{Peripécias do blogueiro literário} Como ler tantos livros de parceria desse jeito?

Oi gente, tudo bom?
Demorei mas vou começar com os posts de peripécias literárias. Animados? Eu também o/
Uma das grandes questões da humanidade e que vocês tanto costumam perguntar pra nós, blogueiros é: Como vocês conseguem ler TANTOS livros por mês? ou melhor: Como vocês conseguem conciliar tantos livros recebidos pelas editoras e AINDA ter uma vida social? 



Pois bem meus caros. Primeiro gostaria de comunicar que todos nós temos vida social. Alguns tem uma vida mais ativa, outros preferem ficar quietos no quarto. Temos relacionamentos, amigos e afins. Mas se nós temos tudo isso como fazemos pra ler tantos livros das editoras assim? Alguns blogueiros recebem 7/10 (já vi blogueiros recebendo 20) e possuimos um período pra fazer resenha. 

Vocês podem achar de início que é loucura, e de fato é um pouco, mas não é tanta loucura. 

À medida que vamos pegando gosto pela literatura, começamos a acelerar o ritmo de leitura. Tomando em base o meu blog, o meu ritmo e as minhas parcerias, posso dizer que assumi um grande controle da situação e hoje consigo equilibrar tudo. Estou com o blog há 1 ano e 11 meses e, se consigo ler em um mês 9 livros de parceria, ano passado eu conseguiria ler apenas 4. 


  • "Mas Marcela, os livros são diferentes. Se a leitura for arrastada, você não vai conseguir ler rápido."
  • "Mas Marcela, talvez você tenha disponibilizado mais tempo de leitura esse mês do que no outro..."


São afirmações certas e coerentes, porém, faço uma comparação geral. Eu atribui na minha rotina, um pouco daquela leitura dinâmica. Sempre cronometro 30 minutos de leitura e vejo onde parei. Se você pensa em fazer algo assim, tente. É muito bom e você consegue perceber se está com um ritmo bom ou devagar. A média de páginas e 30 minutos é de 15/25. Experimente e depois me conte ;)

A maioria das parcerias que eu atribuo ao blog são livros que me interesso pelo catálogo. Não adianta você querer conseguir todas as parcerias do mundo apenas por quantidade. Se eu não curto fantasia, não vou me inscrever em livros onde o foco é esse. Por isso que às vezes, a editora é muito boa, mas compensa mais você comprar os livros pois não são todos que te atrai. Eu penso assim. 

Onde eu quero chegar: Se os livros que eu solicito são do meu interesse, eu me empolgo pra ler na hora. E na maioria das vezes, eu gosto. Se eu estiver em época de, sei lá, feriado, eu consigo ler um livro de 300 páginas em um dia ou no máximo dois. Acho muito raro os livros onde demoro mais de uma semana pra ler. Não por ter muito tempo pra isso (confesso que devia fazer muitas outras coisas), mas porque eu consigo equilibrar tudo. 

Então, se você é blogueiro iniciante e está desesperado em busca de parceria: calma lá! Analise primeiro o catálogo, veja se o número de livros de seu interesse supera aqueles que não te atrai. Depois, tente peneirar aqueles prazos loucos que a editora dá. 

Se você curte de tudo (como muitos blogueiros), tente se jogar com moderação nas parcerias. Veja seu tempo e tente analisar se vale a pena. Faça planilhas, cálculos, etc. O conteúdo do blog vai muito além das resenhas.

Aham, eu fugi totalmente do foco. Comecei a falar de seleção de parceria (que será outro tópico em breve), mas porque isso influencia muito. O que vocês precisam saber e entender: É complicado balancear a vida social e a profissional, mas se os livros de parceria são do seu interesse, fica muito mais fácil e prático. Outra coisa também: O seu ritmo de leitura vai aumentar durante o tempo, então você conseguirá ler muito mais rápido e em maior quantidade, com a mesma qualidade. 

Ser blogueiro necessita de dedicação e muita responsabilidade. Mas o resultado depois é muito mais que satisfatório... É maravilhoso <3

Espero que tenham gostado do primeiro post de peripécias. Vai funcionar mais ou menos desse jeito, e se tiverem alguma sugestão de temas ou do formato do post, deixem nos comentários! 

Beijos,
Mar!
*Todos os comentários feitos nesse post são de mera opinião própria. Se você discorda, deixe seu ponto de vista abaixo, mas pacificamente. 

22 comentários

  1. Menina, tu chega a nove livros por mês? Estou me sentindo humilhada. '-'
    O máximo que vou é até 5, as vezes até 6. Eu sofro muito de ressaca e depressão pós livro, sabe como é, né?! rs
    É como você disse, quando você pega gosto por aquilo, vai se acostumando e passa a fazer parte da rotina. É só saber conciliar as coisas, um pouco de cada.
    Ser blogueiro da trabalho, mas é tão bom. =)

    Amei o post.
    bjos
    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas. Não sou blogueira, ainda, mas pretendo fazer um blog esse ano. Não estou com muito tempo, por isso não quero fazer um blog e desistir poucos meses depois, como já aconteceu várias vezes. Sou bem lenta para ler, e acho que meu ritmo de leitura não avançou muito nos últimos anos, mas acho que é porque eu não mantenho um ritmo continuo, tem meses que eu leio uns 6 livros, outros que não leio nenhum, então fica difícil desenvolver desse jeito. Mas minha vida estava muito corrida, eu fazia auto escola de manhã, depois ia para faculdade, depois direto pra academia e chegava em casa de umas 20h30, fora que eu tenho que estudar os conteúdos da faculdade, então não estava nada fácil organizar meu tempo. A auto escola acabou, então acho que vou conseguir separar um tempinho pra leitura, fora que eu amo filmes e minhas séries estão super atrasadas. Enfim, vou tentar seguir as dicas que você deu, de cronometrar o tempo, não tenho parceiras - não tenho blog, como disse -, mas tenho uma lista imensa de livros que pretendo ler até junho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mar!
    Você é uma lutadora por conseguir ler tantos livros assim em tão pouco tempo e com tantas coisas pra fazer.
    Confesso que estou lendo três ao mesmo tempo (dois de histórias únicas e um que faz parte de uma série que estou intercalando).
    Abraços! | Saphy

    ResponderExcluir
  4. vou falar por mim: tenho parceria com a harlequin, com a novo conceito, charme e única, nem todos os meses solicito, vou com calma, a vida ta corrida e média recebo 5/6 livros por mês que é o que dou conta de ler
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei desse post, é bom saber um pouco como é a rotina de blogueiros.
    É pouco difícil ler tantos livros assim, nunca parei pra pensar no tanto que já li em um mês.
    Deu pra perceber como é difícil ter um blog, mas quando o resultando vem e é bom, deve ser incrível.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Ei Mar!
    Ahhh, sem dúvidas, quanto mais lemos, mais rapido as leituras ficam,a menos que o livro seja realmente ruim. Eu mesmo, ano passado tinha parceira só com a BB e com a Gutenberg, pq VR não mandava livros. Bem, consegui manter normal, pq tambem era um livro por pedido. Esse ano consegui Jangada, VR manda livros, NC, Record com 3 e Unica. Até o momento estou conciliando otimamente bem. Li todos os recebidos até o momento (graças a Deus \o/). Em média consigo ler 7 livros mensais, mas em janeiro, durante as ferias, cheguei a 15. Isso varia bastante, levando em consideração ritmo da leitura e tamanho da obra :) Quando começa o período mais apertado da universidade, me foco nela e com certeza, foi diminuir o numero de pedidos. Não quero prejudicar parceria por irresponsabilidade minha. Se não dá, não dá :)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem??

    Adorei o estilo desse post... Afinal, nós blogueiras não temos como não nos identificarmos com ele né. Eu definitivamente não consigo ler algum gênero que eu não goste sabe... A leitura simplesmente não vai pra frente! Concordo com todo o seu texto. Temos que ir nos acostumando aos poucos e evoluindo cada vez mais...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OIII, isso é que eu chamo de esforço, ou leitora compulsiva não sei o que dizer,kkk, mas adorei a postagem e saber mais como vc organiza o blog nessa parte de leitura..
    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mar.

    Concordo com tudo que disse e com o tempo começamos a ler mais rápido. Irei cronometrar depois meus 30 minutos. Também consigo ler um livro de 300 páginas em um dia, em média gasto 2 dias em um livro. Se o mês tem 30 dias conseguiria em média 15 livros por mês, mas nem sempre dá. Mas 10 por mês consigo bem fácil. *-* Tem leituras que agarram mesmo, eu paro com aquele livro que demorando e começo um que vai fluir melhor e depois retorno a leitura. \o/ Amei o post.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  10. caramba, nunca pensei que dava tanto "trabalho" ter um blog, com prazo de entrega e tudo mais, eu particularmente nao sirvo pra ter um, é verdade que nem adianta ler um livro sendo que o genero nem te agrada, a leitura acaba ficando chata e da vontade de desistir.

    ResponderExcluir
  11. Isso de cronometrar a leitura eu faço, se o livro estiver fluindo bem consigo ler umas 80 paginas em uma hora mas mesmo assim não leio muitos livros no mês. A responsabilidade de resenhar os livros de parceria deve ajudar no comprometimento em ler.

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente quero te dar os parabéns pela sua postagem, porque foi bastante util, principalmente para mim que tenho algumas parcerias, mas também colaboradoras que me ajudam no blog. Mas mesmo assim gostaria de ter o costume de ler livros mais rápidos. Uma das minhas colaboradoras lê tão rápido que solta várias resenhas em meu blog e gostaria de ser assim tbm, porque me parece que ela nem respira hahahaha

    Mas enfim...Espero poder um dia ler tão rápido assim tbm para dar conta de tudo, porque além dos de parceria, também temos os nossos livros comprados e eu nem li a metade do que tenho. Enfim...Mas curti o seu cantinho e tbm sua dica
    Vou passar a te acompanhar. Me segue que ja estou te seguindo.

    Beijinhos linda

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-perdendo-me.html

    ResponderExcluir
  13. O máximo que consegui foi 6 em um mês o.O
    Esses dias resolvi fazer essa avaliação de quanto consigo ler em um determinado período de tempo. Em 30 minutos leio 30 páginas, pouco? Não sei, esse é meu ritmo e assim aproveito bem a leitura. Não adianta nada ler um monte e não absorver nada do livro. Claro que seria ótimo se eu conseguisse ler pelo menos uns 10 por mês, ia ajudar a diminuir MUITO minha pilha de livros. Vou continuar seguindo os posts dessa 'série'.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  14. Hey xará, eu acho tão louco eu vir aqui e falar "Oi Mar aqui é a Mar!" risos.
    Mas então eu já vivo esse dilema.
    Me inscrevi em uma parceria que eu não tinha tanto interesse em resenhar os livros. Mas me inscrevi por me inscrever. E agora carrego um monte de livros pra ler que não tenho interesse.
    E acabo deixando de lado as editoras que eu amo.
    Pois bem, acho que isso vale de maturidade.
    Não consigo acreditar que um blogueiro iniciante vá ler seu texto e vai falar "é! Eu vou fazer isso!". Pra mim eles vão continuar tentando e se matando pra ter qualquer parceria. E eu até entendo, porque eles querem reconhecimento imediado de um trabalho (mesmo que eles nem estejam com o trabalho feito!).
    Uma hora eles vão perceber. Mas por eles mesmo. E nós vamos falar "eu avisei, eu tinha passado por isso e sabia que vocês iam passar!".
    Enfim, não adianta.
    É a maturidade do blogueiro e do blog que faz esses pensamentos virem!

    Bjoooos
    Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir
  15. Bom, não tenho parcerias hahahahahahaha mas minha lista é enorme, então preciso de uma aulinhas com vc.
    Sério, por conta do trabalho, consigo no máximo 4 livros por mês.

    ResponderExcluir
  16. Bom, depois desse post eu concluí que não seria uma boa blogueira e não conseguiria manter uma parceria hahaha Eu costumava ter um ritmo bom para leitura, mas depois que comecei a faculdade meu tempo pra isso se tornou minúsculo e acabo lenvando umas três semanas pra concluir um livro só. Por isso admiro tanto vocês, blogueiros, que muitas vezes conciliam trabalho-estudo-blog. Eu jamais conseguiria, mesmo seguindo os seus conselhos...

    ResponderExcluir
  17. Acredita que depois que eu criei o meu blog meu ritmo diminuiu? E to com um certo bloqueio ainda,socorro. Mas aprendi a ler mais de um livro ao mesmo tempo sem me perder, vivaaaa.
    Essa coisa de parceria concordo plenamente com você, não adianta se inscrever em tudo, tem que ser naquelas que você curte se não fica com trezentos mil livros que não gosta pra ler e resenhar.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oláááá.
    Nunca tinha pensado em cronometrar meu tempo de leitura... Obrigada pela dica!
    Eu chegaria a nove livros por mês só se eu estivesse de férias do trabalho ou da faculdade hahaha
    Também acho que só deve procurar as parcerias que realmente interessam, não adianta ter várias se não gosta e não tem tempo para ler.
    Adorei suas dicas *-*

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcela, tudo bem? Gostei bastante do post. Eu ainda leio bem devagar, se comparando com outras pessoas, e as vezes passo bastante tempo sem pegar em nada. Agora eu sei que posso fazer isso porque não tenho nenhuma parceria com editora, faço algumas com os autores, mas sei que quando tiver alguma, vou ter que melhorar meu nível de leitura e conseguir conciliar com as outras coisas. Realmente não adianta se inscrever para uma parceria que tem vários livros que não curte, ter parcerias apenas para ter e não realizar um bom trabalho não vale a pena. Antes de tudo isso é um compromisso que você assume com a editora e ela confia no seu trabalho, então devemos ter responsabilidade.

    Adorei o post e espero mais desse tipo!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. Eu concordo com vc Ma, da pra ler mtoooo em um mês!
    A menos que vc tenho um trabalho que tire praticamente todo o seu dia!
    Quando eu trabalhava num supermercado, eu só acordava, comia e ia pro trampo kkkkkk na hora do almoço lia umas 10 páginas por aí e dpois só no outro dia tbm na hora do almoço ou nos feriados e fds.
    Agora se vc tem a parte da noite pra ficar em casa, por ex., dá pra ler bastante, mesmo que sejam livros de um poucos mais de 100 pgs.
    É só se organizar e principalmente: buscar temas/estilos que te atraem, porque qndo não gostamos do tema do livro demora mto mais mesmo!!!
    bjooos
    NOOOVO BLOG!!! elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Bem, concordo com você em relação a tentar parceria apenas com as Editoras as quais você se identifica mais com o gênero. Caso a coisa comece a ficar complicada demais, a solução é apelar para aumentar a equipe com colaboradores. Sei que muita gente não gosta, mas é melhor do que se "sujar" com as editoras por não conseguir cumprir as metas, afinal é um contrato/acordo que é firmado, e, querendo ou não, os resultados devem ser apresentados.
    E, como você disse, também fico impressionado com as caixinhas de correios de alguns blogueiros por aí. Fico me perguntando como eles conseguem comer, dormir, trabalhar, ter vida social e por aí vai.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Eu não tenho blog, mas acho que ficaria doidinha com tanta coisa pra ler.. mas acredito que o segredo é escolher.. ou tentar parcerias com editoras que realmente você se identifica.. e também conhecer seus limites.

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!