Autor: Cath Crowley
Editora: Valentina
Páginas: 240
*Livro cedido pela editora para resenha
Graffiti Moon - Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro.Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa?O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade.A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.
Será que uma noite de aventura, romance e descobertas a resposta de todas as questões? Tem como acreditar que tudo que você achava de uma pessoa possa mudar apenas em poucas horas? E a arte? Ela pode ser a melhor amiga de todos e tornar-se a principal prova de amor? São tantas perguntas iniciais que seu coração se enche de esperanças, não é? Ainda mais com uma capa linda desse jeito. E como dizia um velho amigo: Sempre dá pra melhorar.
Lucy finalmente terminou o colegial. Ela mora com seus pais que estão "separados-juntos", ou seja, um morando na "garagem" e a outra na casa. Eles se amam, mas precisam de espaço para escreverem as respectivas histórias. A garota é apaixonada pelo Sombra. Um grafiteiro desconhecido da cidade mas que deixa sua marca e seus sentimentos em todos os terrenos possíveis. Quem será ele? Será que ele é quem ela realmente espera? Decidida a ir em busca desse desconhecido, ela conta com a participação de suas amigas e de ninguém mais e ninguém menos do que Ed... Uma ex-experiência de encontro que terminou com um nariz quebrado. O dele, claro.
Ed nunca teve tempo de se sentir parte do mundo. Sua mãe trabalha muito para sustentar a casa e seu pai fugiu quando descobriu que assumiria tal papel. A única salvação que encontrara, depois de anos, foi o grafite. Junto com seu amigo Leo, mais conhecido como Poeta nas ruas, ele deixa registrado tudo o que se passa em sua cabeça. Desde o momento em que terminou o relacionamento com a sua ex namorada, até a morte de seu amigo do peito.
“Quase sempre, quando observo os trabalhos do Sombra e do Poeta, vejo algo diferente do que as palavras me dizem. É disso que gosto na arte, o que você vê às vezes diz mais sobre quem você é do que sobre o que está na parede. Olho para o grafite e penso que todo mundo guarda algum segredo, algo adormecido, como esse pássaro amarelo. ”
Como vocês podem imaginar, e não é spoiler algum, Ed é o Sombra. Porém, ele precisa manter sua identidade em anonimato para que não seja proibido do que ele mais gosta de fazer. Tudo isso começa a desandar quando sua experiência péssima de encontro, Lucy, volta a tona e ele precisa acompanha-la em um busca pelo Sombra, ou seja, ele mesmo. Como se o destino tivesse traçado a própria arte, ambos passam a reconhecer sentimentos guardados e sofrimentos adormecidos enquanto todas as figuras pintadas pelo sombra, juntamente com a amizade que vai crescendo em um período recorde, trazem aos dois protagonistas esperanças que ainda não haviam sido exploradas.
Gente, este livro tem uma escrita tão maravilhosa. Não falo como se fosse uma escrita comum encontrada nos livros. A autora utiliza a arte na hora de escrever poeticamente, transformando até mesmo um trecho em algo magnífico e de se encher os olhos. O uso de metáforas e comparações são liberados na obra, assim como muito desespero pelo futuro dos personagens.
Eu tinha certeza que, quando pegasse pra ler Graffiti Moon, ia sentir algo parecido com amor e grandiosidade. E meu sentido estava correto. Mesmo com muito receio de começar, meti a cara no livro e fui. E bom, o resultado foi muito positivo. A melhor mistura criada por um autor até agora envolvendo Arte e literatura. Todos merecem ler esse livro para entender a grandiosidade do pensamento humano e seus sentimentos. Não se enganem por ele ser um Young Adult, ele é muito mais que isso.
A construção de mundo da autora é completamente delicada e entrelaçada com os sentimentos que envolvem o personagem em tal momento. Entendem? Nossa, vocês precisam ler pra entender a dimensão do que eu falo.
O livro é muito curto e a leitura segue constante. Os capítulos são intercalados entre a visão de Ed, Lucy e poemas do Poeta. O desejo adolescente é tomado por uma maturidade tão palpável que o leitor fica bobo a cada página.
"Que coisa mais linda" vai ser a frase que você mais irá falar lendo Graffiti Moon. Não diga que eu não avisei!
Classificação:
Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado da resenha.
Gostou? Compare e compre aqui.
Beijos,
Mar!
Eu tenho só o marcador desse livro, e me apaixonei pela estória mesmo sem saber muito bem sobre o que se tratava. Lembro que saí pesquisar, mas foram poucas as resenhas que encontrei. A premissa do livro é fantástica, tenho certeza que vale o investimento, ainda mais depois das cinco estrelas que você deu =D Achei muito legal o tema, porque isso ainda é um tipo de tabu e muita gente tem preconceito pelo graffiti, teimam em dizer que é vandalismo. Arte urbana, minha gente, vamos aceitar que dói menos --'
ResponderExcluirSimpatizo muito com o nome Ed e já to amando esse personagem grafiteiro <333
Oi,Mar.
ResponderExcluirJá estava de olho nesse livro e a sua resenha me deixou mais encantada ainda. Uma coisa que me deixa mais animada com a leitura é saber que a narração é intercalada. Gosto de observar mais pontos de vista durante uma leitura. Espero em breve tê-lo em mãos.
Beijos.
Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2
Amo um autor que tenha escrita poética, então acho que vou me encantar com esse livro tanto quanto você. Achei muito bom isso de misturar arte com literatura.
ResponderExcluirA capa não é muito o meu tipo, mas pelo jeito expressa bem a mensagem do livro.
Boa resenha! Abraço, Ma!
Não conhecia o livro, achei muito interessante a forma como o autor conta a historia.
ResponderExcluirJá chama atenção logo pela sinopse, falando de arte, poesia e amor...que mistura linda.
Acho que enquanto vamos acompanhando Lucy à procura do Sombra, também vamos estar vivendo a arte e o amor.
Beijos
O fato de saber que a narrativa intercala entre os personagens me deixa animada, é bom conhecer a historia pelo ponto de vista dos dois, tendo ainda os poemas.
Oi Mar, tudo bem? Sua resenha definitivamente me convenceu a ler esse livro. Ele parece ser muito bom, acho muito interessante essa mistura de arte e literatura, o quanto a arte pode nos mostrar e o quanto pode nos ajudar a expressar nossos sentimentos e o quanto é capaz de nos ajudar a superar as coisas. Também gostei de saber da narrativa poética, acho muito bonito quando o autor consegue fazer das palavras a própria obra de arte, e parece que é isso que acontece.
ResponderExcluirCom certeza vou querer ler!! Deve ser um livro realmente bonito. E a sua resenha está ótima!!
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia a obra, confesso que se fosse pela capa, eu não compraria. A primeira vista o livro não me chamou a atenção, e mesmo depois da sua resenha elogiando ele eu continuo achando que ele não é meu tipo de livro, bom, pelo menos por agora. Ele pode ser algo que eu leia mais para frente, pois fiquei um pouco curiosa sobre a maneira que a autora inovou na escrita desse livro.
Beijos!
Queria dizer que o personagem Ed me lembrou o Ed Sheeran hahahah Apesar de ser uma mistura brilhante de poesia e amor, o livro não me agradou tanto, pois não é´um tipo de livro que eu gosto de ler!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que leio algo sobre esse livro, não tinha ouvido falar. Confesso que a capa não me agradou muito na hora em que vi, mas assim que comecei a ler sua resenha percebi que esse livro parece ser muito bom. Tem uma história bem interessante e tal. Gosto de quando um livro é narrado por mais de um personagem.
ResponderExcluirOiiiêê,
ResponderExcluirnossa parece ate interessante o livro, não gostei tanto assim da capa, mas
nunca é bom julgar o livro pela sua capa, rsrsrsrs, sua resenha ficou bem lega
andei dando uma conferida e tem bastante comentarios positivos sobro ele
Bjks
Uma amiga minha leu esse livro há algum tempo e gostou bastante. Ele não é muito conhecido, né? Mas eu achei legal o fato de misturar poesia, grafite, amor e tal. Pretendo emprestar dela para ler.
ResponderExcluirE o dela acho que é uma outra capa, uma capa amarela, sei lá hahaha
Beijo
Parece ser muito interessante..em um livro que já é arte você encontrar mais arte ainda dentro dele.. com poemas.. e também um pouco da arte do Ed.. eu não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio dele.. e foi muito bom.. está nos desejados em 3,2,1.. (eucorrendoproskoob)
ResponderExcluirOi, Ma! Adoro, AMO livros poéticos, mas Graffiti Moon não me chamou a atenção, embora eu ache interessante o fato do menino pelo qual Lucy é apaixonada ser o Sombra, sem que ela saiba. Nunca tinha lido uma resenha dele até agora. A sua está perfeita, se eu estivesse curiosa a respeito desse livro, correria pra ler agorinha! Beijos
ResponderExcluirlitteraturamundi.blogspot.com
Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro .. Achei a resenha muito boa por sinal. No entanto não gosto de livros com narrativas intercaladas .. Prefiro uma única linha de pensamento do começo ao fim.. Fico muito ansiosa quando leio livros assim e por isso prefiro haja a conclusão por um único lado antes de ler algo com ponto de vista de outro. Além do mais sou bem restrita quanto ao gosto por livros poéticos .. No geral não gosto do gênero, poucos conseguiram me encantar até então..
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Mas essa história me cativou! Gosto muito de tudo que envolve arte e literatura, mas tenho certo receio em algumas obras, esse entrou para minha lista, espero não me decepcionar também.
ResponderExcluirBeijos!
Oi Marcela! Tô muito feliz de ter passado no seu blog agora, porque me animei bastante pra ler esse livro. Logo quando ele foi lançado, também fiquei assim, mas uma onda de comentários negativos por parte de alguns blogueiros e uma amiga próxima me desanimaram por um tempo, mas que bom que ele te agradou tanto. Estou desenvolvendo uma paixão por poesia e creio que será meu caso também. <3
ResponderExcluirBeijos, Lis.
umareescrita.com.br
Eu sou uma das pessoas que torceu o nariz pra capa e tbm não gostei do resumo, mas li mesmo assim a adorei! Principalmente o encontro que não deu certo e o espertinho saiu com o nariz quebrado hahahahahahaha
ResponderExcluirJá estava de olho nesse livro e a sua resenha me deixou mais encantada ainda. Amei a arte da capa. Apesar dos comentários negativos, o livro parece ser bom.
ResponderExcluirOI! Eu já tinha percebido que Sombra é o Ed, agora imagino em que parte da história ela vai descobrir, ou melhor, da busca. Literatura é uma paixão e arte é outra, tão diferentes, mas não tanto assim e é tão bom saber que a autora encontrou o elo perfeito para sua obra, deixando a irresistível.
ResponderExcluirComprei esse livro numa promoção ano passado no Submarino e tinha certas dúvidas se ele era tão bom. O Ed ser o Sombra já tinha suspeitado desde que li a sinopse, e confesso que fiquei curiosa pra conhecer a escrita da autora.
ResponderExcluirAcho massa quando os autores inserem outros tipos de artes em suas tramas. Pelo que vi, além dessa mistura, a autora tem uma escrita extremamente poética e fluída, conseguindo segurar o leitor do começo ao fim. Isso também se deve ao fato do livro ser, relativamente curtinho, o que faz com que a autora não acabe se perdendo em descrições e encheção de linguiça desnecessária.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Aiii que lindo!!
ResponderExcluirAmei! Nunca tinha ouvido/lido sobre esse livro, mas achei a maior fofura!! =D
Imagine dois amigos,s e conhecendo, um buscando o outro, pode-se dizer assim.....
#precisodesselivro #agora!!!
<3
bjoos
faz sorteioooo??
Tenho que admitir que o livro nunca me chamou a atenção.
ResponderExcluirMas li algumas resenhas essas semanas que mostram que eu deveria sim dar uma chance e me surpreender com essa história.
Oi Macelinhaaa..
ResponderExcluirTenho que confessar que achei a capa meio esquisitinha, maaas a estória parece ser muito fofa *-*
Adoro esses romancinhos teen, onde a solução está na cara da mocinha e ela não enxerga hahahahaha
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter
Oi Mar,
ResponderExcluirConfesso que nunca tive o menor interesse de ler esse livro, porém depois que li algumas resenhas e li a sinopse fiquei super ansiosa para poder le-lo. A historia parece ser completamente apaixonante e super maravilhosa, capaz de prender o leitor a cada página lida.
Quero pra ontem.. =)
Marcela,
ResponderExcluirvocê acredita que eu nunca gostei da capa desse livro? Todo mundo fala que capa linda eu sempre olhava com uma cara de "aonde você vê beleza 'nisso'?" mas após ler a resenha não mudei minha opinião só sobre a capa mas também minha opinião sobre a vontade de lê-lo. A história do livro é algo bem interessante e singular. não vemos um livro assim frequentemente e por isso ele deve ser lido. Já adicionei ao favoritos.
Oi Mar *-*
ResponderExcluirFaz um tempinho que eu já quero esse livro. Tipo, acho um romance muito fofo :3 E minha vontade só aumentou depois de tantas resenhas que li sobre ele, em grande número, positivas. Quero muito conhecer mais da trama e me apaixonar com os personagens *-* Muito mesmo, e assim que der uma pausinha no meu bolso, ele ta na lista de adquirir. Ele é Almanova.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/