{Resenhando #'109} Fale! -Laurie Halse Anderson

Fale!Título: Fale!
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248
*Livro cedido pela Editora para resenha
Fale! - “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Livros impactantes merecem ter tamanho infinito, não é verdade? As vezes você não dá moral para o livro, passam as páginas e é como se ele virasse pra você e falasse "Toma essa". Foi o que aconteceu comigo em vários livros esse ano. A maioria deles, abordavam temáticas fortes e tinham um psicológico fortíssimo. Eu adoro aqueles livros "perturbadores" que tem como tema algo forte ou que te deixa tensa e reflexiva. Desta vez, me deparei com um livro curto, de capítulos rápidos e com um tema maravilhoso: Abuso sexual. Gente. GEEEEENTE, não me interpretem mal, mas eu simplesmente ADORO livros como esse, ou problemas psicológicos e mentais. Se eu me surpreendi? Muito! E eu vim falar pra vocês que vale muito a pena!

Melinda não fala com ninguém. Seu melhor amigo é o silêncio, pois, foi a única coisa que restou depois daquela maldita festa que mudou sua vida. Ninguém consegue encara-la, e, atravessar o refeitório e enfrentar os colegas está sendo uma atitude mais impossível do que ela imaginava. Estudar no colegial sempre foi o sonhos dela e de suas ex melhores amigas, mas logo no início seus planos já vão por água abaixo e o que ela mais quer é SAIR do colegial. 

Seu professor de artes, um homem de mentalidade atraente e muito artística, faz com que suas aulas sejam um escape da realidade. Um dos planos de aula que ele propõe é que, a partir de um sorteio de substantivo qualquer, a pessoa dê outro sentido a ela e passe a construir uma arte a partir da palavra principal. Individualmente, cada um vai tirando seu papel e Melinda cai com: Árvore. De início, pode ser uma palavra boba, mas esse será o motivo principal para ela continuar seguindo em frente. 

Escrito em poucas páginas, a exploração do tema pela autora foi de longe, espetacular e complexa. Ela conseguiu trazer um assunto tão falado e abordado para o mundo adolescente (o principal alvo desses abusos), e conseguiu não deixar a escrita monótona ou cansativa. Eu consegui perceber o que Melinda queria, mesmo antes de ela dizer para o leitor. Eu reconheci sua dor de uma maneira tão íntima que me fez chorar e perguntar: "Por que certas pessoas fazem isso?", mas não encontrei resposta. Porque nem que faz a ação, consegue saber o motivo. Orgulho? não sei. Honra? Provável que não. Algo maior que qualquer tentativa de explicação. 

Depois que li o livro, tive que ver o filme. Não consegui esperar. Precisava saber se os autores conseguiriam passar a mensagem que o livro passou com facilidade. A adaptação não é muito conhecida, porém se vocês quiserem, vale a pena a conferida. Como em todas as adaptações de livros, não achei que conseguiram transmitir tudo o que o livro significava. Foi realmente um baseio bem superficial do livro. O filme tem o título de "O silêncio de Melinda".
“Quando as pessoas não se expressam, vão morrendo aos poucos. Você ficaria chocada se soubesse quantos adultos estão realmente mortos por dentro, vivendo sem ter ideia de quem são, só esperando que um câncer, um infarto ou um caminhão surja e acabe com eles.”
No geral, acho que é uma daquelas obras que todo mundo tem que ler uma vez na vida. Como prova disso, neste momento ele já está emprestado e já tem mais gente na lista de espera. Consegui fazer um trabalho escolar sobre ele, recomendei o filme pra minha professora de artes e falarei com a diretora para ela analisar e ver se vale apena colocar como método de ensino. 

No fim do livro tem uma entrevista com a autora sobre a construção da obra e no seu intuito ao escrever "Fale!". E pra quem está reconhecendo o nome da autora, é a mesma de "Garotas de vidro". Então você já pode imaginar o que vem por aí...

Classificação:

Bom gente, espero que tenham gostado!
Gostou? Compare e compre aqui.
Não deixem de comentar!

Beijos,
Mar. 


14 comentários

  1. Oii Mar! Já li esse livro há mais de um ano, mas continua vivo em minha mente e assim como você, adorei! Foi o primeiro livro que li com um tema mais forte, e me surpreendi bastante. Recomendo esse livro para todo mundo também, e sim, todos deveriam ler, deveria ser leitura obrigatória!
    Quando terminei fiquei anestesiada, mas logo quando essa sensação passou fui procurar o filme, e para falar a verdade nunca terminei de ver, porque comparado ao livro, o filme é péssimo, não sei o final, mas até a parte que vi, odiei.
    Acho que me empolguei um pouco ao falar sobre o livro, mas adoro falar dos livros que amo. Bjsss!

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso MUITO ler esse livro, eu nem sabia que tinha filme. É um assunto pesado, mas o bom é que a autora conseguiu passar a ideia tão bem e nem um pouco cansativo.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas ele parece ser daquele que prende bem. Também gosto desse tipo de assunto, mas muitas vezes eu me revolto com a personagem. Provavelmente é por causa da minha personalidade forte que não leva desaforo pra casa KKKKK
    Vou anotar sua dica na minha lista sem fim hahaha

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia.
    Eu também gosto de livros que falam de temas fortes, que nos fazem refletir.
    Fiquei muito curiosa pra ler esse,mesmo sem ler já fiquei triste por Melinda. Por como sua vida ficou após a festa.
    Ótima resenha, ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Olha só, não o conhecia, e achei tão maravilhoso, me fez lembrar do meu tempo de escola(um horror)
    Adorei o livro, e mais ainda sua resenha detalhada.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  6. Ooiiii, sempre tive uma recha com esse livro, acho que foi um dos primeiros livros que eu ganhei, mas nunca tive coragem/vontade de ler ele, kk, mas pelo visto ele parece ser muito bom...

    ResponderExcluir
  7. caramba que livro interessante, eu particularmente nao leio esses tipos de livro com um tema "pesado" por assim dizer, prefiro os mais levinhos, agua com açucar sabe, mas eu gostei bastante desse, vou procurar a saber mais sobre esse livro, vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Às vezes parede meio estranho a gente gostar de livros com temas pesados, mas para mim, o mais interessante sempre é o quanto que aprendemos com histórias do tipo. Acaba se tornando tão normal a gente se sentir na pela do personagem e chorar com ou por ele. Acho incrível histórias que conseguem fazer isso comigo. Já conhecia Fale! só por capa, e não tinha gostado muito dela, mas parece ter muito a ver com a história, então tudo bem.
    Vou querer ler, sem dúvida :)

    ResponderExcluir
  9. Tinha visto esse livro por aí, mas não tinha ideia sobre o que ele abordava. Também gosto muito de livros que mexem com minha mente, me deixam pensando nele vários dias, acho que isso me torna uma pessoa melhor, nem que seja um pouco. Essa história parece ser incrível, pessoas que sofrem abuso sexual têm muita dificuldade em falar sobre o que aconteceu com eles, poucas são as que conseguem juntar coragem e denunciar, falar em alta voz. Não sabia que tinha uma adaptação desse livro, mas talvez eu nem assista, quero mesmo ler o livro, quem sabe depois eu possa até assistir.
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, entrou na wishlist.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não dei a mínima pra esse livro. Um título bobo pra uma capa boba... Arrependimento mata? Bateu uma vontade desesperada de bater a cabeça na parede pq me desfiz do livro sem lê-lo =/
    Essa é a primeira resenha dele que leio e tbm de histórias que tenham problemas psicológicos ou mentais em seus plots.

    ResponderExcluir
  11. Mas essa mulher gosta de um tema forte envolvendo adolescentes hen? Lindja!
    Também adoro livros com essa temática Mar, pode parecer meio doentio pros outros isso, mas eu gosto de ver como o autor trabalha o assunto, como que a pessoa supera e etc.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Estou com o livro garotas de vidro aqui, mas nunca li.. não ele todo.. comecei, mas não terminei.. o livro é bom, mas na época que peguei ele para ler não era o momento..

    ler sua resenha foi uma bela surpresa... eu ainda não tinha lido nada sobre ele, nem lido sua resenha então eu não sabia do que se tratava.. e pela capa achei que era um livro que não valia apena.. eis que me deparo com sua resenha e levo um tapa na cara.. por ter sido tão idiota e ter me deixado levar pela capa.. assim como você gosto bastante de livros que me tiram do chão, que me viram do avesso.. vou terminar garotas de vidro e assim que minha situação financeira deixar compro este..

    ResponderExcluir
  13. Mas eu nao dava nada para esse livro, acho que no fim do ano quase comprei porque estava com um preço bom mas a capa nao me chamou atenção. Adoro livros que falam sobre temas tao fortes mas com sensibilidade que acaba te tocando mesmo depois da leitura.

    ResponderExcluir
  14. Queeeee lindoooo!!!
    Ameeei sua resenha!!! Parabéns!!
    Eu estou louquíssima para ler esse livro desde o seu lançamento!!!
    A capa é maravilhosa e o tema mais ainda!!!
    Tem jeito de ser daqueles que te dão um soco no estomago e te fazem refletir intensamente sobre a vidaaa!
    Amooooooooo esses livros, e esse, eu quero muito!!
    bjooos

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!