{Resenhando #108} Para Sir Phillip, com amor - Julia Quinn

Para Sir Phillip, Com AmorTítulo: Para Sir Phillip, Com amor
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
*Livro cedido pela editora para resenha
Para Sir Phillip, Com Amor - Eloise Bridgerton é uma jovem simpática e extrovertida, cuja forma preferida de comunicação sempre foram as cartas, nas quais sua personalidade se torna ainda mais cativante. Quando uma prima distante morre, ela decide escrever para o viúvo e oferecer as condolências. Ao ser surpreendido por um gesto tão amável vindo de uma desconhecida, Sir Phillip resolve retribuir a atenção e responder. Assim, os dois começam uma instigante troca de correspondências. Ele logo descobre que Eloise, além de uma solteirona que nunca encontrou o par perfeito, é uma confidente de rara inteligência. E ela fica sabendo que Sir Phillip é um cavalheiro honrado que quer encontrar uma esposa para ajudá-lo na criação de seus dois filhos órfãos.
Após alguns meses, uma das cartas traz uma proposta peculiar: o que Eloise acharia de passar uma temporada com Sir Phillip para os dois se conhecerem melhor e, caso se deem bem, pensarem em se casar?  Ela aceita o convite, mas em pouco tempo eles se dão conta de que, ao vivo, não são bem como imaginaram. Ela é voluntariosa e não para de falar, e ele é temperamental e rude, com um comportamento bem diferente dos homens da alta sociedade londrina. Apesar disso, nos raros momentos em que Eloise fecha a boca, Phillip só pensa em beijá-la. E cada vez que ele sorri, o resto do mundo desaparece e ela só quer se jogar em seus braços. Agora os dois precisam descobrir se, mesmo com todas as suas imperfeições, foram feitos um para o outro.
Sempre tive um pé atrás com romances baseados em cartas. Alguns livros, por mais encantadores que sejam, acabavam deixando a desejar no quesito romance. Como uma pessoa pode se apaixonar sem saber sua expressão? Seu rosto? Seu sorriso? Sua maneira de falar? Compreendo que essa dificuldade de aceitação é algo recente, até porque, no passado, talvez fosse assim que as coisas, na maioria das vezes, funcionava. E ninguém reclamava. Amor era amor. Seja em cartas, ou até mesmo na convivência. Por isso me identifiquei tanto com os protagonistas do quinto livro da série, Os Bridgertons. Mesmo não nutrindo sentimentos românticos, apenas aquela adoração, eles precisavam se casar. A idade chegava, ou até mesmo sua vida precisava de uma "mentora". O fato é: Eles precisavam sair do papel e da tinta. Era hora de se conhecerem. E, talvez, a partir daquela decisão, tudo mudasse. Agora: será que Eloise e Phillip permaneciam com a mesma essência das cartas? 

Eloise viu seus irmãos mais velhos se casarem. Sendo a quinta Bridgerton, estava na sua vez de assumir compromisso com alguém. Propostas era o que não faltavam. Milhares de pedidos foram recusados porque seu gênio forte sabia que se esperasse mais um pouco, ela conseguiria se casar por um sentimento maior: O amor. Vira todos os seus irmãos apaixonados e completamente dedicados aos companheiros e era isso o que ela queria para a vida. Seria tão difícil assim encontrar alguém? 
Sua paixão -ou hobbie- por cartas, fizeram com que ela enviasse uma carta para o marido da sua prima distante, Marina, que acabara de falecer. Depois dessa primeira carta, seguiram-se dezenas. As correspondências duraram um ano, até que Phillip convida Eloise a passar um tempo em sua casa, e, caso dessem certo, casariam-se. Mesmo não envolvendo sentimento por nenhuma parte, ela sentiu que essa poderia ser uma chance única. 

E sua intuição, como sempre, estava certa. 

Phillip casou-se muito cedo. Sofreu a morte de seu pai e de seu irmão, mas o pior: viu sua mulher tentar tirar a vida. A mesma nunca superou a depressão pós-parto e tudo parecia agravar seu estado. O casamento, que desde o início não tivera sentimento algum, acabou dando vida a dois gêmeos arteiros com 8 anos. Nunca tivera ligação sentimental à mulher, e, em relação aos gêmeos, não fazia tanta parte da vida dos filhos como precisava em seu papel de pai. Em sua cabeça, tudo se organizaria tendo uma esposa dedicada e feliz. Principalmente, feliz. Que desse sorrisos os quais sua mulher, em tantos anos, nunca fez questão de dar. O sentimento vinha em segundo plano: se não a amava, aprenderia a amar, mas se amasse, seria um bônus. Sua vida se resumia à sua estufa. Um canto onde ele poderia ficar em paz consigo mesmo. Porém, ele sentia falta de uma família. De uma companheira. 
Com a chegada repentina de uma carta vinda de Londres e endereçada a ele -coisa que não acontecia frequentemente- as coisas começaram a mudar. A remetente, prima distante da sua falecida mulher, enviara suas condolências de uma maneira sutil. Assim, uma troca de correspondência deu início a uma amizade que poderia mudar a vida dos dois. 

Mas as coisas nem sempre são o que aparentam em uma folha de papel: Eloise sempre imaginara Phillip como um homem maturo, simpático e sorridente. O que encontrou não foi isso. Do outro lado da moeda, Phillip sempre imaginou Eloise como uma mulher menos falante e com gênio menos forte, talvez. E agora? 

Desde o começo da série, nunca duvidei do talento da autora. Ela escrevia com o coração, e suas palavras sempre tiveram um toque forte e importante. Quando comecei a ler este quinto livro, comecei a reparar um pouco em como a autora pensa: Em todos os livros, ela coloca uma carga sentimental diferente, alguma característica marcante em cada personagem. Eles não sofriam da mesma coisa. O sofrimento era interno e, mesmo que forte, eles sempre tentaram mudar isso. 

Nesta obra, ela não faz os personagens amadurecerem com o tempo. Eles, principalmente Phillip, já eram maduros o suficiente e já viram de tudo na vida. Eloise já estava com 28 anos completos, o que era uma lástima para a sociedade. Os protagonistas não enxergaram a paixão diretamente, mas sim, um interesse pessoal por cima de qualquer coisa. Quinn mostrou, mais uma vez, que o sentimento vem como consequência de suas ações. 
"Ele balançou a cabeça maravilhado.
- Você é magnífica.- Eu continuo dizendo isso a todos - ela disse com um encolher de ombros indiferente -, mas você parece ser o único que acredita em mim."
Vários personagens dos livros anteriores aparecem nesse livro. Você consegue matar a saudade de todos os homens Bridgertons (foco no Anthony porque <3 e no Colin porque em sua segunda fala, eu já chorei de rir), de Sophie (Mulher de Benedict) e Violet (a mãezona da família enorme). 

Tinha me decepcionado um pouco com o quarto livro, do Colin (pois é, nunca vou superar isso), e comecei a ler este com minhas próprias dúvidas. Mas simplesmente o adorei, como tinha adorado todos os outros. Consegui enxergar a astúcia que a autora quis colocar em Eloise, que já tínhamos observado os livros anteriores e o medo de Phillip em simplesmente fracassar como pai. Essa parte paternal foi o que mais me tocou. Maravilhoso. 

Não preciso dizer o quanto recomendo a série. Ela é a minha queridinha da vida e por mim, todo mundo leria. Um romance histórico leve e com um toque forte de humor. Você não passa um livro da Quinn sem altas risadas e sorrisos enormes... 

Classificação:

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar, hein?
Beijos,
Mar!


16 comentários

  1. Amei, obrigada pela dica.
    É uma historia de amor que já gostei só pelo fato de mostrar isso de uma forma diferente.
    Gostei da caracteristicas dos personagens, por serem tão diferentes e terem que decidir se o amor pode superar isso.

    Curiosa pra ler, não conhecia a serie.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, eu não sou muito fã dos livros da Quinn, mas essa serie já foi tão bem comentada que estou vendo minha forma de ver essa autora, rsrsrsrs, adorei a resenha...

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Nunca li Os Bridgertons, mas tenho ouvido falar tão bem dessa série que estou louca para lê-la. Esse livro parece ser lindo, um romance maduro, entre duas pessoas que são bastante experientes, o que é ótimo, já que estou cansada de romances entre adolescentes imaturos. Acho lindo esse tipo de amor construído através de cartas, eu não tenho dificuldade em imaginar isso, já vi casos assim, e acho que não seria difícil disso acontecer em épocas passadas.
    Espero ler essa série assim que possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. eu sou apaixonada pela série Os Bridgertons, já li todos o livros (em pdf,claro!) e amei, é uma historia mais incrivel que a outra e eu simplesmente nao posso escolher qual o meu favorito, masi eu gosto muito Benedict e do Gregory acho que foram os dois que mais sofreram por suas amadas principalmente o ultimo que coitado quase que n fica com ela! Amo a Hyacinth! tenho os 5 livros,agora so falta esperar os lançamento dos outros

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ler essa série Mar, descobri recentemente que adoro romances de época e achoque nada melhor do que ler essa série super recomendada por todo mundo.
    Essa coisa dos personagens já serem maduros nesse livro eu acho bom, a gente nãoprecisa passar por aquele sofrimento dos personagens fazendo caquinha hahaha


    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi :)
    Olha, ñ sou muito fã de romance de época, mas....
    Sua resenha me deixou com um certa curiosidade com esses romances, rs, acho que vou enfrentar meu orgulho e ler um livro desse gênero. Quem sabe eu ñ me apaixone tbm! Bjbj

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa serie mas não acho que ela é perfeita, o primeiro e segundo livro tem muita coisa igual. So li ate o terceiro livro e estou muito ansiosa para conhecer a historia de Eloise ela e o Colin são os irmãos mais espirituosos.
    O que achei interessante é que o Phillip já foi casado diferente dos outros livros que o mocinho estava fugindo do casamento.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler essa série, parece ser muito boa. Bom ter personagens maduros, torna a histório com muito menos mimimi haha
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o primeiro, gostei do segundo, me decepcionei com o terceiro e amei o quarto. E tive as mesmas dúvidas que vc quanto a romances baseados em cartas.
    To muito ansiosa por este apesar de a série, pra mim, ter tido seus altos e baixos.

    ResponderExcluir
  10. As séries sobre as famílias e focadas em cada integrante de cada vez vem ganhando muito espaço, pois é. Duas delas são as que eu quero conhecer: Os Hathaways e Os Bridgertons. As duas são romances de época, e eu espero gostar quando fazer a leitura. As avaliações e recomendações de ambos são ótimas, então já criei bastante expectativa.

    ResponderExcluir
  11. Essa série é tão ♥
    Adoro romances históricos e só leio elogios dessa autora! Minha expectativa é tanta que tenho até medo de ler kkk
    Preciso dar um jeito de comprá-los e arrumar um tempo para ler todos *-*

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  12. Oi Mar, tudo bem? Ainda não li nenhum livro da série, e no momento, não tenho muita vontade de ler. Não curto muito romances históricos, mas sei o quanto falam bem dos livros da Julia Quinn. Achei a sinopse desse livro bem interessante, com a história das cartas. Se por um lado, eu detesto livros que são contados em forma de cartas, eu adoro os livros que possuem cartas na sua narrativa. E deve ser interessante quando eles se conhecem e veem que o outro não é exatamente como imaginaram.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oi Ma tudo bem?
    Como sempre Julia Quinn nos surpreende, como você mesma disse, ela faz questão de colocar os sentimentos de todos bem distintos, isso que torna a serie ainda melhor!
    O livro chegou ontem em minha casa a estou doidinha para ler!
    Otima resenha parabéns!
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Aiinda não Julia Quinn, acredita??
    Mas to apaixonada pelas capas dela!! São lindas e românticas!! *----*
    Esse ano (to fazendo tanta promessa de leitura pra esse ano, rsrsrs) ainda lerei pelo menos UM dela!!!!!
    Tomara que o Phillip consiga realmente conquistar o amor que tanto desejou! De verdade! To mais curiosa pra ler!
    beijoos

    ResponderExcluir
  15. Até hoje, não li nenhuma resenha negativa dos livros dessa série da Julia Quinn. Então, a cada uma delas, minha curiosidade pra ler só aumenta. O que achei legal nesse é, como você disse, as personagens não amadurecem, pois elas já são maduras. Assim fica melhor, pois a autora pode focar em outras situações. Outra coisa legal é a presença dos protagonistas dos outros volumes. Espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma relação de amor com esses históricos.. eu ainda não tenho essa série... mas em um futuro próximo pretendo ler todos eles.. todo mundo tem elogiado bastante e as resenhas estão muito positivas..

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!