em prata. Lá, havia uma carta. Anabelle, 1964. 

Anabelle conheceu a morte de perto. Com 18 anos, é órfã e mora sozinha em uma casa relativamente grande para apenas uma garota e um gato preto. Antes de morrer, seu pai, um fotógrafo, sonhava em ir muito mais além do que registrar momentos felizes, ele queria ser responsável por esse momento. Para isso, no fundo de sua casa, decidiu construir uma pequena montanha-russa. Sua saúde, porém, não o deixou finalizar a obra. A filha então, decidiu escrever uma carta para o próximo morador. Lá, continha seu desejo de continuar a obra do pai, mesmo não conseguindo por relações financeiras. 

Sendo o segundo morador da casa, Lucius encontrou a carta com o pedido de Anabelle. Comovido, porém, sem quaisquer dinheiro para levar a obra adiante, ele decide escrever mais uma carta e deixar para o terceiro morador, para que ele lesse, se apaixonasse e comovesse, e assim, levasse a montanha-russa pra frente. O que nenhum dos dois esperava, porém, era que essa carta ultrapassaria 50 anos, chegando nas mãos de Anabelle. 

Uma troca de cartas deu origem a um sentimento completamente novo para ambos. Anabelle e Lucius, fugiam da solidão escrevendo cartas entre si, e além disso, uma paixão atemporal surge entre eles. Mas como lidar com um sentimento sem futuro? Anabelle e Lucius nunca se veriam, isso era fato. E suas trocas de correspondências, tanto surgiu do nada, como poderia sumir de repente. 
“De todos os lugares do mundo havia apenas um que eu queria visitar agora. Chances de a minha ida até lá ser em vão? Com certeza muitos. Mas é como dizem: não faça da sua vida um rascunho, ou poderá não ter tempo de passá-lo a limpo.”
Lutando contra seus princípios e a vontade do pai, Lucius começa a reconstruir a montanha-russa, apenas para fazer Anabelle, onde quer que ela esteja no presente, feliz. Ao mesmo tempo, a vida da garota começa a mudar com a chegada de seu tio Lino, um ex-marinheiro viciado em álcool, folgado e principalmente... maléfico. 

Eu posso escrever uma resenha enorme, daquelas impossíveis de serem lidas em uma sentada só, e nada conseguiria descrever o que eu senti ao ler cada página desse livro nacional. Como vocês puderam perceber (espero), o livro não conta com um romance, e eu posso garantir que ele não é focado nisso. Existe uma relação amorosa, porém, o foque do livro vai muito além. 

Nunca tinha reparado neste livro, muito menos nesta capa. Eu soube da existência dele, no fim do mês passado, quando fui pela primeira vez em um Clube do livro daqui da minha cidade. Como sugestão de uma das leitoras, esse livro e mais A garota mais fria de Coldtown serão debatidos neste sábado agora (28). 

A obra é mágica. O autor, sendo homem, achei que traria uma história mais voltada á ação. Mas não foi isso que aconteceu. Felipe possuí um dom da escrita, um poder de disseminar suas ideias em páginas e páginas que te deixa boquiaberta. Não tem como não amar cada página. 

Bem na metade do livro, a história começa a ter um desenvolvimento completamente diferente e muito mais dinâmico. O autor incrementou mistério e ação para cada linha e eu comecei a ter uma sensação de acolhimento com os protagonistas, principalmente Anabelle. 

Se você está em dúvida entre ler este livro ou não, leia. Eu nunca dei nada a ele, e agora estou aqui, recomendando para todo mundo. Ele tem tudo: História, Física, Matemática, romance, drama, ação e cartas. O livro é recheado de cartas, o que, surpreendentemente, foi o que eu mais gostei na história. Aliás, acho que eu gostei de tudo. 

Um dos melhores livros lidos em 2015 até agora!

Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compare e compre aqui. (R$14 no Extra e nas Casas Bahia hoje)

Não deixem de comentar!
Beijos,
Mar!



20 comentários

  1. Esse livro já está na minha meta de leitura, agora com essa resenha fiquei com mais vontade de ler.
    Estou ansiosa pra conhecer mais a historia de Anabelle e tudo que ela passou. Quero entender mais a relação dos dois.

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Tenho conhecimento desse livros desde seu lançamento. No início, não tinha me interessado muito por ele, mas, depois de ler alguns elogios, mudei de ideia. Gosto dessas tramas que "brincam" com o passado e o presente. O bom é que a partir da metade, o que já era bom, fica melhor ainda. As únicas coisas que não gostei de ver que tem foram a Física e a Matemática. Só em ouvir essas palavras já me dão calafrios. kkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é perfeita! Essa história me deixa muito ansiosa para ler! Haha'
    Quero ter! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu vi esse livro no ano passado e apenas com a sinopse já tinha me encantado. Penso que essa história seja um pouco nostálgica (e eu adoro) montanhas-russa me conduz a isso. Achei a capa linda e fiquei fascinada ao saber que havia trocas de cartas, não para uma pessoa desse século e sim para uma garota nascida em época diferente da dele. Nossa, isso me cativou. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olhei a capa de de cara disse; Ihh.. não vou gostar... Mais Marcela, com essa resenha P-E-R-F-E-I-T-A não tem como não gostar do livro. Muito bom, gostei.

    ResponderExcluir
  6. Desde que lançou eu gostei do livro, da ideia dele.. mas ainda não li.. lendo sua resenha me lembrei de um filme que parece um pouco com esse livro.. pelo menos a parte das cartas.. o livro a casa do lago.. assim que tiver oportunidade vou ler com certeza..

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ma! Nossa, acho que tenho finalmente um livro nacional desejado! Esse livro me lembrou muito A Casa do Lago, como a Amanda também disse. Acho que para ter te conquistado assim, o Felipe deve ter escrito uma história fantástica! Só posso dizer uma coisa: PRECISO DESSE LIVRO AGORA! hahaha Adoro esse tipo de narrativa. Beijoos!

    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bonito e interessante!!!
    Amooo livros radicais assim, de outros tempos e tal, mas não entendi como faziam para enviar essas cartas, se são de épocas diferentes (???)
    A capa é linda, quero muitooooo lê-lo!!!
    Assim que der, vou comprá-lo!
    beijooos
    Ana,
    anairados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sei, mas qdo comecei ler a sua resenha lembrei logo do filme "A Casa do Lago", sabe, essa coisa de pessoas de épocas diferentes mantendo contato. A sinopse não dá a dimensão do que a sua resenha passa. Se eu tivesse lido somente a sinopse não teria me interessado.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    O livro, por ser brasileiro, faz com que eu tenha muita vontade de ler esse livro. Ainda mais com todos esses elogios ao autor na sua resenha. Também não conhecia o livro e obrigada por apresentá-lo. E, como disse em um dos seus posts mais antigos, a história me lembra muito "Casa do lago". Então, para mim, a história do livro não é tão inovadora, mas não deixa de ser interessante.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Antes de você comentar sobre o livro em um video seu nunca tinha ouvido nem visto, e também não imaginava essa história tão encantadora, esse livro me lembrou o filme A Casa do Lago, que conta essa mesma história de troca de cartas de diferentes épocas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Comprei esse livro em uma promoção e literalmente encostei ele rsss
    Preciso ler! Achei a resenha bem empolgante e eu sinceramente não fazia ideia do que falava o livro, comprei por estar barato e por a capa ser linda (sou dessas rsss)
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que história fascinante.
    Muito envolvente.
    A capa do livro é linda.
    Deste autor li A última nota e amei, espero que este livro traga uma história capaz de me encantar tanto quanto a outra

    ResponderExcluir
  14. Oi Mar, tudo bem?
    Me surpreendi com a sua resenha, a única coisa que admirava em Belleville sempre foi a capa e nada mais. Pelo que li, a capa não é o único ponto forte do livro. Não sou um fã de romance, mas como você diz que é algo que vai além disso, estou pensando seriamente em dar uma chance.

    ResponderExcluir
  15. Oi Mar,
    Esse foi um dos livros que quando eu bati o olho nele logo me apaixonei, essw história parece ser muito parecida com o filme "A Casa do Lago", mais ok né! Estou super curiosa para saber o rumo que Lucius e Anabelle irão tomar e se eles irão realmente ficar juntos.

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Já conhecia esse livro, mas confesso que nunca tinha parado pra ler a sinopse. Me lembrou muito o filme A Casa do Lago e agora fiquei curiosa pra saber se eles só serão amigos, ou se vão se apaixonar um pelo outro.

    ResponderExcluir
  17. Acho super legal esse negócio de trocar cartas com o passado, me faz pensar num filme que eu amo: A casa do lago <3
    Não tem explicação lógica, e eu sou uma pessoa lógica, mas essa eu aceito ficar sem rs Fique interessada no livro!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela esse livro parece ser msm mto emocionante, uma historia de amor incrivel, mtoo legal. gostei mtoo aj entrou para a minha listinha rsrs
    ameei a resenha parecia que eu estava lendo o livro de tao boa que tava..
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Gostei daqui, tenho curiosidade de ler esse livro, pois achei a premissa diferente e isso chamou minha atenção. Que bom que gostou e compreendeu o que o autor quis passar aos leitores, ficou muito boa sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii, eu também nem havia reparado nele e quando você falou que ia lê-lo em um de seus vídeos não coloquei muita fé kkk
    Mas parece ser muito bom mesmo, adoro esses romances fantasiosos e agora fiquei curiosa para saber como termina *-*
    Vai para minha lista já!

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!